fbpx

Sente mudança de humor? Conheça as causas e como lidar com os ânimos

Voltar para BLOG DOCKHORN

Sente mudança de humor? Conheça as causas e como lidar com os ânimos

Quando se fala em mudança de humor, as pessoas podem até se perguntar: quem nunca? Afinal, é natural sentir-se feliz em certos momentos, triste em outras situações, eufórico quando algo sensacional acontece, e assim por diante.

No entanto, do ponto de vista da psicologia, essas alterações podem ser um problema quando ocorrem de forma brusca, sem razão aparente ou com frequência exagerada.

As mudanças de humor — que podem estar associadas a alguns transtornos como depressão e bipolaridade — são compostas por alterações do ânimo e podem ser causadas por motivos diversos, que vão de eventos negativos recentes a fatores genéticos, além de alterações bioquímicas no cérebro. O importante é saber diferenciá-las de um Transtorno da Personalidade.

A seguir, vou detalhar um pouco mais o tema, começando por diferenciar a mudança de humor dos Transtornos da Personalidade e apresentando os cinco sinais de uma mudança de humor. Siga em frente para aprender mais!

Mudança de humor ou Transtorno da Personalidade?

Os transtornos que envolvem a mudança de humor são frequentemente confundidos com os Transtornos da Personalidade. Enquanto os primeiros estão mais atrelados a alterações de sono, euforia súbita e queda de desempenho nas atividades profissionais, os Transtornos da Personalidade têm mais relação com um comportamento desajustado e a não aceitação de sua correção.

Entre os quadros clínicos que envolvem mudança de humor mais conhecidos, estão o Transtorno Depressivo Maior e o Transtorno Bipolar. O Transtorno Ciclotímico é um pouco menos comentado, mas também faz parte desse grupo. Já os Transtornos da Personalidade incluem:

  • delírios;
  • confusões mentais;
  • alucinações;
  • apenas eventualmente podem envolver alterações de humor.

Se, por um lado, os Transtornos da Personalidade fazem com que as pessoas se tornem um tanto excêntricas, com crenças incomuns e até mesmo bizarras, ou ainda as levam a serem extremamente desconfiadas em relação aos outros, a mudança de humor conta com outras sutilezas que devem ser observadas para que o diagnóstico seja feito. Confira algumas dessas características a seguir.

O que caracteriza a mudança de humor?

A seguir, destaco cinco sinais que ajudam a identificar um quadro de mudança de humor e sua possível relação com algum transtorno.

Isolamento social

A tendência a se isolar — evitando contato com outras pessoas — é uma característica marcante da mudança de humor. Ocorre quando o paciente deseja ficar sozinho o tempo todo, sem interações humanas. Pode estar associada à fobia social e à depressão.

Euforia súbita sem causa aparente

Outro sinal que indica a mudança de humor pode ser a euforia súbita. A pessoa se comporta como se, de repente, uma notícia muito boa tenha sido recebida, sem que nada dessa natureza tenha de fato ocorrido. Pode ter relação com o Transtorno Bipolar.

Queda de desempenho

O desânimo é bastante presente nos transtornos de humor. Isso leva a uma inevitável queda de desempenho, seja na escola, no estágio, na faculdade ou no trabalho — dependendo da fase da vida em que o paciente se encontra.

Desinteresse por atividades antes prazerosas

Mesmo fora do ambiente escolar ou profissional, os transtornos de humor podem causar alterações na forma como uma pessoa lida com seu dia a dia. Até mesmo as atividades favoritas — praticar esportes, sair com amigos, assistir a filmes, tocar um instrumento musical, para citar alguns exemplos — podem ser deixadas de lado.

Alterações de sono

Assim como a queda de desempenho e o desinteresse por outras atividades, as alterações no sono são características dos transtornos de humor. Geralmente ligadas à depressão, essas mudanças trazem prejuízos para a vida das pessoas, que não conseguem lidar com o mundo de forma natural.

Como tratar — ou até mesmo evitar — a mudança de humor?

Se a notícia ruim é que a mudança de humor pode trazer uma série de problemas para o dia a dia, a boa nova é que é possível tratar essa condição. A seguir, destaco algumas práticas que costumam trazer uma melhoria significativa na qualidade de vida de quem sofre com esses transtornos.

Estabeleça rotinas

Quando não se tem horário para nada, a vida tende a virar uma bagunça. Esse caos, muitas vezes, transforma-se em sentimentos negativos: sensação de que não se está dando conta das tarefas, impossibilidade de atender a compromissos em horários específicos, troca do dia pela noite como período mais produtivo, entre outros. Daí para desenvolver um transtorno de humor, é um pulo.

Isso não significa que a vida precise ser totalmente controlada o tempo inteiro — ninguém gosta de viver preso, seja a um lugar ou a horários. No entanto, ter uma rotina bem estabelecida ajuda, sim, a manter a mente sã. Além disso, é fundamental reservar horários para as coisas que dão prazer, seja ler um bom livro, ouvir música, praticar esportes ou conviver entre amigos.

Faça atividades físicas

Uma pesquisa do Black Dog Institute divulgada pela revista Saúde revelou que 12% dos casos de depressão seriam evitados caso as pessoas praticassem exercícios físicos. E não precisa passar o dia na academia — uma hora de atividades diárias já faz uma grande diferença.

Quem não gosta do ambiente de academia pode escolher outras atividades: a jardinagem, por exemplo, já exige mais do corpo do que ficar sentado vendo TV, e também ajuda no combate à depressão e a outros problemas psicológicos. Uma caminhada, uma partida de futebol ou vôlei e a natação também são sugestões que ajudam bastante neste sentido.

Descanse

O corpo e a mente precisam de descanso para funcionarem bem. De nada adianta passar o dia correndo para realizar todas as atividades que aparecem se não há prazer em viver o dia a dia. E sacrificar horas de sono para trabalhar mais não é a resposta.

É claro que, eventualmente, torna-se necessário passar algumas horas a mais no trabalho, dedicar um tempo para arrumar a casa, estudar para uma prova… Assim é a vida. O que não se pode é fazer disso uma rotina. Mais cedo ou mais tarde, reflexos como a mudança de humor podem comprometer a qualidade de vida.

Faça psicoterapia

A psicoterapia é uma aliada e tanto na hora de enfrentar qualquer transtorno de humor. A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) é um bom exemplo de tratamento para quem sofre com essas alterações no comportamento. A busca de ajuda profissional é especialmente importante para as pessoas que percebem ter mais de um sintoma relacionado à mudança de humor.

Ao longo do conteúdo, procurei estabelecer as causas que levam à mudança de humor, além de seus principais sinais e das práticas que podem levar à melhora dos sintomas. É importante que todas as pessoas estejam atentas a essas alterações de comportamento, mesmo aquelas que são mentalmente saudáveis.

Afinal, cerca de 10% da população mundial sofre com algum tipo de oscilação de humor, de acordo com a OMS. Por isso, ficar antenado a esse tipo de situação e monitorar a saúde de amigos e familiares é essencial para buscar ajuda.

Continue bem informado sobre mudança de humor! Leia meu artigo sobre Transtorno Bipolar.

Compartilhar este post

Comentários (4)

  • Vera Lúcia Lima Reply

    Gostei muito das dicas obrigada

    28 de fevereiro de 2021 at 13:10
  • Vera Lúcia Lima Reply

    Convivo com uma pessoa que ele tem muitas mudanças,de humor,horas feliz,outra hora bruto,porque será?

    28 de fevereiro de 2021 at 13:13
  • Alessandra Maciel progenio Reply

    Gostei demais, de ler tudo que está escrito. Me ajudou bastante..

    27 de abril de 2021 at 21:43
  • edwardc33 Reply

    Fatores que geram grande desconforto ao atrapalhar a conclusao de uma tarefa, alem de afetar a qualidade de vida da propria pessoa e tambem de quem esta ao seu lado.

    25 de maio de 2021 at 13:12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN