fbpx

Por que temos medo da solidão e como melhorar esse sentimento?

Voltar para BLOG DOCKHORN

Por que temos medo da solidão e como melhorar esse sentimento?

O medo da solidão é um dos grandes males da sociedade nos dias de hoje. Seja pelo fato de crescermos em famílias grandes ou convivermos com amigos desde a infância, o fato é que os adultos têm dificuldade em lidar com situações em que precisam ficar sozinhos.

Quando se tornam idosos, esse medo só aumenta, seja pela perda de familiares e pessoas queridas, em função da idade e do fim natural da vida, seja pelo abandono por parte dos próprios filhos. Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de São Paulo (SBGG-SP), realizada em 2017, evidenciou que o medo da solidão é o que mais impacta a vida dos idosos brasileiros.

Quer saber mais a respeito do assunto? Então, vamos seguir a leitura juntos!

Causas para o medo da solidão

As causas para o medo da solidão podem ser muito variadas, mas podemos afirmar que, na era digital em que vivemos, ele tem se acentuado cada vez mais.

Seja pelo fato de a maioria das pessoas usarem as redes sociais para mostrar os bons momentos da vida — o que passa uma imagem irreal de como é seu cotidiano —, seja pelo distanciamento físico motivado pelos meios de comunicação virtuais, muitos vêm sofrendo pelo temor de ficarem sozinhos.

O próprio convívio em um núcleo familiar que transmite proteção pode fazer com que as pessoas, diante da necessidade de irem trabalhar ou estudar em outra cidade, temam primeiramente a solidão, e depois se preocupem com outras questões.

Há, ainda, outras situações que podem causar o medo da solidão:

  • traumas pelo fato de ter sido deixado sozinho — ou ter se perdido momentaneamente dos pais — em algum momento da vida;
  • abandono parental — quando um ou ambos os pais se separam do filho permanentemente;
  • abuso ou violência psicológica vividos anteriormente.

Como lidar com o medo da solidão

Lidar com o medo da solidão, no entanto, é plenamente possível. Até porque trata-se de uma sensação que, na prática, não impacta na sobrevivência humana. É perfeitamente possível viver sozinho e, mesmo que se queira conviver frequentemente com amigos e família, é saudável saber apreciar o que a solidão pode trazer de bom. Veja algumas dicas.

Identifique a origem do medo

Quando o medo da solidão é exagerado, perturbador ou paralisante, é preciso buscar ajudar profissional. Dessa forma, fica mais fácil identificar de onde vem esse medo — se por algum trauma de infância ou pelo temor de perder a convivência afetuosa que existiu até então. A partir daí, pode-se trabalhar essas questões e encontrar um tratamento que alivie os sintomas.

Esqueça o passado para seguir em frente

Nos casos em que se termina um relacionamento amoroso — especialmente quando o indivíduo já é um pouco mais maduro — surge o medo de que não será possível encontrar uma nova pessoa para amar e ser amado. No entanto, esse é um medo infundado, já que é possível seguir em frente. Para isso, é preciso deixar o passado para trás e se abrir para o que o futuro reserva.

Confie nas próprias potencialidades

Todos temos o potencial de fazer novas amizades, encontrar um novo amor e, até mesmo, formar uma família. É preciso ter confiança em si mesmo, saber de suas qualidades e agir de maneira natural. É isso que vai conquistar as pessoas e fazer com que elas estejam sempre próximas, evitando-se, assim, a solidão.

Realize sozinho atividades que gosta

Mesmo que não se tenha — seja de forma momentânea, seja permanente — a companhia ideal para realizar as atividades das quais se gosta, é fundamental colocá-las em prática de qualquer forma.

Há muitas coisas que se pode fazer sozinho, com prazer e alegria: ler um bom livro, ir ao cinema e ao teatro, assistir a shows, caminhar pela cidade, viajar, ir a bons restaurantes, entre outras coisas. Tudo isso pode ser apreciado curtindo a melhor das companhias — a sua!

Como a terapia pode identificar as causas do medo

Como expliquei anteriormente, há causas diversas para o medo da solidão. A terapia — especialmente a Terapia Cognitiva Comportamental — pode ajudar os indivíduos a entenderem e identificarem as causas desse medo. A partir daí, é possível trabalhar todas as questões focadas no comportamento que fazem o medo aflorar e, posteriormente, conseguir bons resultados.

Espero que tenha gostado do artigo! O tema é muito vasto e pode ser estudado mais a fundo. O importante é não se deixar abater com o medo da solidão e acreditar que todo mundo pode ser feliz, sozinho ou acompanhado. E, quando algo não vai bem, a terapia pode auxiliar na busca pela plenitude.

Para saber mais a respeito da Terapia Cognitiva Comportamental, leia meu artigo exclusivo sobre o assunto.

Compartilhar este post

Comentários (2)

  • Maura Chammamaur Reply

    Dra Vanessa boa tarde…gisteinmuiti di sei artigo e me identifiquei no contexto…….
    Gostaria de entrar em.vontato obrigada.Maura

    28 de outubro de 2020 at 12:45
  • Luzia Aparecida Reply

    Adorei ! Foi extremamente útil grata

    13 de abril de 2022 at 21:10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN