fbpx

Você sabe o que é o autocuidado e a importância dele na sua vida?

Voltar para BLOG DOCKHORN

Você sabe o que é o autocuidado e a importância dele na sua vida?

Você sabe o que é autocuidado? Para resumir, trata-se da importância de se conhecer e estar bem consigo mesmo, realizando atividades que trazem benefícios não apenas para o corpo, mas que também tenham um impacto mental e emocional.

Ao longo do artigo, vou detalhar um pouco mais esse conceito, explicar sua relação com o autoconhecimento e refletir sobre sua importância na busca por uma vida mais plena.

Continue a leitura para aprender a se conhecer e a se cuidar melhor!

Afinal, o que é autocuidado?

O autocuidado ou self-care são atividades que desenvolvemos com o objetivo de cuidar de nós mesmos, tanto do ponto de vista mental quanto físico e emocional. Além de ser considerado chave para manter o bom humor e evitar a ansiedade, o autocuidado é fundamental para um relacionamento de qualidade com outras pessoas.

Esse cuidado com a gente mesmo ocorre quando fazemos aquilo que gostamos — e isso só acontece quando praticamos o autoconhecimento. É importante destacar que, apesar de a preservação da saúde fazer parte do conceito de autocuidado, se nos forçarmos a realizar algo que não apreciamos, isso pode trazer mais malefícios do que benefícios.

Por exemplo: cuidar do corpo é essencial, mas se ir à academia é algo insuportável para você, escolha outro tipo de atividade física que traga mais prazer. Apenas conhecendo-se muito bem será possível entender o que realmente faz bem ou mal para você.

Por que autocuidado é importante?

O autocuidado é importante por diversos fatores e seus benefícios são grandes e variados. A seguir, destaco alguns deles.

Melhora a autoestima

Sentir-se bem consigo mesmo, acreditar no seu potencial e que você é capaz de fazer muitas coisas só é possível quando se está bem mentalmente, emocionalmente e fisicamente. O autocuidado ajuda a chegar lá com mais facilidade.

Promove o autoconhecimento e a autoconfiança

Ao darmos atenção a nós mesmos, passamos a nos conhecer melhor — isso inclui saber o que nos agrada e o que nos incomoda, o que queremos melhorar e o que não merece nossa atenção, o que já conquistamos e onde ainda queremos chegar. Assim, também nos tornamos mais confiantes para ir em busca de nossos objetivos.

Aumenta a produtividade

Pessoas que se cuidam dormem bem, alimentam-se melhor ainda e se sentem mais dispostas. Isso tem um impacto profundo na produtividade tanto no trabalho quanto nas atividades realizadas apenas por prazer, como sair com amigos, ter um relacionamento, passear e ler, entre outras.

Como desenvolver o autocuidado?

O autocuidado não acontece por acaso. Reserve um espaço na agenda para se fortalecer mentalmente. Separei algumas dicas, confira!

Planeje atividades com esse fim

O autocuidado não funciona se as atividades simplesmente ocorrem ao acaso, sem um planejamento prévio. É fundamental separar um tempo específico para cuidar de si mesmo e ter consciência de que se está fazendo isso. Do contrário, os efeitos não são sentidos da mesma forma.

Comece com o básico

Por outro lado, o autocuidado não deve ser algo trabalhoso e que traga uma carga extra de estresse para o dia a dia. O ideal é começar com atividades básicas — há quanto tempo você não tira umas horas para ler um livro, por exemplo?

Comprometa-se

É importante adicionar os momentos de autocuidado à agenda, assim como você faz para os demais compromissos do dia. É muito fácil negligenciar a si mesmo, especialmente quando passamos o dia atendendo a demandas alheias. Mas não se esqueça que o prejuízo será todo seu caso isso ocorra.

Ter uma vida plena de realizações profissionais é ótimo, porém, saber a hora de desacelerar e puxar o freio de mão é essencial para manter a saúde mental em dia. Nesse contexto, entender o que é autocuidado e colocá-lo em prática é fundamental. Esse é o único jeito de promover o autoconhecimento e saber o que faz você verdadeiramente feliz!

Espero que você tenha gostado de ler o artigo tanto quanto eu gostei de propor esse diálogo essencial nos dias de hoje. Para saber mais sobre esse e outros temas, assine nossa news e receba novos conteúdos regularmente!

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN