Entenda o que é  Transtorno de Ansiedade Generalizada e como identificar os sintomas

Nunca se falou tanto em ansiedade. Esse é, de fato, um tema de grande relevância, já que um relatório da Organização Mundial de Saúde de 2017, aponta que mais de 9% dos brasileiros sofre com algum problema relacionado a ela. E você? Sabe o que é Transtorno de Ansiedade Generalizada?

A ansiedade em si é uma sensação normal e até necessária em nossa vida. Mas o problema é quando ela se torna exagerada e prejudica suas atividades diárias. É o caso do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), que se caracteriza por preocupações constantes e intensas, sendo desproporcionais em relação à realidade.

Quer saber mais sobre isso? Confira as informações que eu trouxe hoje!

O que causa o Transtorno de Ansiedade Generalizada?

Geralmente, não há uma única causa para o TAG, mas um conjunto de motivos que contribuem com ele. Por exemplo, questões genéticas estão envolvidas com a maior probabilidade de uma pessoa desenvolver esse problema.

O funcionamento dos neurotransmissores é outro elemento que pode causar um Transtorno de Ansiedade: nesse caso, as células do cérebro das pessoas com TAG estão mais sensíveis às emoções ligadas ao medo e às preocupações.

Além disso, é importante não esquecer os fatores ambientais. A vivência de situações traumáticas ou de muito estresse podem desencadear episódios de ansiedade extrema, atuando na gênese de um transtorno.

Quais são os sintomas desse problema?

Como falei, o Transtorno de Ansiedade Generalizada traz sentimentos de tensão, medo e preocupação em níveis exagerados e irreais. Ou seja, a pessoa se sente em perigo mesmo quando não há motivos claros para isso.

Isso traz inúmeros problemas para a rotina de uma pessoa. Quando a ansiedade está em níveis muito altos pode se tornar difícil realizar atividades cotidianas, como provas, apresentações no trabalho ou até mesmo sair de casa. Veja os principais sintomas da TAG:

• nervosismo;
  • sensação de estar em risco constantemente;
  • perturbações na rotina de sono;
  • tensão muscular;
  • irritabilidade;
  • sudorese;
  • preocupação excessiva;
  • dificuldade de concentração.

Como tratar o Transtorno de Ansiedade Generalizada?

Saber o que é o Transtorno de Ansiedade Generalizada, ter o diagnóstico correto e tratar o problema é fundamental para recuperar a qualidade de vida. Afinal, pessoas com esse transtorno sofrem bastante com os sintomas psicológicos e físicos e têm todo o seu cotidiano afetado por eles.

Episódios normais do dia a dia, como pegar um transporte público ou se encontrar com amigos, podem envolver extremo nervosismo para pessoas com TAG. Por isso, o primeiro passo é identificar os sintomas e buscar ajuda profissional.

A psicoterapia é indispensável no tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada. O psicólogo clínico ajuda o paciente a entender o problema e desenvolver formas de superá-lo. Particularmente, pesquisas científicas comprovam que a Terapia Cognitiva Comportamental alcança bons resultados.

Em alguns casos, é preciso, ainda, incluir medicamentos que ajudem a diminuir os sintomas e reequilibrar a química cerebral. O médico psiquiatra é o mais indicado para avaliar essa necessidade.

Agora você já consegue responder o que é o Transtorno de Ansiedade Generalizada. Fique atento para diferenciar o TAG de níveis comuns de ansiedade e não deixe de buscar por ajuda sempre que necessário!

E então, quer saber mais sobre o tratamento de transtornos emocionais? Descubra como a Terapia Cognitiva Comportamental pode ajudar você!

Comentários (2)

• Andrea Rufino Reply

Adorei o texto. brilhante.

27 de agosto de 2019 at 20:17
    • Vanessa Dockhorn Reply