Saiba como a orientação de carreira pode ajudar a alavancar a sua vida profissional
A orientação de carreira é uma etapa essencial para quem quer se encontrar profissionalmente. Seja para os jovens que estão decidindo qual faculdade cursar, seja para pessoas mais maduras e estabelecidas no mercado que desejam fazer algo diferente, o acompanhamento de um psicólogo faz muita diferença nessas horas.
Nesse processo, a pessoa tem acesso a um método consolidado que ajuda a identificar o seu perfil, a entender suas aptidões e em quais carreiras há mais chance de sucesso. E, aqui, não se define trajetória profissional bem-sucedida apenas com base no crescimento na carreira ou no dinheiro ganho, mas também na satisfação em desempenhar determinada atividade.
Quer entender um pouco mais como funciona a orientação de carreira, para quem ela é indicada e os principais benefícios dessa experiência? É pra já!
Quais as dificuldades de escolher uma carreira?
Apontada como uma das causas para a evasão universitária e até mesmo para a insatisfação com o trabalho, a falta de orientação de carreira afeta estudantes e profissionais que, ao que tudo indica, seriam mais felizes em outras áreas.
É comum um indivíduo se sentir inseguro e pensar em trocar de profissão. Existem vários casos de pessoas que, embora sejam bem-sucedidas em suas carreiras, desejavam fazer algo diferente, seja para contribuírem mais com a sociedade, seja para se satisfazerem mais com o trabalho ou alcançarem um propósito com suas atividades.
Nem sempre é fácil tomar a decisão de repensar a carreira, mas a psicologia está aí para auxiliar nesse sentido. Há profissionais capacitados a desenvolverem um processo de orientação embasado nas melhores práticas internacionais, que realmente ajudam a fazer dessa mudança de rumo um caminho em direção à realização com o trabalho.
Quais os benefícios da orientação de carreira?
A busca por esse tipo de orientação começa na adolescência, mas pode se estender por outras fases da vida. Por exemplo, graduandos que desejam mudar de curso, profissionais já estabelecidos que decidem atuar em outro segmento ou mesmo aqueles que querem dar novos rumos ao trabalho que já desenvolvem, sem necessariamente trocarem de área.
Mas você faz ideia do quanto pode ser benéfico contar com uma orientação de carreira? Olha só alguns pontos que eu separei!
Autoconhecimento
Conhecer-se a fundo é fundamental, pois diminui a ansiedade que costuma aparecer na hora de tomar uma decisão em relação à profissão. Quem sabe do que gosta, o que quer para si, bem como o que não aprecia e não deseja, está mais perto de escolher uma carreira que gere um sentimento de realização. O processo de orientação pode ajudar nisso.
Segurança
A orientação também traz mais segurança para quem está em dúvida ou procura um direcionamento mais claro sobre qual rumo seguir. Muitas vezes, decidir por conta própria é difícil e pode levar a erros. Compartilhar os anseios com outras pessoas — desde que preparadas para transmitirem boas referências — é útil para fazer a melhor escolha.
Autoconfiança
A orientação de carreira contribui também para que as pessoas entendam quais são suas competências, habilidades e características mais relevantes, o que acaba direcionando para profissões que tenham relação com isso. Assim, a autoconfiança surge na hora de se preparar e desempenhar as atividades da área escolhida.
Redução de ansiedade
As informações transmitidas durante a orientação de carreira ajudam o indivíduo a organizar o fluxo de pensamentos e a elaborar um plano para chegar aonde deseja. Isso reduz muito a ansiedade, que geralmente surge das dúvidas e da falta de estabilidade.
Como um profissional pode ajudar na orientação de carreira?
Um psicólogo que atue na orientação vocacional — prática que surgiu nos Estados Unidos há mais de 100 anos — tem, basicamente, duas “macrotarefas”: a primeira é estimular a pessoa a refletir a respeito de si mesma e da realidade em que vive, e a segunda é pedir a ela que analise as prováveis consequências de suas escolhas em relação à vida profissional.
Por sua vez, elas se desdobram em “microtarefas” que, pouco a pouco, vão direcionando para uma escolha mais específica. Entre elas, destacam-se testes vocacionais, entrevistas e definição de um perfil, todas etapas fundamentais para que a orientação de carreira seja bem-sucedida.
Em geral, uma espécie de relatório é produzido ao fim do processo, com recomendações acerca das áreas do conhecimento mais indicadas para aquela pessoa, assim como alguns exemplos de profissões nas quais ela potencialmente se encaixaria melhor.
No mínimo, o cliente sai das sessões entendendo mais a respeito de seu perfil e tem condições de escolher, a seu tempo, o melhor caminho a seguir.
Qual a importância da orientação nas várias fases da vida?
Como já mencionei, a orientação de carreira pode ocorrer em qualquer fase da vida. Afinal, não precisamos nos dedicar à mesma profissão durante toda a nossa trajetória. Inclusive, há uma série de vantagens em fazer essa troca, mesmo após anos de vivências no mercado. Entre elas:
- trabalhar de maneira mais engajada, já que é algo que desperta em você um alto nível de interesse (caso contrário, não teria trocado o certo pelo duvidoso);
- adquirir experiência em uma nova área, o que pode colocar você como a pessoa ideal para uma gama de oportunidades de emprego no futuro;
- mostrar aos empregadores que você é flexível e não teme mudanças;
- atuar em um novo segmento, o que traz a oportunidade de conhecer um grupo de pessoas totalmente diferente e expandir a rede de contatos.
No entanto, mais uma vez destaco a importância de realizar essa mudança de forma planejada, embasada e com o suporte profissional necessário. É aí que entra a orientação de carreira, uma etapa fundamental e que deve ser conduzida por um psicólogo qualificado para desempenhar esse papel.
Ao longo do artigo, procurei explicar como funciona o processo de orientação de carreira e como pessoas em qualquer fase da vida podem passar por essa experiência para encontrarem o melhor caminho profissional a seguir. Espero que tenha gostado!
E você, já pensou em buscar novos ares profissionais? Está com dificuldades para lidar com essa decisão? Entre em contato conosco agora mesmo e tire suas dúvidas!
Deixe um comentário