fbpx

Entenda o que é Transtorno de Personalidade Borderline!

Voltar para BLOG DOCKHORN

Entenda o que é Transtorno de Personalidade Borderline!

A vida é feita de altos e baixos, e as emoções não fogem dessa regra — em um dia estamos felizes; no outro, a tristeza bate na nossa porta, e assim segue. No entanto, há situações em que essas variações entre dias cor-de-rosa e em escalas de cinza saem do padrão, como no caso de uma pessoa com Transtorno de Personalidade Borderline.

Continue a leitura para entender mais sobre o assunto!

O que é o Transtorno de Personalidade Borderline?

Também chamado de Transtorno de Personalidade Limítrofe, Síndrome de Borderline ou apenas “Border”, o Transtorno de Personalidade Borderline é um distúrbio caracterizado por instabilidade emocional nos relacionamentos e na autoimagem do paciente.

De acordo com um estudo publicado na Nature Reviews Disease Primers, cerca de 1,7% da população geral apresenta esse diagnóstico. Entre os pacientes que estão em clínicas ou hospitais psiquiátricos, ainda segundo o levantamento, de 15% a 28% sofrem do transtorno.

O termo “Borderline” pode ser traduzido para “No Limite”, pois quem tem TPB (comumente chamado de “Border”) parece viver no limite das emoções. Um pequeno gatilho é capaz de desencadear fortes reações emocionais — gatilho esse que, em pessoas sem o transtorno, passaria despercebido.

Quais são os sintomas do TPB?

Para receber o diagnóstico de Transtorno de Personalidade Borderline, é preciso que o paciente tenha cinco ou mais das seguintes características:

  • raiva e medo do abandono (seja real, seja imaginário);
  • grandes alterações de humor que duram de algumas horas a, no máximo, alguns dias;
  • senso de “eu” e autoimagem instável;
  • impulsividade em ao menos duas áreas prejudiciais (drogas, sexo inseguro etc.);
  • sentimentos duradouros de vazio;
  • relacionamentos (afetivos, familiares e de amizade) instáveis, intensos e/ou superficiais, com momentos de idealização e desvalorização;
  • sentimentos intensos de raiva e/ou problemas para controlá-la;
  • pensamentos paranoicos e/ou dissociação causada por estresse.

Quais as possíveis causas do TPB?

Entenda algumas das possíveis causas do Transtorno de Personalidade Borderline.

Estresses durante a primeira infância

É comum entre os pacientes com TPB o relato de situações estressantes na infância: convívio com familiares de personalidade difícil, ambiente de brigas constantes, até traumas de abuso emocional, verbal, físico e sexual. Inclusive, esse contexto pode contribuir para outras síndromes, como o Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT).

Tendências genéticas

A doença em si não é genética, mas a forma de lidar com as situações de estresse pode ser. Certas pessoas, em especial as Borders, apresentam tendências genéticas de ter respostas excessivas às situações de estresse do ambiente — portanto, esse transtorno parece ter um componente hereditário.

Alterações neuronais

Modificações no próprio cérebro também podem ser um sinal de TPB. Isso ocorre devido à parte do cérebro que regula as emoções, que são menores e mais ativas na pessoa Border (podendo explicar a intensidade dos sentimentos), e a parte que regula o autocontrole, que também é menor (explicando a impulsividade).

Como tratar o Transtorno de Personalidade Borderline?

O tratamento do Transtorno de Personalidade Borderline ocorre principalmente a partir de psicoterapia e do uso de fármacos (remédios) que auxiliam na saúde mental.

Psicoterapia

A psicoterapia é a primeira e mais importante forma de tratar a pessoa Border. Por ser uma doença sem cura, o paciente deve entender como funciona e como lidar com ela. Nesse processo, o terapeuta é de suma importância para evitar recaídas e para que o indivíduo consiga viver com mais equilíbrio.

Medicamentos

Remédios também ajudam o paciente com TPB, à medida que regulam o organismo de forma que os hormônios e as partes desarmoniosas sejam equilibradas.

Em suma, o Transtorno de Personalidade Borderline pode causar sofrimento. Mas com a ajuda certa e o diagnóstico feito por profissionais capacitados, o Border é capaz de levar uma rotina equilibrada e desenvolver todo o seu potencial.

E aí, gostou de saber mais sobre o Transtorno de Personalidade Borderline? Para acompanhar mais conteúdos como este, basta curtir nossa página no Facebook!

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN