fbpx

TDAH no trabalho: confira 7 dicas para lidar

Voltar para BLOG DOCKHORN

TDAH no trabalho: confira 7 dicas para lidar

Cada vez mais, estudos mostram que o Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade, conhecido pela sua sigla TDAH, influencia as pessoas. E isso vai muito além da infância, o que nos faz pensar em como lidar com o TDAH no trabalho.

Mais de quatro em cada dez pessoas no mundo levam esse transtorno para a vida adulta com o quadro completo de sintomas, o que interfere em diversos aspectos laborais. Por causa disso, o profissional com esse transtorno pode desde esquecer pequenas tarefas rotineiras até perder o emprego.

Então, neste artigo, resolvi falar sobre as formas de lidar com o TDAH no trabalho. Acompanhe!

1. Dialogue com seu superior

É muito importante que seus gestores tenham conhecimento do seu diagnóstico. Ao estarem por dentro do contexto, eles saberão como lidar de forma mais prática com as diversas circunstâncias decorrentes do TDAH no trabalho. Além disso, haverá a maior compreensão dos picos de atividade e dos demais sintomas do transtorno.

2. Use uma agenda

Um dos maiores problemas do TDAH no trabalho é o esquecimento de tarefas, sejam pequenas, sejam grandes. Por isso, ter um controle dos eventos previstos para o dia é essencial. Nesse sentido, é bom contar com uma agenda, física ou digital, em que você possa anotar os principais acontecimentos, encontros, reuniões, entre outras situações.

3. Faça listas

Com o uso da agenda, você consegue se lembrar do prazo de entrega de cada tarefa. Mas o que é para ser feito? Se essa é uma pergunta difícil de ser respondida, vale a pena começar a utilizar uma lista. Assim, as etapas que devem ser realizadas ficam bem claras. Dá para fazer as listas na agenda mesmo ou em um bloco específico.

4. Defina lugares específicos

Outra estratégia para evitar o esquecimento, especialmente de objetos como chaves ou documentos importantes, é a definição de lugares específicos para guardá-los. Assim, quando for necessário acessá-los, o lugar onde eles ficam estará bem limitado, fazendo com que você os ache facilmente.

5. Adapte-se ao seu ritmo

Cada pessoa, mesmo que neurotípica do ponto de vista da saúde mental, tem um ritmo de trabalho próprio. No caso de alguém com TDAH, isso fica ainda mais claro. Portanto, é importante observar alguns pontos na sua rotina, que podem servir de bússola para você adaptá-la e melhorar sua produtividade. Por exemplo:

  • Em qual momento do dia você consegue se concentrar mais?
  • Quando o seu nível de hiperatividade costuma aumentar?
  • E quando não consegue focar as tarefas?

6. Crie um ambiente agradável

O espaço ao redor influencia qualquer pessoa, especialmente as que têm Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade. Com isso em mente, é essencial que esse ambiente seja confortável e planejado para não haver tantas interferências e diminuir o estresse. Sentindo-se bem no local de trabalho, o foco e a atenção são favorecidos.

7. Elabore metas de curto, médio e longo prazo

Para que você não se perca e consiga manter o foco em algo específico, é muito importante traçar diferentes tipos de metas. Essa é uma maneira eficaz de definir uma rota de ação e não sair da rotina, ajudando também no alcance dos seus objetivos profissionais.

Por fim, vale destacar que nem tudo é negativo no mundo de quem tem esse transtorno. Muito pelo contrário! O profissional, com ajuda de um psicólogo e dos próprios gestores, pode potencializar características e habilidades para se tornar mais funcional e produtivo.

Algumas vantagens trazidas por pessoas com TDAH no trabalho são criatividade, espontaneidade e energia. O hiperfoco, dependendo da atividade, também pode trazer benefícios para o colaborador e para a empresa.

E que tal conferir mais sobre esse assunto? Aproveite e veja um artigo completo em que explico como o TDAH se manifesta em adultos.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN