fbpx

Entenda o que é e como evitar o viés de confirmação em sua vida

Voltar para BLOG DOCKHORN

Entenda o que é e como evitar o viés de confirmação em sua vida

A mente prega alguns “truques” na gente. É comum que um indivíduo procure informações, dados, notícias e até pessoas que concordam com ideias e pensamentos que ele já tem sozinho. Mas como evitar o viés de confirmação (nome dado a essa tendência de reafirmar conceitos nos quais acreditamos, pouco importando se são verdadeiros ou não)?

Ao longo do texto, vou explicar um pouco mais sobre o assunto e dar dicas para que você não caia nessa armadilha mental e, inclusive, evite acreditar nas fake news, que vêm trazendo prejuízos para toda a humanidade. Tenha uma ótima leitura!

O que envolve o viés de confirmação?

O viés de confirmação pode gerar uma série de efeitos negativos para a vida de uma pessoa. Entre eles:

  • comportamento teimoso e insistente em situações indevidas;
  • tendência a ver o mundo sob o olhar do preconceito;
  • mente fechada para o novo;
  • dificuldade em inovar e sair da zona de conforto;
  • desinteresse na busca pelo conhecimento.

Vale lembrar que essa tendência não ocorre sozinha. Ela trabalha em conjunto com outros dois conceitos: a dissonância cognitiva e o raciocínio motivado. Entenda!

Dissonância cognitiva

Em resumo, a dissonância cognitiva surge quando nos deparamos com situações contraditórias. A partir daí, procuramos lutar contra ela e entrar em uma zona mais confortável. Afinal, ninguém quer viver em um estado de angústia e inquietação.

Para deixar o conceito mais claro, posso citar como exemplo alguém que aprecia bebidas alcoólicas em altas quantidades, mesmo sabendo que esse hábito é nocivo à saúde. Ou uma pessoa que decide comprar um produto caro, ainda que reconheça não ter condições financeiras para tal.

A dissonância aparece porque os atos e as consequências desses indivíduos não dialogam entre si: por que beber ou comprar em excesso, se isso é ruim? Racionalmente, não faz sentido. Daí surge a necessidade de tentar se convencer de que as desvantagens daquela atitude não são tão prejudiciais, estabelecendo esse diálogo que antes não existia.

Busca-se, então, um viés de confirmação que alivie os sentimentos negativos derivados das ações. “Ah, na verdade, eu não bebi tanto assim” ou “o álcool não faz tão mal quanto dizem” podem ser formas de raciocínio motivado impulsionadas pela dissonância cognitiva.

Raciocínio motivado

O raciocínio motivado também está relacionado à dissonância cognitiva e ao viés de confirmação. Essa teoria diz que a pessoa tende a deixar as emoções influenciarem o raciocínio, de maneira que seja possível se convencer de que uma crença ou preferência pessoal — mesmo que desmentida por fatos e dados — é verdadeira.

Isso é muito comum quando assistimos a um jogo e discordamos das marcações da arbitragem, por exemplo. Se as decisões dos juízes fossem a nosso favor, talvez tivéssemos outra opinião. Buscamos o viés de confirmação com amigos que torcem para o mesmo time ou atleta, o que nos traz conforto mental, ainda que aquela não seja a verdade factual.

Como evitar o viés de confirmação?

A seguir, darei algumas dicas de como evitar o viés de confirmação e os efeitos dele, que podem atrapalhar o seu crescimento pessoal e profissional.

Ouça opiniões diferentes

Consumir só um tipo de conteúdo (produzido pelas mesmas fontes) ou conversar sempre com as mesmas pessoas pode limitar nossa visão do mundo. Procurar informações em lugares variados — desde livros de autores que não necessariamente defendam o mesmo ponto de vista, até sites e vídeos produzidos por grupos com visões de mundo opostas — pode nos ajudar a entender mais a respeito de determinados temas.

Observar a complexidade do mundo a partir de pontos de vista diferentes nos abre para perceber perspectivas que não havíamos considerado anteriormente, o que aumenta nossa capacidade de empatia e compreensão da realidade. Ou seja, evite viver em uma bolha social.

Mude de área e conheça pessoas novas

Se a vida profissional parece estagnada, talvez seja hora de procurar novidades. É normal que essa condição provoque ansiedade, mas vale a pena abrir a mente e construir um novo caminho por meio de práticas como:

  • fazer um curso em uma área diferente;
  • tentar estabelecer redes de contato com pessoas de segmentos variados;
  • ir atrás de oportunidades de trabalho em campos que ainda não explorou.

Entenda as divergências

Diferenças de opinião, embora possam causar conflitos e situações de estresse, são parte da natureza humana. Porém, essas divergências devem ser tratadas com a máxima honestidade e clareza dos fatos. O viés de confirmação costuma impedir que isso ocorra, pela indisponibilidade das pessoas em se abrirem para informações verdadeiras, preferindo insistir em dados inconsistentes ou falsos, mas que confirmam suas crenças.

Mude a convicção para curiosidade

Raul Seixas cantava que preferia ser uma metamorfose ambulante a ter “aquela velha opinião formada sobre tudo”. Há algo extremamente valioso por trás da poesia do roqueiro baiano: a abertura para novos conhecimentos e informações que podem, sim, mudar crenças que não têm bases consistentes. Em vez de ter convicções a respeito de temas, a dica é desenvolver a curiosidade e buscar aprender a cada dia mais.

Qual a relação entre viés de confirmação e fake news?

A desinformação vem ganhando cada vez mais espaço nos últimos tempos pela propagação de notícias falsas via internet. Um exemplo claro de que as fake news podem ser perigosas é que pais estão deixando de dar vacinas a seus filhos. Isso, inclusive, tem resultado na volta de doenças que julgávamos estarem erradicadas.

O viés de confirmação está intimamente conectado a esses fenômenos. O mundo todo sofre à medida que as pessoas passam a crer em mentiras em vez de se informarem e buscarem dados que possam ser comprovados para, então, tomarem decisões. Deve-se combater a tendência não só porque ela faz cair em armadilhas do ponto de vista individual, mas também por trazer prejuízos coletivos incalculáveis.

Meus objetivos com este post foram esclarecer os principais conceitos e apresentar dicas de como evitar o viés de confirmação. Não tem segredo: é importante manter a mente aberta às novidades, ler bastante, acessar fontes de informação confiáveis e evitar prejulgamentos baseados em achismos ou crenças que nem sempre correspondem à realidade.

Quer receber conteúdos como este em seu e-mail? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de vários temas relacionados à psicologia.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN