fbpx

Como evitar conflitos com colegas de trabalho? Confira 5 dicas

Back to BLOG DOCKHORN

Como evitar conflitos com colegas de trabalho? Confira 5 dicas

A gente passa boa parte do nosso tempo no escritório ou na empresa, e é natural que essa convivência intensa com pessoas tão diferentes de nós resulte em desavenças vez ou outra. Porém, saber como evitar conflitos com colegas de trabalho é uma habilidade emocional que podemos desenvolver para mantermos um ambiente mais saudável.

Quando suprimimos um pouco nosso ego e realmente nos dispomos a ouvir, quando procuramos encontrar um ponto em comum e vivemos de forma respeitosa com os colegas, conseguimos aprender muito a partir das discórdias. Afinal, ter acesso a diferentes pontos de vista costuma enriquecer a nossa vida, concorda?

Veja só as dicas que selecionei para evitar conflitos com colegas de trabalho e deixar mais leve a convivência na empresa. Boa leitura!

1. Escute com atenção

Vem cá, quando você está falando, gosta que prestem atenção ao que diz, certo? Então, pratique a escuta com as pessoas que escolheram conversar com você.

Ouça com paciência e espere que o colega conclua as frases ou os pensamentos dele antes de expor os seus. Tente compreender o lado da pessoa, e não apenas esperar a sua vez para descarregar seus argumentos, ok? Assim, você melhora a comunicação no trabalho.

2. Ofereça ajuda aos colegas

Se você perceber que alguém tem dificuldade com alguma tarefa, pergunte se pode ajudar com algo. A gente tende a brigar menos com pessoas que são solícitas, proativas e cooperativas, e os conflitos geralmente aparecem quando o egoísmo prevalece.

Trabalhe em equipe, mas lembre-se, também, de estabelecer limites pessoais para não se sobrecarregar. Faça o que está ao seu alcance, sem colocar nas suas costas a responsabilidade de salvar a pátria.

3. Tenha cuidado com o que diz

Afaste-se das fofocas, das especulações e dos comentários maldosos. Isso só tende a gerar conflitos e a piorar o clima no ambiente de trabalho.

Não é preciso fingir que a vida é um mar de rosas, mas guarde as impressões negativas que você tem para si e deixe os desabafos para as sessões de terapia. A discrição é importante e, além dos conflitos com os colegas de trabalho, você foge de ser alvo das malícias.

4. Enfrente os problemas

Uma coisa é certa: ignorar o problema não vai fazer com que ele suma. Por um tempo, pode até funcionar, mas a questão vai surgir mais dia menos dia. Então, sente e converse com a pessoa em conflito.

Note que pode ser necessária a intervenção de uma pessoa externa, como o psicólogo da empresa ou o gestor de RH que faça a administração de conflitos. Além disso, caso a discussão tenha sido acalorada, pode ser interessante esperar a poeira baixar um pouco e os ânimos se acalmarem antes de conversar.

Ah! E quando a conversa acontecer, volte para a primeira dica do post, viu?

5. Observe o próprio comportamento

Por fim, quero te convidar para praticar a auto-observação. Quanto dos conflitos no ambiente de trabalho são resultado do comportamento dos colegas, e quanto são do seu?

Sabe aquele ditado “quem fala o que quer ouve o que não quer”? Ele simplifica a tendência de que, ao agirmos sem atenção com as pessoas que nos cercam, podemos receber como resposta uma atitude que nos desagrada bastante.

Mas aqui, cuidado com as autocríticas excessivas também, hein? A chave é tentar buscar o equilíbrio com essas reflexões todas.

O ambiente de trabalho pode ser competitivo e o clima de convivência pode ficar pesado se a gente não procurar melhorar as relações que temos nesse lugar. Aposto que, se você botar em prática as sugestões que eu trouxe aqui, vai conseguir evitar conflitos com colegas de trabalho e deixar os dias mais leves.

Gostou das dicas? O blog está cheio de ótimos conteúdos como este para você! Assine a newsletter e receba os artigos direto na sua caixa de entrada!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to BLOG DOCKHORN