fbpx

Veja como a ansiedade pode afetar o desempenho no trabalho

Voltar para BLOG DOCKHORN

Veja como a ansiedade pode afetar o desempenho no trabalho

A ansiedade no trabalho é uma das grandes preocupações tanto para profissionais quanto para as empresas. Ou, pelo menos, deveria ser. Afinal, trabalhadores que sofrem com esse ou outro problema de saúde mental tendem a render menos, trazendo prejuízos para todos os envolvidos.

Uma pesquisa da American Psychological Association (APA), dos Estados Unidos, feita em 2017, revelou que 18% dos trabalhadores entrevistados afirmava sofrer em função da ansiedade ou outra questão relacionada ao mal-estar psicológico.

Bons líderes percebem quando um funcionário está passando por um quadro de ansiedade e oferecem ajuda. Neste artigo, vou explicar quais são os principais sinais da ansiedade no trabalho, além de quais são suas causas e como lidar com ela.

Continue a leitura para entender mais a respeito deste importante tema para todos que atuam no mercado de trabalho!

O que é ansiedade?

A ansiedade, por si só, não é considerada algo negativo. Afinal, ela é responsável por colocar os indivíduos em movimento, a irem em busca de seus objetivos. O problema é que, quando ela é exagerada, pode trazer problemas para o dia a dia — e, inclusive, ter o efeito contrário. Em vez de pôr uma pessoa em ação, a ansiedade paralisa.

Todas as pessoas vivem a ansiedade no cotidiano, o problema se dá justamente quando ela aparece de forma muito frequente e intensa. Por exemplo: se, por um lado, é natural manter-se atento em relação à própria saúde e bem-estar, faz mal ficar demasiadamente preocupado com doenças.

Da mesma forma, pode-se considerar normal ter um pouco de medo ou vergonha de falar em público, mas quando os pensamentos e preocupações a respeito disso se tornam muito fortes, intensos e paralisantes, é hora de fazer algo a respeito.

Os principais tipos de ansiedade são:

O que provoca a ansiedade no trabalho?

Assim como a ansiedade pode surgir na vida pessoal, tornando-se um transtorno mental, ela também pode aparecer no ambiente profissional. A seguir, vou listar algumas causas da ansiedade no trabalho, juntamente com os sinais que ajudam a identificá-la. Acompanhe.

Metas exigentes e irreais

Muitas empresas trabalham com o sistema de atingimento de metas por parte das equipes. Seja um número X de vendas, de atendimentos ou outra qualquer, nem sempre esses objetivos são traçados de forma factível.

Isso é totalmente improdutivo já que, além de não haver possibilidade real de se chegar à meta traçada, isso ainda causa uma ansiedade desnecessária nas equipes, o que afeta sua eficiência e seus resultados.

Ambiente desorganizado

Um ambiente de trabalho sem uma clara hierarquia, regras bem estabelecidas, horários definidos e combinações que sejam, de fato, cumpridas, fazem com que os profissionais fiquem sem saber o que se espera deles.

Com papéis bem delineados, além do asseio e organização do ambiente em si, a tendência é que, do ponto de vista mental, as equipes trabalhem de forma mais produtiva. Isso também ajuda a evitar uma ansiedade generalizada.

Sobrecarga de trabalho

Assim como as metas inatingíveis, a sobrecarga de trabalho é uma das principais causas de ansiedade no ambiente profissional. Em momentos de crise econômica, essa é uma realidade para muitas empresas, que buscam se manter no mercado reduzindo custos operacionais.

No entanto, esses cortes nos orçamentos das empresas, muitas vezes, acabam cobrando o seu preço, em função da ansiedade que geram nas equipes — o que causa problemas como erros, refações e uma queda geral na qualidade das entregas.

Como lidar com a ansiedade no trabalho?

A prevenção é o melhor remédio, mas se a ansiedade já se instalou no ambiente de trabalho, é hora de lidar com ela. A seguir, abordarei alguns pontos que servem tanto como forma de prevenir como diminuir os efeitos negativos desse transtorno no dia a dia.

Informe-se sobre o assunto

Ler a respeito da ansiedade e entender mais sobre ela — como você está fazendo agora — é importante. Afinal, conhecer a fundo o problema é o primeiro passo para resolvê-lo. Procurar por artigos na internet, ler livros e reportagens, e até mesmo consultar um profissional especializado pode ajudar bastante.

Se você é dono de empresa, levar o assunto para o ambiente profissional, por meio de palestras ou outras dinâmicas, pode ajudar a desestressar a equipe.

Descubra o que causa a ansiedade

Tudo tem uma causa, e a ansiedade também. Seja uma meta difícil, a quantidade excessiva de trabalho, a forma como as relações se dão dentro da empresa, colaboradores que não estejam se esforçando tanto quanto os outros, enfim, diversos podem ser os motivos para o surgimento do transtorno. Observar o ambiente e conversar com as pessoas pode ajudar a entender o que está ocorrendo.

Priorize tarefas

No caso do excesso de trabalho, nem sempre será possível reduzir as demandas. Neste caso, é fundamental saber priorizar o que é mais importante e se dedicar ao máximo para finalizar o trabalho com qualidade. Depois, é hora de partir para a tarefa seguinte e assim por diante. Não adianta querer resolver tudo de uma vez só.

Faça pausas durante as tarefas

Fazer pausas a cada tarefa realizada é essencial para manter a produtividade. Sabe-se que o cérebro precisa se oxigenar, que o corpo necessita se alongar e a mente carece de um descanso, mesmo que breve, para poder retomar as atividades com força máxima.

A recomendação é para que, a cada duas horas de trabalho, os profissionais façam uma pausa de, pelo menos, 10 minutos. Beber água e fazer um lanchinho nesse meio tempo também é uma boa.

Como a TCC pode ajudar?

A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) é uma alternativa eficaz na busca pelo tratamento dos Transtornos de Ansiedade. Enfrentar os medos por meio da exposição comportamental às suas causas é a melhor forma de aliviar os sintomas da doença. Por um lado, o medo é a resposta emocional a uma ameaça iminente — seja ela real ou não. Já a ansiedade antecipa uma ameaça futura.

Se levarmos em conta o que diz o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), veremos que a doença compartilha essas duas características — medo e ansiedade em excesso —, que estão diretamente relacionadas ao comportamento do indivíduo.

A Terapia Cognitiva Comportamental pode, portanto, auxiliar os pacientes que desejam minimizar a ansiedade, mas não apenas isso — a TCC também ajuda a desenvolver habilidades necessárias para lidar com a situação, proporcionando às pessoas uma vida repleta de confiança e autoestima.

Quer saber mais sobre ansiedade no trabalho? Entre em contato conosco! Teremos o maior prazer em ajudar a resolver qualquer problema dessa natureza.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN