fbpx

Mania de comparação: como evitar esse hábito?

Voltar para BLOG DOCKHORN

Mania de comparação: como evitar esse hábito?

Ter mais qualidade de vida é uma busca constante. Nas relações pessoais, no campo financeiro ou nos costumes diários, estamos sempre procurando algo que dê mais sentido à nossa rotina. Nessas horas, é comum observar o estilo de vida de outras pessoas, até mesmo para usá-lo como referência. Porém, a mania de comparação costuma trazer frustração.

O fato é que isso nos expõe só ao que o outro tem de melhor, enquanto conhecemos o lado difícil da nossa vida. Você se identifica com esse problema? Pois continue aqui comigo para entender o quanto o hábito de se comparar pode ser prejudicial e como se livrar dele!

O que é mania de comparação?

É a prática de evidenciar as semelhanças e diferenças entre determinados aspectos próprios e de outra pessoa, para estabelecer uma relação de igualdade ou superioridade de uma das partes. Isso acontece de diversas formas: vai desde a aparência física até as relações interpessoais.

Comparar pode até ser uma coisa boa, quando alguém admira o outro e deseja melhorar suas atitudes para parecer com ele. Mas, no geral, é uma prática arriscada, porque pode resultar em decepção, tristeza ou até arrogância, nos casos em que a pessoa se compara com o intuito de menosprezar a outra.

Por que as pessoas se comparam tanto?

É normal se identificar e se relacionar a partir da opinião do outro sobre a gente. Provavelmente, você já fez uma amizade só porque a outra pessoa tem um gosto musical semelhante ao seu — e isso é absolutamente normal. O problema é quando as comparações são negativas.

As redes sociais são um grande palco para as pessoas mostrarem seus gostos e suas rotinas, o que abre espaço para a comparação. A maioria das fotos que os seus amigos postam são de momentos incríveis: festas, viagens, passeios românticos e almoços com a família toda reunida e em harmonia. Parece que a vida deles é perfeita, não é?

É impossível olhar para aquilo durante muito tempo sem refletir o quanto a vida do outro parece melhor do que a sua: você está com insônia, com um monte de contas para pagar, sofrendo pressão no serviço, enquanto ele está aproveitando a vida.

Por que comparar é um hábito problemático?

Antes de qualquer coisa, a mania de comparação ignora a nossa individualidade: somos seres únicos, com experiências e contextos totalmente diferentes. Pode ser que um conhecido tenha um bom emprego porque tem contatos, oportunidade que faltou a você e que foge do seu controle. Ou talvez você se dê melhor com a família do que ele, e julgá-lo ignora as dificuldades que ele enfrenta.

Além disso, ao fazer comparações que nos nivelam por baixo, a gente se coloca em desvantagem de maneira injusta e exagerada. Aparecem sentimentos prejudiciais para a sua qualidade de vida, sobretudo a inferioridade porque o outro é mais feliz — em tese, já que a realidade é bem diferente do que aparece no Facebook.

Por fim, comparar faz você ignorar o valor das suas conquistas ou acentuar as virtudes da sua personalidade de modo desproporcional. Mesmo que o seu emprego não seja o melhor, ele é o que ajuda você a manter suas contas em dia. Ou, então, não é só porque conseguiu melhorar seus hábitos alimentares e perder peso que você pode ser indiferente à dificuldade dos outros em emagrecer.

Como evitar a mania de comparação?

No geral, a ideia é tentar valorizar mais o que você é, o que tem e com quem se relaciona. Claro que dizer é mais fácil do que fazer, mas eu separei algumas dicas para te ajudar. Veja quais são e comece hoje mesmo!

Saia das redes sociais

É muito importante que você tenha isto em mente: o Instagram é uma seleção de melhores momentos. Ninguém posta foto de quando está no ônibus, da família brigando por conta de política ou das parcelas atrasadas.

Portanto, se tiver dificuldades de encarar dessa forma e perceber que os aplicativos estão fazendo mal, o melhor é substituí-los por outra atividade no seu tempo livre, como ler ou meditar. Assim, você se concentra mais em si e reduz seu hábito de ficar se comparando.

Concentre-se na sua felicidade

Em vez de mostrar aos outros o quanto você está feliz, tente se concentrar em, de fato, encontrar a felicidade. Valorize um momento, um objeto ou uma conquista pelo seu significado em si, sem precisar “medir” o valor com base em outros.

O foco excessivo em terceiros impede você de reconhecer o que está próximo e acaba provocando inveja e frustração, porque você busca uma felicidade inatingível. Olhe mais para dentro de si e ao seu redor; admire e tente aprender com os acertos do outro, mas não copie. E lembre-se: riqueza não é sinônimo de felicidade.

Valorize mais as suas qualidades

É muito mais fácil falar sobre seus defeitos do que sobre suas qualidades. No entanto, esse é um costume muito prejudicial, então dê mais atenção às suas virtudes. É uma mudança profunda nos seus padrões de pensamento, e precisa de muito autoconhecimento e de exercícios constantes para acontecer.

Evite julgamentos

As diferenças precisam ser respeitadas, uma vez que é impossível saber a capacidade do outro de lidar com os problemas. Talvez tenha sido fácil para você superar o término de um relacionamento, por exemplo, mas isso não é motivo para diminuir aqueles que não conseguem. Fuja dessa armadilha.

Faça terapia

Você já entendeu que não é tão fácil mudar a mentalidade e os padrões de comportamentos resultantes. Se esse for o seu caso e você não conseguir se livrar da mania de comparação, procure ajuda de um psicólogo.

Muitas abordagens da psicologia, como a Terapia Cognitiva Comportamental, focam exatamente em como nós processamos a informação que recebemos. Nesse caso, a TCC vai ajudar você a mudar a sua cognição, para remodelar o seu comportamento de se comparar e, consequentemente, reduzir o seu sofrimento. A terapia é a saída perfeita!

Ninguém dá conta de viver no isolamento e de maneira independente. É por isso que os nossos desejos podem ter como referência a vida do outro. Ver uma pessoa feliz e realizada no Instagram nos contagia, mas também acaba sendo frustrante.

Comparar significa tirar conclusões sobre a vida do outro com base em uma representação idealizada, que não necessariamente condiz com a realidade. Logo, para fugir da mania de comparação, é imprescindível olhar mais para si e valorizar cada pequena conquista.

E aí, você é do tipo que sofre quando se compara com outras pessoas? Entre em contato conosco para que possamos te ajudar a ser uma pessoa mais positiva e capaz de reconhecer as suas qualidades!

Compartilhar este post

Comentários (4)

  • Bruno Alves Reply

    Muito bom!

    1 de junho de 2021 at 16:00
    • Vanessa Dockhorn Reply

      Obrigada Bruno

      1 de dezembro de 2021 at 07:45
  • MARIA RITA DA COSTA BENTO Reply

    Adorei!

    24 de janeiro de 2022 at 16:53
  • Wadrian Reply

    Minha namorada tem esses problemas e não sei oq fazer pra ajudar ela a lidar com isso

    26 de outubro de 2022 at 02:18

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN