fbpx

Precisamos falar sobre a depressão profunda!

Voltar para BLOG DOCKHORN

Precisamos falar sobre a depressão profunda!

A depressão profunda vem atingindo um número cada vez maior de pessoas. São mais de 300 milhões de indivíduos que sofrem com o Transtorno Depressivo Maior em todo o planeta, o que equivale a 4,4% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Brasil, esses números são proporcionalmente ainda mais elevados — 5,8% das pessoas convivem com a depressão no país. Não à toa, a OMS já classificou a doença como “o mal do século”.

Neste artigo, vou abordar os sintomas da depressão profunda e como tratá-la, com foco na Terapia Cognitiva Comportamental. Convido você a acompanhar o conteúdo até o final. Boa leitura!

Os sintomas da depressão profunda

Ainda há um grande número de pessoas que sofrem de depressão profunda e não conseguem identificar a doença em si mesmas. Isso ocorre porque muitos desses sintomas acabam sendo tratados como algo natural, ou seja, como uma característica intrínseca daquele indivíduo. Mas isso não é verdade.

A depressão profunda é a forma mais avançada da doença, causando uma tristeza que torna a pessoa incapaz de realizar suas atividades rotineiras. Diferente de uma tristeza com motivo real, passageira e que é superada com o passar do tempo, a depressão se instala e, sem tratamento específico, dificilmente deixa as pessoas em paz. Veja a seguir quais são os principais sintomas da doença:

  • tristeza profunda;
  • incapacidade de desenvolver atividades, sejam de trabalho ou lazer;
  • dificuldades para dormir à noite;
  • sono em excesso durante o dia;
  • baixa autoestima e sentimento de inutilidade;
  • pessimismo;
  • sentimento de culpa;
  • desânimo;
  • irritabilidade;
  • alterações no apetite;
  • pensamentos suicidas.

Como facilitar o tratamento da depressão profunda

Tratar a depressão não é algo simples, mas a recuperação é facilitada caso a doença seja diagnosticada com rapidez. O estágio em que a depressão profunda se encontra é de fundamental importância no tratamento. Afinal, quanto mais tempo se passa e mais avançada estiver a doença, mais tempo os resultados levam para aparecer.

Sabe-se que a depressão está associada não apenas a fatores psicológicos, mas também biológicos e sociais. Por isso, aquele estigma de que se trata de uma doença “de loucos” não faz sentido. Ainda assim, o preconceito faz com que muitas pessoas demorem a procurar auxílio, o que é um erro.

Terapia Cognitiva Comportamental como tratamento para a depressão

A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) é uma forma de tratar a doença com potencial para trazer excelentes resultados. Afinal, a TCC ajuda o paciente na identificação de pensamentos disfuncionais.

Todas as ideias e pensamentos voltados à incapacidade, falta de autoestima, culpa, pessimismo, tristeza, desânimo e morte são abordados pelo terapeuta nas sessões de TCC. Fazer com que o paciente enxergue a realidade e saiba distingui-la de pensamentos fantasiosos ajuda a restabelecer o equilíbrio emocional e abre o caminho para a cura.

A TCC, neste caso, deve ser aplicada em paralelo a um tratamento psiquiátrico, afinal, sabe-se que alterações na química do cérebro também causam a depressão profunda. Portanto, o tratamento medicamentoso, acompanhado por um médico psiquiatra, também é essencial na cura da doença.

Espero que tenham gostado deste artigo sobre depressão profunda. Procurei abordar o tema de forma aberta e com foco na conscientização a respeito da doença. Afinal, é muito triste quando alguém deixa de buscar tratamento em função de estigmas sociais que pouco contribuem para a melhora da saúde mental da população como um todo.

Agora, convido você a ler mais um artigo do blog sobre a Terapia Cognitiva Comportamental. Acesse agora mesmo!

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN