fbpx

Terapia Cognitivo-Comportamental

O QUE É TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

A Terapia Cognitivo-Comportamental é um processo que tem como objetivo a compreensão cognitiva, sendo indicada para o tratamento de várias condições, transtornos e problemas. A abordagem é colaborativa, estruturada, focal e enfatiza os temas do presente. O foco é você e a sua situação atual.

O tratamento consiste em sessões semanais, de 50 minutos, com uma expectativa total de duração total do tratamento de 9 a 12 meses. Em alguns casos, há a possibilidade de alta em um período menor.

Como material de tratamento, são utilizadas as avaliações denominadas BDI (escala de depressão), BAI (escala de ansiedade) e BHS (escala sobre desesperança quanto ao futuro). Essas escalas auxiliam a terapeuta a conhecer melhor o estado psicológico do paciente.

O foco do tratamento está no pensamento, na emoção e no comportamento apresentados no dia a dia.

Nesse cotidiano surgem as crenças que o paciente tem a respeito de si, a respeito dos outros e do mundo. Se essas crenças forem disfuncionais (o que ocorre com frequência), a reação tende a ser negativa, agressiva e, depressiva. Na medida em que essas crenças, se tornam conhecidas e transparentes, o paciente adquire autonomia para mudá-las, transformando uma crença disfuncional em uma crença adaptativa.

O objetivo é proporcionar novas ferramentas para lidar com aquelas situações do cotidiano em que antes havia dificuldade. O tratamento busca reduzir as tensões internas que causam agressividade, ansiedade, tristeza, melancolia e inseguranças, proporcionando um leque de novas possibilidades.

O papel do psicólogo na Terapia Cognitiva Comportamental é ativo, questionador e, por meio de técnicas específicas, direcionado para a ação. Essas técnicas fazem com que seus pacientes encontrem as soluções para os seus problemas, pois seu principal objetivo é entender como seu paciente interpreta as situações ao seu redor, como se vê, sente e pensa, identificando aquilo que lhe causa dor, incômodo ou tristeza, o fazendo ter comportamentos ou pensamentos negativos.

Após a compreensão do que aflige o paciente, o terapeuta o auxilia para o melhora de sua qualidade de vida e de seus relacionamentos sociais e profissionais, utilizando técnicas que ajudam na percepção positiva das situações e acontecimentos.


QUANDO É INDICADO