fbpx

Saiba mais sobre o que um psicoterapeuta faz

Voltar para BLOG DOCKHORN

Saiba mais sobre o que um psicoterapeuta faz

A procura por um psicólogo aumentou nos últimos anos, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que um psicoterapeuta faz e quais são os tipos de terapia. Essa falta de informação — ou mesmo os preconceitos em relação ao atendimento psicológico — pode distanciar você dos diversos benefícios que esse profissional traz. Então, que tal saber mais sobre o assunto?

Neste post, vou explicar como funciona a psicoterapia e o que o psicólogo pode fazer para ajudar as pessoas que o procuram. Assim, você vai ter todas as informações que precisa para investir ainda mais na sua qualidade de vida. Vamos lá?

O que é a psicoterapia?

A psicoterapia é uma das atividades que os profissionais formados em psicologia estão aptos a desenvolver. Psicólogos também podem trabalhar em empresas, escolas, hospitais e em várias outras áreas. Quando atendem pacientes no consultório, no entanto, estão realizando um processo de psicoterapia.

O que um psicoterapeuta faz é mediar o desenvolvimento pessoal do paciente, auxiliando-o a viver de forma mais saudável e funcional. Assim, as pessoas que passam pela psicoterapia quase sempre querem alcançar o bem-estar e superar algumas dificuldades em suas vidas — os problemas podem ser de ordem familiar, amorosa, profissional etc.

Apenas psicólogos formados são habilitados para oferecer a psicoterapia. Além da faculdade, eles passam também por cursos de pós-graduação voltados à área clínica. Dessa forma, o paciente tem a certeza que o profissional que o atende se capacitou para prestar esse serviço e está munido dos conhecimentos científicos necessários para isso.

A psicologia é uma ciência. O que significa que passar por uma psicoterapia vai muito além do que desabafar sobre os seus problemas. Os saberes e as técnicas utilizadas pelo psicólogo ampliam o seu olhar sobre a própria vida e promovem o autoconhecimento. Isso aumenta sua capacidade de análise das situações e gera mais autonomia.

Existem diversos tipos de atendimento psicológico. Além da psicoterapia individual, alguns profissionais também realizam o processo de terapia de grupo ou o acompanhamento de casais e famílias. Pessoas de todas as idades podem se beneficiar desse serviço, desde crianças até idosos.

Como funciona o tratamento com psicólogo?

Quando se fala sobre o que um psicoterapeuta faz, é importante destacar a diferença entre o atendimento prestado por um psiquiatra e por um psicólogo. Os psiquiatras são médicos especializados na área de saúde mental. Por exemplo, são eles que avaliam a necessidade de incluir alguma medicação no tratamento.

Já os psicólogos são responsáveis pelo acompanhamento clínico. Em geral, esse tratamento acontece por meio de encontros semanais, com duração média de 50 minutos. Durante as sessões de psicoterapia, você vai expor as experiências que o preocupam, e o profissional realizará intervenções de acordo com as necessidades que identificar.

Um dado interessante ao falar de psicoterapia é que não existe uma teoria geral que embasa todos os profissionais. Na faculdade de psicologia, há diversas abordagens teóricas. Dessa forma, cada psicólogo precisa escolher uma para utilizar como base do seu trabalho. No meu caso, optei pela Terapia Cognitiva Comportamental (TCC).

Essa abordagem procura compreender as relações existentes entre os pensamentos, as emoções e os comportamentos das pessoas. Ou seja, ela nos chama a atenção para entender que as coisas que pensamos podem estar na origem de sentimentos negativos e de comportamentos disfuncionais (aqueles que atrapalham nossa vida).

Que tal um exemplo prático para entender melhor? Imagine alguém com muita dificuldade para falar em público. Na terapia, essa pessoa pode descobrir que o desafio de expressar suas ideias na frente de outros a faz pensar que ela vai falhar. Essa crença gera emoções ligadas ao medo e à ansiedade, bem como comportamentos de nervosismo ou mesmo de fuga.

A psicoterapia com um profissional que atende com a abordagem da TCC permitiria que o paciente do nosso exemplo identificasse e superasse essas dificuldades. Portanto, ele evitaria os problemas gerados por essa questão e teria maior crescimento profissional e pessoal.

A Terapia Cognitiva Comportamental costuma apresentar ótimos resultados em um tempo menor (o tratamento geralmente dura de 9 a 12 meses, dependendo da demanda e do comprometimento do paciente com a terapia). Isso acontece porque ela é focada no presente e dirigida por objetivos. No início do processo, o psicólogo e o paciente definem juntos os aspectos que serão trabalhados ao longo das sessões.

Dessa maneira, trata-se de um processo colaborativo em que a participação de ambos é muito importante. As técnicas da TCC ajudam o paciente a evoluir e a se tornar autônomo para continuar sua melhora, mesmo com o fim do tratamento.

Quando você deve procurar um psicoterapeuta?

Apesar de o contato com um psicólogo ser essencial para quem recebe um diagnóstico de transtornos mentais, como depressão ou ansiedade, a psicoterapia não está voltada apenas para esse público. Ela é muito útil para qualquer pessoa que deseje um suporte profissional no enfrentamento de problemas cotidianos.

Então, se você percebe prejuízos em alguma área da sua vida — ou acha que poderia desenvolver melhor suas potencialidades —, a psicoterapia pode ajudar. Veja alguns indicativos importantes para procurar um psicólogo:

  • sentimento de tristeza frequente;
  • problemas com ansiedade;
  • medos ou fobias;
  • conflitos em relacionamentos amorosos, familiares ou profissionais;
  • timidez exagerada;
  • baixa autoestima e sentimento de inadequação;
  • dificuldade para lidar com perdas;
  • comportamentos compulsivos;
  • sintomas físicos (palpitações, dores de cabeça, insônia ou excesso de sono, dificuldade para se concentrar, entre outros).

Quais são os tipos de terapia?

A seguir, vou apresentar os principais tipos de terapia, sendo que cada um é recomendado em situações específicas e que devem ser consideradas pelo paciente antes do início das sessões. Acompanhe.

Psicanálise

A abordagem se concentra na mudança de comportamentos, sentimentos e pensamentos problemáticos, descobrindo seus significados e motivações inconscientes. As terapias de orientação psicanalítica são caracterizadas por uma estreita parceria de trabalho entre terapeuta e paciente.

Os pacientes aprendem sobre si mesmos ao explorar suas interações no relacionamento terapêutico. Embora a Psicanálise esteja intimamente identificada com Sigmund Freud, ela foi ampliada e modificada desde suas primeiras formulações.

Gestalt

A terapia da Gestalt enfatiza a responsabilidade pessoal e ajuda os pacientes a se concentrarem no presente. Também enfatiza o desenvolvimento da aliança terapêutica e o contexto social da vida do cliente — consciência, atitudes, sentimentos e percepções diretas —, em vez de interpretações.

Analítica Comportamental

Oferece uma intervenção terapêutica segura e clinicamente eficaz para questões como ansiedade ou depressão. Para pacientes com histórico de abuso, trauma ou negligência associados aos seus sintomas, a linha Analítica Comportamental é uma alternativa recomendada, já que ela procura enfatizar a determinação do ambiente na compreensão dos comportamentos na vida cotidiana, mesmo que tenham uma origem em eventos específicos.

Lacaniana

Trata-se de um tipo de análise aprofundada que busca acessar as diversas camadas da personalidade e das vivências de cada pessoa, mas que não resolve transtornos em curto prazo. A terapia varia em duração, tanto de cada sessão individual (que podem durar desde poucos minutos até muitas horas) quanto no tempo necessário para que a análise do paciente seja concluída (que pode chegar a anos).

Junguiana

É uma forma analítica de terapia de conversação, projetada para reunir as partes conscientes e inconscientes da mente, com o objetivo de ajudar uma pessoa a se sentir equilibrada e completa. A linha Junguiana exige que os pacientes se aprofundem nos elementos mais sombrios de sua mente e olhem para o eu “real”, e não para o “eu” que eles apresentam ao mundo exterior.

Humanista

Essa abordagem enfatiza a capacidade de as pessoas de fazer escolhas racionais e desenvolver seu potencial máximo. A preocupação e o respeito pelos outros também são temas importantes.

Como escolher um bom psicólogo?

A escolha de um bom psicólogo tem muito a ver com o tipo de terapia que é trabalhado pelo profissional. Conforme apresentei no item anterior, há uma variedade bem grande de abordagens entre as terapias mais populares, e ainda há uma série de outras vertentes menos conhecidas, mas que também podem ser procuradas.

Se a intenção do paciente é resolver um problema pontual, como medo de falar em público, dificuldade de relacionamento com familiares ou conflitos com colegas de trabalho, determinadas terapias são indicadas. Se o que motiva a busca pela psicoterapia é algo mais profundo e de difícil verbalização, talvez outros métodos sejam recomendados.

Além disso, fatores práticos devem ser levados em consideração, tais como localização, disponibilidade de horários, valor das consultas e, é claro, o registro profissional, que é essencial para que as sessões sejam sérias e conduzidas por psicólogos devidamente capacitados.

Esses são só alguns dos contextos que podem levar uma pessoa a procurar um psicoterapeuta. A terapia também é muito útil para quem está com dúvidas sobre aspectos importantes da vida, como casamento, mudança de emprego e outros. Às vezes, é difícil decidir certos pontos sozinho, por isso, refletir com um psicólogo ajuda muito.

Por fim, se você se sente perdido em relação à própria vida, ou acha que ela poderia estar muito melhor, a psicoterapia vai ajudar a perceber o que precisa ser mudado. Contar com as intervenções de um psicólogo pode fazer toda a diferença na sua qualidade de vida e felicidade.

Agora você já sabe o que um psicoterapeuta faz, conhece os principais tipos de terapia e entende como elas podem ajudar. Caso perceba alguma necessidade, não hesite em procurar atendimento. Sem dúvida, o acompanhamento psicológico é uma das estratégias mais eficientes na busca por mais bem-estar!

Então, que tal começar a sua terapia? Entre em contato conosco e marque um horário!

Compartilhar este post

Comentários (6)

  • Silvia Reply

    Texto bem informativo. Parabéns!

    15 de agosto de 2019 at 11:35
    • Vanessa Dockhorn Reply

      Obrigada Silvia

      18 de novembro de 2019 at 19:41
    • Vanessa Dockhorn Reply

      Continue acompanhando o nosso blog

      18 de novembro de 2019 at 19:42
  • Jair Silva Reply

    Parabéns pelo site e blog!! Está excelente!!

    15 de agosto de 2019 at 16:01
    • Vanessa Dockhorn Reply

      Obrigada Jair. Continue acompanhando o nosso blog

      18 de novembro de 2019 at 19:41
  • Setembro Amarelo: mês de alerta contra o suicídio - Psicologia Dockhorn Reply

    […] O comportamento suicida, na maioria dos casos, está relacionado a condições psicológicas que precisam ser tratadas com atenção. Por isso, é fundamental oferecer ajuda e encaminhar a pessoa para uma avaliação psicológica junto a um profissional capacitado. […]

    6 de setembro de 2019 at 16:36

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN