fbpx

Infelicidade no trabalho: como lidar com ela de uma vez por todas?

Voltar para BLOG DOCKHORN

Infelicidade no trabalho: como lidar com ela de uma vez por todas?

A infelicidade no trabalho é um problema que afeta cada vez mais brasileiros. Estima-se que pelo menos 56% dos profissionais no país estejam insatisfeitos com as atividades que desempenham. Em outro levantamento, esse número chega a assustadores 90%. Mas quais são os principais motivos que levam essas pessoas a não gostarem de suas carreiras?

Essa é a pergunta a ser respondida neste post. Aqui, você também encontrará dicas para superar essa situação e entenderá como o apoio da psicoterapia pode fazer bastante diferença na busca por uma vida profissional mais equilibrada e saudável.

Venha comigo e leia até o fim!

O que deixa as pessoas infelizes no trabalho?

A seguir, vou destacar as principais causas da infelicidade no trabalho. É importante ressaltar que elas nem sempre aparecem isoladamente, e sim em conjunto. Acompanhe!

Desvalorização

A desvalorização no trabalho pode ser tanto do ponto de vista financeiro (não receber uma remuneração adequada para as responsabilidades atribuídas) quanto da falta de reconhecimento pela dedicação no dia a dia. Muitas vezes, embora o salário seja bom, as cobranças ocorrem com muita intensidade e frequência, de forma desproporcional em relação aos elogios, o que também provoca um sentimento de desvalorização.

Desmotivação

A desmotivação é outro fator importante, e um dos possíveis causadores é a desvalorização, citada anteriormente. Outros elementos que podem trazer esse sentimento à tona são o mau relacionamento com colegas e superiores, a pressão excessiva por resultados, a dificuldade em lidar com clientes e a falta de perspectivas de crescimento na carreira.

No Brasil, esse problema é especialmente preocupante. Os trabalhadores do país ficam oito pontos abaixo da média global no quesito motivação, de acordo com pesquisa realizada pela McKinsey.

Insegurança

O medo de perder o emprego, um ambiente tóxico com ameaças constantes, relacionamentos abusivos e riscos oferecidos pelo cenário econômico também podem ser gatilhos para a infelicidade no trabalho.

Ambiente profissional carregado

Um ambiente pesado, no qual as relações profissionais já não funcionam devido ao desgaste emocional e a uma liderança pouco compreensiva, entre outros fatores, também dificulta a vida e desperta sentimentos de desânimo e tristeza.

Como lidar com a infelicidade no trabalho?

Ao ser constatada a infelicidade no trabalho, é preciso pensar em soluções. Ninguém deve conviver em um ambiente que não traz benefícios nem promove satisfação profissional. Confira algumas dicas que sempre dou aos meus pacientes que estão nessa situação.

Tente solucionar o problema

Nem todo mundo consegue ver com clareza o que causa esse sentimento, mas caso você consiga, procure agir proativamente na solução do problema. Se há uma dificuldade de relacionamento com a gestão da empresa, que tal propor uma conversa amigável sobre o assunto? Por outro lado, se há alguma questão relacionada a colegas, a área de Gestão de Pessoas ou de Recursos Humanos pode mediar um “acordo de paz”.

Caso os incômodos sejam a estagnação na mesma função e a falta de perspectivas de crescimento, mais uma vez, uma conversa franca com a gestão pode ajudar. Se não for possível chegar aonde você deseja, talvez seja o momento de procurar por um novo lugar para se realizar profissionalmente.

Encare todos os desafios de forma positiva

A gente sabe que o mundo do trabalho não é um conto de fadas e que não dá para ser feliz o tempo todo. Somos profissionais e precisamos oferecer o devido suporte à empresa onde atuamos, mesmo que as necessidades dela nem sempre estejam alinhadas com os nossos desejos. Temos que ser flexíveis.

O problema é quando essa saída da zona de conforto é constante e o trabalho não traz mais satisfação. No entanto, se essas situações ocorrem com uma frequência aceitável, é interessante se abrir para desafios diferentes. Quem sabe você não descobre um novo talento dentro de si?

Não tente fazer todas as tarefas de uma vez

O acúmulo de tarefas simultâneas leva muitas pessoas a ficarem sobrecarregadas. Ainda mais em tempos de dificuldades na economia de um país, quando as empresas enxugam as equipes e precisam fazer mais com menos.

Como superar esse cenário desfavorável e manter a qualidade das entregas? Concentre-se para dar o melhor de si em cada atividade, priorizando as mais importantes e deixando as outras para depois. No fim das contas, o resultado será melhor para todo mundo.

Converse com as pessoas

O diálogo ainda é a melhor ferramenta para a resolução de conflitos. Se algo está incomodando, eu sugiro que se abra com as pessoas ao seu redor. Caso não se sinta confiante para fazer isso, é hora de repensar se essa é a melhor empresa para você.

Busque enxergar o significado do seu trabalho

Ter um propósito é bem relevante na busca por satisfação profissional. A infelicidade no trabalho, muitas vezes, não vem de uma remuneração inadequada, de um chefe autoritário ou de colegas com quem você não tem uma boa relação. A falta de significado para as suas atividades é o que leva esses sentimentos a florescerem.

Mude de carreira

Tentar algo completamente novo pode dar medo em um primeiro momento, o que é natural. Mas pode ser o passo necessário para a conquista da tão sonhada felicidade no trabalho. Isso, no entanto, requer planejamento, qualificação e, às vezes, até mesmo acompanhamento psicológico.

Respire novos ares

Mesmo sem mudar de carreira, a troca de emprego pode ser a solução. É importante diagnosticar primeiro o que faz você se sentir infeliz no trabalho, pois nem sempre a simples alteração do CEP profissional é capaz de resolver o problema.

Como a terapia pode ajudar você a ser mais feliz no trabalho?

A psicoterapia pode ter um papel valioso na busca pela felicidade no trabalho. Envolve ajudar uma pessoa a entender seus sentimentos, suas causas e consequências, além de propor soluções para contornar situações conflitantes.

Na Psicologia Dockhorn, oferecemos a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), uma forma de lidar com problemas que atingem os pacientes no tempo presente. O foco é direcionado à resolução prática e ágil de transtornos e outras dificuldades emocionais.

Entre as questões trabalhadas, estão muitas relacionadas à vida profissional, como:

  • dificuldade de falar em público;
  • problemas de comunicação no ambiente de trabalho;
  • baixa autoestima;
  • ansiedade;
  • dificuldade de relacionamento interpessoal.

Como você viu, o melhor caminho para conseguir solucionar o problema da infelicidade no trabalho é entender inicialmente o que o provoca. Apesar das dificuldades da economia, do alto índice de desemprego dos últimos anos e do medo de perder sua vaga do mercado, acredito que devemos sempre procurar evoluir e alcançar a satisfação profissional.

Se você está nessa caminhada, entre em contato conosco. Estamos à sua disposição para ajudar no que for necessário.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN