fbpx

Paranoia no relacionamento: como parar com isso?

Voltar para BLOG DOCKHORN

Paranoia no relacionamento: como parar com isso?

Você sente muita paranoia no relacionamento? Pois saiba que esse comportamento merece atenção, já que é um problema que traz vários malefícios a você e à outra pessoa.

Reações desse tipo surgem com base em uma ideia irracional de perseguição e desconfiança. Com isso, o casal pode se desgastar facilmente, pois fica mais difícil estabelecer uma relação de confiança mútua e ter a sensação de segurança dentro do relacionamento.

Sendo assim, nada melhor do que saber como controlar os pensamentos e as atitudes que fazem mal ao casal, não é? Vem comigo que vou falar mais sobre esse assunto e dar dicas para você repensar os comportamentos no relacionamento!

Como saber se estou tendo paranoia no relacionamento?

Ciúmes excessivos, medo irracional de perder a pessoa amada e a vontade de controlar o outro indivíduo: esses são sinais típicos da paranoia no relacionamento. No início, com um bom diálogo, é possível evitar que esses comportamentos persistam.

Agora, o problema começa quando a tentativa de controle, a desconfiança e a sensação de que precisa estar sempre alerta dentro de um relacionamento romântico não passam. Ao observar que isso está acontecendo, é preciso parar para refletir se há razões para adotar esse tipo de comportamento.

No entanto, se toda essa insegurança e inquietação que você está sentindo não tem nenhum motivo aparente, pode ser que estejamos lidando com um caso de paranoia no relacionamento. Aqui, é importante ter um processo introspectivo para lidar melhor com esses sentimentos e controlar suas reações, principalmente se você:

  • faz cobranças excessivas ao par;
  • quer sempre saber onde a pessoa amada está e com quem está falando;
  • sente que precisa manter um pé atrás, pois a pessoa pode estar enganando você;
  • invade a privacidade do parceiro romântico, como acessar o celular ou o computador sem permissão;
  • tem pensamentos frequentes de que pode estar sendo vítima de traição;
  • já praticou violência psicológica, ou mesmo física, por causa de uma obsessão;
  • não consegue ficar em paz e acha que tem algo errado no relacionamento.

O que pode causar paranoia no relacionamento?

Mas será que a paranoia no relacionamento surge do nada? Na maioria das vezes, não. Contudo, para entender melhor as origens desses comportamentos, é preciso fazer uma boa análise da relação, da vida amorosa e, até mesmo, das referências de amor que você teve ao longo da vida.

A seguir, vou listar alguns motivos para o surgimento de reações paranoicas em uma relação. Veja se consegue se identificar com alguma delas.

Comportamentos estranhos do parceiro

Em algumas relações, a outra pessoa reproduz atitudes que geram insegurança e desconfiança, como sumiços, falta de comunicação, tentativas forçadas de ciúmes, traições, mentiras, entre outras. Nesses casos, seus comportamentos são apenas reações às atitudes alheias.

Assim, há duas opções. A primeira delas é tentar resolver os problemas, mostrando como você se sente desconfortável com isso. Já em certas situações, não dá para resolver essas incompatibilidades facilmente e, talvez, a melhor decisão seja o término. Desse modo, você evita que se torne um relacionamento abusivo.

Novos relacionamentos

Algumas pessoas podem se sentir naturalmente inseguras em determinadas situações, principalmente no início do relacionamento. Afinal, tudo é muito novo e nem sempre é fácil saber como lidar com novas interações sociais, ainda mais quando se trata do campo romântico.

Ter uma conversa franca para explicar suas principais inseguranças pode resolver esse problema. Além disso, estabelecer limites e aceitar que você não precisa saber sempre como agir em situações novas são passos importantes.

Traumas de um antigo relacionamento abusivo

Às vezes, toda essa paranoia pode surgir como consequência de um relacionamento passado que não foi tão agradável. Algumas pessoas chegam a novas relações com marcas de acontecimentos abusivos. Logo, ficam sempre em alerta para se prepararem caso algo ruim aconteça.

O mesmo pode ocorrer com quem presenciou um relacionamento abusivo de perto, como o dos pais. Portanto, buscar maneiras de lidar com esses traumas é importante para não afetar o relacionamento atual.

Além disso, convencer-se de que você tem todo o direito de viver uma relação saudável, após superar todos os abusos sofridos anteriormente, pode ser um alívio para a sua mente curtir esse novo amor em paz.

Como controlar a paranoia no relacionamento?

Quer aprender como lidar com essa paranoia no dia a dia e evitar problemas no relacionamento? Confira algumas atitudes benéficas!

Aprenda a dominar os pensamentos negativos

Um pensamento disfuncional surgiu do nada e não condiz com a realidade? É importante trazer a mente para o agora e se convencer de que essa é só uma ideia negativa e que não é verdadeira.

Falando assim, parece fácil, mas eu sei que não é. Esse deve ser um exercício diário, até que se torne um hábito. A meditação, inclusive, é uma prática excelente para ajudar no controle dos pensamentos.

Pare com a obsessão com qualquer coisa

É difícil não ter comportamentos obsessivos quando se pensa direto em determinado assunto, não é? Mas se lembra da dica anterior? Agora, é hora de praticá-la com um novo foco: não deixar que coisas simples façam você pensar compulsivamente nisso.

Por exemplo, às vezes, quando a pessoa amada olha para alguém ao lado, é simplesmente um olhar, sem nenhuma intenção por trás. Quando notar que vigiar a forma como o parceiro olha para os outros está se tornando uma obsessão, lembre-se novamente de racionalizar e evitar se preocupar sem motivos.

Busque um confidente

Você consegue conversar com outras pessoas sobre esse assunto? Escolher alguém de confiança e que dá abertura para falar sobre as suas inseguranças é mais uma prática excelente.

Isso porque colocar os sentimentos para fora permite o alívio da angústia, ao mesmo tempo em que verbalizar pode ajudar você a perceber como alguns pensamentos são irracionais. Conhecer o ponto de vista de outras pessoas sobre a situação também é algo benéfico.

Faça terapia

Saiba que é possível procurar ajuda sempre que você sentir que está perdendo o controle dos pensamentos e que não está agindo como gostaria. Fazer psicoterapia com um profissional qualificado faz toda a diferença no acompanhamento desse problema e na busca por soluções viáveis.

Como você viu, a paranoia no relacionamento pode trazer bastante sofrimento para ambas as partes. Por isso, definir estratégias para controlar os pensamentos negativos e os comportamentos impulsivos contribui para restabelecer o bem-estar e criar uma relação saudável.

Gostou desse tema? Então, veja também o que fazer para encontrar um relacionamento saudável e ser feliz no amor!

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN