fbpx

O que fazer quando a gente perde a confiança no relacionamento? Saiba aqui!

Voltar para BLOG DOCKHORN

O que fazer quando a gente perde a confiança no relacionamento? Saiba aqui!

Não é incomum encontrar pessoas com problemas de confiança no relacionamento. Vivemos uma era em que as relações estão cada vez mais virtuais, o acesso a informações sobre potenciais parceiros é maior e apps como o Tinder facilitam o encontro de novas aventuras. A desconfiança, nesse contexto, impera entre os casais.

Porém, muitas vezes não há motivos para não confiar na pessoa amada, e as verdadeiras razões para a instabilidade sentimental vêm de dentro: traumas anteriores, rompimentos que deixaram marcas e traições passadas surgem como fantasmas a assombrar aquela que tem tudo para ser uma relação saudável.

Você se identifica em algum nível com essa situação? Neste artigo, vou explicar de onde vem a falta de confiança no relacionamento e dar algumas dicas sobre como superá-la. Boa leitura!

Por que é tão necessário ter confiança no relacionamento?

A confiança é um dos fatores primordiais em uma relação. Sem ela, o namoro ou casamento dificilmente durará muito tempo. Se durar, as chances são de que brigas constantes e outros problemas surjam entre o casal.

Embora seja difícil determinar os motivos para a falta de confiança, é importante tentar se desvencilhar de emoções negativas que possam trazer uma má influência para a relação. O amor não é uma ciência exata, mas é preciso ter inteligência emocional para fazer com que um relacionamento funcione de verdade.

De onde vem a falta de confiança no relacionamento?

A falta de confiança no relacionamento pode ter diversas origens — internas e externas. Confira algumas das principais.

Traumas

Após uma experiência traumática em um relacionamento, é bastante comum ter dificuldade em confiar em alguém novamente. Se houve traição, costuma-se imaginar que a nova relação terminará da mesma forma. Se a outra pessoa decidiu terminar por qualquer outro motivo, também tende-se a pensar que a situação que levou ao término se repetirá.

Falta de autoestima e autoconfiança

Mesmo que situações traumáticas não tenham ocorrido antes, a falta de autoestima (gostar de si) e de autoconfiança (acreditar no próprio potencial) pode trazer problemas. Tem gente que acaba minando o relacionamento por se imaginar como alguém pouco atraente ou interessante para outra pessoa, ainda que isso não seja verdade.

Dificuldade de colocar limites

Há casos em que a falta de confiança não acontece por motivos internos, e sim externos. O parceiro atual tem um comportamento pouco comprometido, demonstra interesse em se relacionar com outras pessoas ou chega ao ponto de trair. Nessa situação, é necessário saber colocar limites e expor claramente o que se espera do relacionamento.

Como ter mais confiança na relação?

Para lidar com a desconfiança em relação ao parceiro ou parceira, é preciso primeiro entender qual a sua origem. Isso nem sempre é simples de se fazer, mas é um processo necessário. Veja dicas sobre como entender de onde vem esse sentimento e como lidar com ele.

Pratique a empatia

A ideia é se colocar no lugar da pessoa amada e tentar entender se ela dá motivos para desconfiança. Caso não haja razões concretas para isso, ponha a mão na consciência e analise se gostaria que desconfiassem de você.

Converse com a pessoa sobre sua desconfiança

Se o parceiro dá razões (ou, pelos menos, indícios) que fazem com que você tenha problemas de confiança no relacionamento, o diálogo é fundamental. Tenha uma conversa franca, diga quais são suas expectativas e tente chegar a um ponto de convergência, em que ambos se sintam bem.

Aprenda com as experiências, mas deixe o que aconteceu no passado

Caso a sua falta de confiança no relacionamento atual venha de vivências ruins no passado, é essencial saber separar o que é um aprendizado para futuras relações e o que deve ser deixado para trás. Lembre-se: não é porque você passou por uma experiência de traição ou término traumático que isso vai se repetir com outras pessoas.

Entenda e supere seus medos

Ainda na linha do tópico anterior, entender e superar seus medos também é parte importante na construção de confiança no relacionamento. Mesmo que não se tenha vivido na pele experiências negativas, é possível que vivências de outros casais acabem influenciando a forma como se lida com a própria relação.

Medo de abandono, traição, violência doméstica, entre outros, podem surgir simplesmente por acompanhar as notícias. Compreender o que provoca esses temores e buscar apoio psicológico para enfrentá-los é uma recomendação que serve para qualquer pessoa que passe por isso.

Desenvolva uma amizade com o parceiro ou parceira

Mais que ter um relacionamento amoroso, é preciso que o casal tenha uma amizade muito forte. Gostar do outro, ter interesse por suas conquistas, apreciar boas conversas e viver momentos agradáveis juntos fortalece a relação. Geralmente, as pessoas confiam nos amigos, certo? Então, por que seria diferente em uma relação apaixonada?

Pratique a autoconfiança

Muitas vezes, a falta de confiança é projetada no outro, mas, na verdade, vem de dentro. Por não termos plena convicção em nossas qualidades, talentos e até mesmo aparência física, acabamos nos sentindo ameaçados no relacionamento — como se alguém mais interessante fosse surgir a qualquer momento e levar a pessoa amada.

Para ter mais autoconfiança, algumas coisas são fundamentais: pensar de forma positiva, ter uma atitude vencedora, cuidar bem de si mesmo, ser útil para as pessoas e, principalmente, saber o que se quer.

Seja honesto com seus sentimentos

A falta de confiança no relacionamento nem sempre se manifesta com palavras. Atitudes como distanciamento, frieza, desinteresse, entre outras, afetam a outra metade do casal, sem que ela saiba as razões. É preciso se abrir e conversar a respeito. Mesmo que a desconfiança não tenha razões palpáveis, é fundamental que o casal converse e encontre uma solução.

Como a terapia pode ajudar?

Nem sempre se consegue superar por conta própria os traumas passados ou os problemas relacionados à confiança. Há certas marcas que ficam por muito tempo e somente com o apoio da psicoterapia é possível dominar os maus sentimentos e afastá-los do dia a dia.

Uma boa forma de fazer isso é por meio da Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), um processo colaborativo que envolve uma quebra de paradigmas nas ações do paciente. Ou seja, a pessoa precisa entender o que a leva a ter determinados comportamentos e, na sequência, ela é instigada a mudar seu padrão.

Na Psicologia Dockhorn, desenvolvemos a TCC por meio de sessões semanais, de 50 minutos cada — o tratamento completo pode durar até um ano. O foco é sempre no presente e em questões que atingem pacientes no momento atual de suas vidas.

No caso de problemas de confiança, busca-se identificar pensamentos disfuncionais que possam fazer parte das crenças de cada indivíduo e, a partir das técnicas terapêuticas, são dadas a autonomia e as demais condições necessárias para mudar.

Quando se fala em falta de confiança no relacionamento, é primordial modificar o comportamento de algum jeito para que haja uma mudança de fato. Como eu disse, vale lidar de maneira diferente com os traumas, estabelecer limites ou agir com mais empatia. O importante é buscar apoio para chegar lá!

Espero que tenha apreciado o artigo. Entre em contato para saber mais a respeito da TCC e como ela pode ajudar a melhorar sua relação com a pessoa amada.

Compartilhar este post

Comentários (28)

  • Ana salome Reply

    Sou psicologa clinica appendix muito com o artigo

    5 de maio de 2020 at 08:13
  • Luis Reply

    Qual e o tratamento????

    26 de maio de 2020 at 16:51
  • Adelino Reply

    Muito proveitoso.

    25 de julho de 2020 at 12:50
    • Silvia Reply

      Estou a viver a dez ano com meu marido ,já nos separamos vais e vais vezes brigas contante agressão demasiado .só espero a morte para acabar com meu sofrimento quero descansar já não sonho mais

      30 de novembro de 2021 at 19:02
  • Márcia Andrade Reply

    Ótimo

    7 de outubro de 2020 at 11:49
  • Hirondina Reply

    Gostaria d conversar e obter mais informaçoes

    3 de novembro de 2020 at 08:18
  • Antonio de ogum Reply

    2020 tinha muitos planos, mas agora é renovar e tentar
    inovar em 2021. Agradeço pelo seu artigo me ajudou e
    compartilhei nas redes sociais.

    28 de novembro de 2020 at 14:25
  • Felomena Valério neto Reply

    Muito bom eu estava precisando ouvir isso

    16 de dezembro de 2020 at 21:02
  • Willian Reply

    Entendi um pouco o que se passa comigo espero um dia saber lhe dar com isso tudo que estou sentindo obrigado

    2 de março de 2021 at 22:59
  • Erika Teixeira Amorim Reply

    Sou casada a 12 anos mais não consigo esquecer tralmas da qual essa relação deixou
    O que fazer neste caso

    7 de abril de 2021 at 19:09
  • Dra Leiliane Reply

    Parabéns pelo site. Os artigos de vocês tem me ajudado muito como profissional. Atendo aqui em Planaltina Goiás e gosto de ler sobre tudo da minha atividade.

    21 de abril de 2021 at 10:56
  • Jurema Cappelletti Reply

    Parece que .estou ptecidsando de psicólogo antes de tomar a decisão de me separar depois de 22 anos juntos. Preciso, principalmente, de alguém c quem possa ‘me abrir’, já que não posso fazê-lo com meu companheiro.

    23 de abril de 2021 at 11:32
  • Alexsandra Reply

    Muito bom quando se encontra mesmo que sem querer
    conteudos como deste blog e o artigo aqui, gostei muito do
    que lí aqui… Valeu!

    8 de junho de 2021 at 15:04
    • Vanessa Dockhorn Reply

      Muito obrigada Alexsandra.
      Espero te ver mais vezes por aqui.

      1 de dezembro de 2021 at 07:18
  • Luciene Reply

    Quero receber orientação.

    12 de junho de 2021 at 06:28
  • Cursos Online Reply

    Sou a Marina Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

    20 de junho de 2021 at 16:55
  • Dulcelena Reply

    Acabei se ler muito importante mesmo gostei

    29 de junho de 2021 at 10:09
  • Anderson Reply

    Sou chifrudo mais gosto dela

    30 de junho de 2021 at 03:35
  • Anderson Reply

    Olá,
    Por favor, eu estou passando para pedir uma ajuda.
    Em nome de Jesus peço que de uma olhada em minha
    pagina.
    Deixei o endereço ai no campo site. Estou precisado muito
    de uma força.
    Se puder compartilhe também e assim também estará me
    ajudando.
    Conto com sua força.
    obrigado.

    10 de julho de 2021 at 02:07
  • edinamilenialmeida Reply

    fui duas vez já traída e hoje desconfio mais guardo para mim

    12 de julho de 2021 at 02:53
  • Fabricia Souza Reply

    Estou precisando passar por aulas aprende até confiança pôr quê tenho trauma do passado que não me deixar bem e nem me deixar confia em ninguém nem na pessoa com qual me relaciono isso e apavorante pôr quê não quero ficar sendo chata com ele mas acabo sendo 😔sem eu querer !

    21 de julho de 2021 at 21:54
  • Mr. Parasita Reply

    Olá!
    Antes de começar a namorar ela, sobre algumas besteiras feitas por mim há anos. Há sensivelmente 5 anos que mudei, já não sou o homem das besteira. Eu nunca traí ela, ela nunca vou nada, mas por ouvir das pessoas coisas horríveis, ela não tem confiança em mim. Ela tem medo que eu venha a ser quem fui, mas esse (eu) morreu há muitos anos.

    2 de agosto de 2021 at 08:43
  • Lucy santos santos Reply

    Não consigo entender nada mais em mim as pessoas próximas são as q menos confio vida amorosa sem palavras dentro de mim ansiedade e solidão

    14 de setembro de 2021 at 21:54
  • K. A Reply

    Preciso de ajuda 😔

    15 de outubro de 2021 at 12:10
    • Vanessa Dockhorn Reply

      Boa boite
      Por favor, consegue me chamar no WhatsApp?
      (11) 99563-8248

      23 de dezembro de 2021 at 00:37
  • Mônica Cristina Dos Santos Lopes de Souza Reply

    Nossaaa Amei essa materia , estou passando por um mal momento no meu relacionamento: E me ajudou muito😍😍vou pesquisar mais sobre o TCC .❤❤

    24 de novembro de 2021 at 16:00
  • Maria Reply

    sofro não confio nele desconfio de tudo que ele faz

    28 de novembro de 2021 at 11:57
    • Venâncio Felisberto Calavete Reply

      O Conteudo foi util para mim. Obrigado por isso

      5 de novembro de 2022 at 13:27

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN