fbpx

Saiba como lidar com emoções negativas e mudar seus comportamentos

Voltar para BLOG DOCKHORN

Saiba como lidar com emoções negativas e mudar seus comportamentos

As emoções negativas fazem parte da vida de todo mundo. Inclusive, em diversos momentos elas podem ser vistas como fatores adaptativos importantes para nossa rotina. Por exemplo, identificar determinadas emoções pode fazer com que você modifique hábitos e conquiste mais saúde e qualidade de vida.

Porém, não saber como lidar com emoções negativas causa o efeito contrário. Muitas vezes, é difícil controlar nossa reação diante de acontecimentos ruins, não é mesmo? Emoções como o medo e a insegurança são capazes de despertar comportamentos inadequados, a ponto de gerar conflitos em casa ou no trabalho.

Então, como lidar com tais emoções de maneira eficaz? Contar com orientações psicológicas ajuda muito. Por isso, neste post, eu vou dividir com você algumas dicas importantes!

Quais são os efeitos das emoções negativas?

Primeiro, vale a pena pensar: que emoções são essas? Elas podem ser representadas por sensações de medo, culpa, mágoa, tristeza, raiva, angústia, e até mesmo por questões mais complexas — como ansiedade e depressão.

Sim, essas emoções negativas (e muitas outras) fazem parte do cotidiano de todas as pessoas. O que diferencia é a forma como cada uma lida com o que sente. Se bem interpretadas e canalizadas, as emoções podem não trazer tantos efeitos negativos. Mas quando não se sabe lidar com elas, as consequências costumam ser ruins.

Por exemplo, muitas pessoas apresentam comportamentos agressivos e intolerantes em razão dessas emoções. Também há o risco de vivenciar problemas interpessoais e até ter sua vida profissional prejudicada. Afinal, as emoções negativas estão por trás de diversos conflitos, sejam pessoais, sejam profissionais.

Talvez você já tenha passado por problemas no seu relacionamento amoroso devido a sentimentos de insegurança ou ciúmes. Alguns casais brigam constantemente por causa de coisas assim. No trabalho, as emoções podem causar dificuldades para se entender com colegas e trabalhar bem em equipe.

Quer evitar conflitos em casa e na carreira? Pois tenha em mente o seguinte: é normal sentir emoções negativas, mas também é possível aprender a lidar com elas e prevenir problemas.

Como lidar com emoções negativas?

Na psicologia, as emoções negativas não são necessariamente vistas como um problema. É claro que ninguém gosta de sentir mal-estar em determinadas situações. Mas você já pensou nas possibilidades que as emoções trazem? Experimentar medo ou tristeza pode ser o que faltava para sair de situações ruins e buscar mais felicidade.

Para isso, é importante aprender como lidar com emoções negativas. Ou seja, saber utilizá-las a seu favor em vez de deixar que elas prejudiquem a sua qualidade de vida e os seus relacionamentos. Existem alguns cuidados que ajudam você nesse sentido. Confira!

Faça pequenas pausas

Você tem o hábito de parar um pouco e cuidar de si no meio de um dia corrido? Com a sobrecarga causada por tantas demandas, isso tem sido cada vez mais raro na rotina das pessoas. No entanto, é um autocuidado importante para quem não quer ser refém das próprias emoções negativas sem perceber.

Pense bem: em quantos momentos de raiva uma pequena parada poderia ter evitado que você dissesse coisas que não queria e entrasse em um conflito? Em muitas situações, distanciar-se um pouco dos outros e respirar por um tempo seria suficiente para prevenir explosões emocionais.

Além desse benefício, organizar breves pausas no seu dia promove um relaxamento necessário ao corpo e à mente. Pessoas que contam com esses instantes preciosos no meio da rotina estão mais bem preparadas para identificarem e lidarem com suas emoções. Consequentemente, evitam que estas gerem efeitos negativos.

Pratique mindfulness

Outra ação que costuma ser bastante útil quando se trata de como lidar com emoções negativas é a prática de mindfulness. A proposta é simples: aumentar a sua concentração no momento presente por meio de uma breve meditação. Apesar de simples, ela proporciona grandes vantagens e mudanças de comportamento.

Vou dar um exemplo. Imagine alguém que acabou de enfrentar um engarrafamento daqueles depois de um dia exaustivo de trabalho. Certamente, essa pessoa está mais vulnerável a sair do sério, já que está cansada e estressada.

Ao chegar em casa, ela pode se beneficiar de um pequeno exercício de mindfulness. Assim, é viável se conectar com suas emoções, relaxar a mente e focar a atenção no momento presente. Depois disso, fica mais fácil lidar com o estresse sem extravasá-lo em conflitos com a família.

Identifique suas crenças

Suas emoções negativas podem ter relação com crenças disfuncionais. As crenças são padrões de pensamento, expectativas, regras e avaliações desenvolvidos ao longo da vida. Por exemplo, alguém pode acreditar que não tem capacidade para realizar um bom trabalho. Nesse caso, emoções de medo e insegurança são muito presentes.

Quando há uma influência profunda das crenças, é mais difícil saber lidar com as emoções negativas. Afinal, elas não estão relacionadas apenas aos acontecimentos externos, mas também ao que você pensa sobre si.

Por isso, identificar as crenças disfuncionais é um passo necessário para diminuir efeitos ruins das emoções. Aumentar seu autoconhecimento pode, inclusive, lhe ajudar a perceber os gatilhos que estão por trás de determinadas emoções e prevenir dificuldades, evitando reações impulsivas a eles.

Procure a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC)

Aprender como lidar com emoções negativas é um desafio enorme para algumas pessoas, e não há problema nisso. De fato, nem sempre é fácil identificar suas crenças e desenvolver estratégias de controle emocional. Em situações como essa, a terapia é de grande ajuda.

As técnicas aplicadas na TCC permitem que o psicólogo auxilie o paciente a apurar a percepção de suas emoções. Além disso, com os conhecimentos dessa metodologia, é possível realizar intervenções que ajudem o indivíduo a lidar melhor com elas.

Na psicoterapia, podemos fazer exercícios de identificação de crenças disfuncionais, a fim de desconstruir seus padrões negativos de pensamento. Também pode ser feito um treino de habilidades sociais para desenvolver formas mais assertivas de reagir às emoções negativas.

Viu como existem maneiras de aprender como lidar com emoções negativas e desenvolver mais inteligência emocional? Você não precisa sofrer com as consequências de reações impulsivas às suas emoções. Algumas ações simples, como o mindfulness e as técnicas da TCC, possibilitam um maior controle e geram bem-estar.

Está precisando de ajuda para identificar e reagir melhor às suas emoções? Entre em contato conosco e veja como a psicoterapia é capaz de mudar sua vida!

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN