fbpx

Conheça os benefícios da psicoterapia e saiba por que fazer esse tratamento!

Voltar para BLOG DOCKHORN

Conheça os benefícios da psicoterapia e saiba por que fazer esse tratamento!

Está passando por dificuldades relacionadas às emoções? Pois saiba que há muito mais gente nesse barco. Mas eu trago uma notícia capaz de encher você de esperança: os benefícios da psicoterapia são comprovados e qualquer pessoa pode recorrer a ela para superar seus problemas e conquistar mais qualidade de vida.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a depressão atinge mais de 5% da população brasileira e que o Brasil é o país com mais pessoas que sofrem de Transtornos de Ansiedade no mundo. Buscar auxílio é fundamental nesses casos. No entanto, não é necessário enfrentar um transtorno de humor para procurar um tratamento psicoterápico.

Neste artigo, vou explicar detalhadamente o que é a psicoterapia, quais são os seus principais tipos e o que leva as pessoas a procurarem esse apoio para sua saúde mental. Continue comigo para saber mais sobre o assunto!

O que é a psicoterapia?

A psicoterapia é um procedimento no qual duas ou mais pessoas participam. Uma delas tem todo o conhecimento técnico e teórico para a sua condução (geralmente, um psicólogo ou psicoterapeuta), e as demais são as pacientes, que buscam apoio com foco na melhora da saúde mental.

Nas sessões de psicoterapia, o paciente usa a fala para expressar seus pensamentos acerca de sua vida — desde situações corriqueiras até conflitos e pontos em que seja preciso algum tipo de orientação.

O terapeuta desempenha um papel neutro, ou seja, não faz julgamentos. O objetivo dessa postura é, justamente, oferecer o apoio necessário para que o paciente se abra e possa compreender o que se passa.

Dessa forma, com uma sequência de sessões, o próprio indivíduo começa a notar em si comportamentos, atitudes ou pensamentos que, em geral, estão criando determinadas dificuldades que podem ser superadas no dia a dia.

Contudo, a figura do psicoterapeuta é essencial para essa percepção, pois é o profissional treinado para fazer o acompanhamento, além de oferecer um ambiente adequado para que as sessões ocorram.

Qual a diferença entre psicoterapia e terapia?

Antes de te mostrar os benefícios da psicoterapia, considero importante explicar no que esse tipo de procedimento se difere da terapia. Afinal, por mais que os dois termos sejam utilizados como sinônimos, existem algumas diferenças conceituais.

A terapia é um processo no qual um paciente passa por um tratamento sobre determinado problema. Isso pode ocorrer de diversas maneiras. Por exemplo, para a recuperação de danos motores, há a fisioterapia; para tratar doenças com o uso de chás e ervas, existe a fitoterapia, e por aí vai.

Sendo assim, a psicoterapia é um conjunto de práticas voltadas para o tratamento de problemas que afetam o estado psicológico de uma pessoa, com o objetivo de restaurar o bem-estar e o equilíbrio mental. Nesse caso, as consultas serão conduzidas por profissionais com formação específica na área de abordagem, como um psicoterapeuta ou psicólogo.

Parece confuso? Então, vou resumir de forma prática: a psicoterapia é um tipo de terapia, mas nem toda terapia é uma psicoterapia. Assim fica mais fácil de entender, não é mesmo?

Qual a importância da psicoterapia para os pacientes?

A psicoterapia é indicada para qualquer pessoa que sinta a necessidade de participar de sessões com um terapeuta, mesmo sem apresentar distúrbios psíquicos. Entretanto, a recomendação se torna mais forte em determinadas situações. O tratamento pode beneficiar, por exemplo:

  • pessoas com sintomas de depressão, ansiedade ou outro transtorno mental;
  • quem vivenciou situações estressantes, como a perda de emprego, a morte de um familiar, algum tipo de violência e tortura psicológica etc.;
  • casais que passam por problemas no relacionamento (as duas pessoas participam juntas das sessões).

A psicoterapia é importante porque ajuda o paciente a encontrar meios de lidar com essas dificuldades, a se conhecer melhor e a se fortalecer mentalmente. Claro que há situações em que é preciso ir além, com o apoio de medicamentos e outros tratamentos complementares. Porém, apenas a psicoterapia vai a fundo nas causas das doenças psíquicas e trabalha para resolver eventuais conflitos e Transtornos da Personalidade.

Quais os tipos de psicoterapia?

Esse procedimento tem suas ramificações, indicadas para situações diferentes e com resultados variados. É bom ressaltar que nem sempre um tipo de tratamento funciona para todas as pessoas. Por isso, é necessário buscar alternativas para obter efeitos satisfatórios, de acordo com as necessidades individuais e as afinidades.

Confira alguns tipos de psicoterapia:

  • Psicanálise;
  • Psicodrama;
  • Psicoterapia Analítica;
  • Psicoterapia Cognitiva Comportamental;
  • Psicoterapia Cognitiva Construtivista;
  • Psicoterapia Lacaniana.

Por que vale a pena buscar a psicoterapia?

Como eu disse, os benefícios da psicoterapia compreendem diversas situações. Desse modo, é possível obter resultados positivos na autoestima, no trabalho, nos estudos, nos relacionamentos, entre vários outros aspectos importantes para a nossa vida.

A seguir, conheça alguns dos principais motivos que levam as pessoas a buscarem esse tipo de tratamento.

Ter mais autoconhecimento

A busca por autoconhecimento é uma constante nas clínicas de psicoterapia. Quando as pessoas se veem frustradas com suas escolhas, elas acabam percebendo que nem sempre se conhecem tão bem quanto imaginam.

A psicoterapia pode ajudar você não só a se conhecer melhor, como também a entender quais são seus verdadeiros valores e o que fazer para administrar os seus sentimentos de forma mais eficiente.

Dividir o peso dos problemas

Quando o dia a dia se torna pesado demais, os problemas parecem não ter solução e a ajuda de amigos e familiares é inexistente (ou insuficiente para trazer paz de espírito), pode ser hora de buscar o apoio da psicoterapia.

O tratamento auxilia os pacientes a reencontrarem o caminho para uma vida feliz, a visualizar os problemas de maneira mais realista e a definir as próprias estratégias para ultrapassar os obstáculos.

Conseguir conectar-se emocionalmente

Às vezes, a pessoa é bem-sucedida profissionalmente, mas enfrenta obstáculos para manter relacionamentos saudáveis, do ponto de vista afetivo. A dificuldade em se conectar emocionalmente com um parceiro romântico ou até com familiares e amigos pode ser trabalhada nas sessões de psicoterapia e trazer benefícios para a vida.

Desenvolver habilidades

Dependendo do tipo de psicoterapia escolhido, também é possível desenvolver habilidades por meio do tratamento. Especialmente na Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), é comum que os psicólogos proponham aos pacientes tarefas voltadas para o desenvolvimento de certas habilidades — seja de enfrentamento, seja de fortalecimento mental ou superação de traumas.

Superar dificuldades de confiança

Um indivíduo com baixa autoestima, falta de confiança no próprio potencial e problemas em superar adversidades pode colher os benefícios da psicoterapia. O tratamento procura auxiliar na compreensão das origens das dificuldades para, depois, buscar as soluções para vencê-las.

Aprender a lidar com críticas

A psicoterapia não tem como intenção transformar ninguém em um “super-humano”, com uma capacidade fora do normal de desenvolver uma vida pessoal e profissional perfeita.

Afinal, todas as pessoas erram e estão sujeitas a não agirem da melhor forma em diversas situações. No entanto, a capacidade de lidar com esses deslizes e as críticas que eles geram é o que, muitas vezes, diferencia alguém com boa saúde mental daqueles que necessitam de apoio.

Permitir a elaboração de sentimentos

Lembra que a psicoterapia é um caminho para fortalecer o autoconhecimento? Isso envolve também compreender o modo como você se sente, os gatilhos emocionais que provocam determinados sentimentos e, principalmente, como lida com as emoções do dia a dia.

Além de servir para entender melhor os próprios sentimentos, a psicoterapia contribui para o aprendizado sobre como eles funcionam e, ainda, a conseguir expressá-los de maneira mais equilibrada.

Permitir a elaboração de sentimentos ajuda muito a se relacionar com outras pessoas de forma sincera, a aprender a dizer “não” e a definir os seus próprios limites, tornando-se mais confortável consigo.

Reduzir a necessidade de uso de medicamentos

Muitos problemas que afetam a saúde mental têm relação com um desequilíbrio de hormônios e neurotransmissores, substâncias que agem no cérebro e produzem comportamentos, emoções e demais reações.

Para retornar ao equilíbrio, existem diversas opções de intervenção. A mais clássica é o uso de medicamentos prescritos por um psiquiatra. Vale ressaltar, desde já, que um psicólogo não tem autorização para receitar um fármaco ao paciente.

No entanto, em alguns casos, é possível restabelecer esse equilíbrio com um conjunto de práticas no dia a dia, como a psicoterapia. Os resultados são ainda mais benéficos ao associá-la à meditação e a um estilo de vida mais saudável, por exemplo.

Assim, dependendo da resposta do paciente, há a possibilidade de tratar o problema, ter um acompanhamento psicológico e desenvolver mais autocontrole emocional sem a intervenção de medicamentos.

Como alcançar os benefícios da psicoterapia?

Aqui na Psicologia Dockhorn, trabalhamos com a Terapia Cognitiva Comportamental, um processo que tem uma abordagem colaborativa, com foco na situação atual vivida pelo paciente. Com sessões de 50 minutos por semana, a TCC é elaborada de forma que se estenda por um período entre 9 e 12 meses.

Durante o tratamento, são levados em conta três elementos principais envolvendo o paciente:

  • seus pensamentos;
  • suas emoções;
  • seu comportamento perante situações vivenciadas no presente.

O objetivo é, a partir do entendimento da condição do indivíduo, proporcionar reflexões acerca desses elementos e, com o tempo, propor ferramentas que auxiliem a lidar com as diversas situações que trazem desconforto, sensação de impotência ou outros sentimentos negativos.

Entendeu agora quais são os benefícios da psicoterapia? Espero ter ajudado você a compreender melhor o assunto e a definir se é o momento de buscar apoio profissional. Não tenha medo de dar esse passo e saiba que estamos à disposição.

Ficou com alguma dúvida ou quer fazer uma sugestão sobre o conteúdo? Sinta-se à vontade para deixar um comentário logo abaixo!

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN