Afinal, o que é a Síndrome de Fregoli? Entenda!

Afinal, o que é a Síndrome de Fregoli? Entenda!

A forma como os transtornos mentais se manifestam costuma variar bastante. Há uma série de síndromes e diagnósticos possíveis para mudanças de comportamento, além de estudos para entender suas causas. Um exemplo que ainda gera bastante dúvida é a Síndrome de Fregoli.

Conhecer os sinais de uma doença mental é o primeiro passo para buscar a ajuda certa e iniciar o tratamento. Acompanhe e entenda mais sobre essa síndrome, seus sintomas, suas causas e como ocorre o tratamento.

O que é a Síndrome de Fregoli?

Reconhecida primeiramente em 1927 por Courbon e Fail, psiquiatras franceses, essa síndrome descreve um paciente que acredita que está sendo perseguido por alguém que assumiu o lugar de pessoas conhecidas. O primeiro caso registrado foi de uma jovem parisiense que acreditava que duas atrizes a estavam seguindo, mas disfarçadas.

O nome, por sua vez, foi dado como referência ao ator italiano Leopoldo Fregoli, que era muito conhecido por suas imitações nos palcos.

A Síndrome de Fregoli é considerada um Transtorno Delirante de Identificação (TDI), uma categoria que engloba diversas síndromes. Caracteriza-se principalmente pela ilusão de perseguição, o que leva ao comportamento paranoico e potencialmente hostil.

Outros sintomas comuns associados são perda de memória visual, dificuldade ou incapacidade de controlar impulsos, além de episódios de epilepsia.

Quais são as causas da Síndrome de Fregoli?

Ainda não é possível apontar uma causa clara para essa síndrome que afeta a saúde mental, sendo considerados vários fatores como parte do diagnóstico. As primeiras tentativas de diagnóstico, antes de haver aparelhos para exames neurológicos aprofundados, explicavam a síndrome com base na teoria psicodinâmica.

Uma das causas mais comuns identificadas nos pacientes é algum dano cerebral extenso, particularmente nas regiões parietais e frontais direitas — algo comum em outras síndromes de delírio similares. Há também a teoria de que ela esteja diretamente relacionada à esquizofrenia.

Apesar disso, a síndrome também pode se manifestar em pessoas sem histórico de doenças neurológicas e com hábitos saudáveis. Existem casos em que ela vem à tona após um evento traumático e/ou quadro de depressão.

O diagnóstico é estritamente clínico, baseado em uma combinação de relatos de pessoas próximas e exames neurológicos. Se você identificar os sinais em si ou em pessoas próximas, o ideal é buscar ajuda médica para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.

Como é feito o tratamento da Síndrome de Fregoli?

Sendo um transtorno com causa neurológica, o mais comum é que, depois do diagnóstico, um psiquiatra receite medicamentos antipsicóticos e antidepressivos. Para pacientes que também apresentam episódios de convulsão, serão receitados medicamentos antiepiléticos.

Como parte do acompanhamento clínico, um psicoterapeuta também vai conversar com o paciente. À medida que a medicação fizer efeito, ele também poderá trabalhar questões associadas ao transtorno e identificar estratégias para minimizar sintomas prejudiciais para sua vida.

A Síndrome de Fregoli ainda requer bastante estudo para melhorar seu diagnóstico e seu tratamento. Estar de olho nos seus sinais é o primeiro passo para buscar a ajuda necessária e evitar que essa síndrome prejudique seu bem-estar.

Tem mais alguma dúvida sobre a Síndrome de Fregoli ou sobre saúde mental em geral? Deixe um comentário com sua pergunta logo abaixo.