Como vencer o medo de fazer terapia? Nós te ajudamos!
Muitas pessoas têm medo de fazer terapia, e esse sentimento pode vir dos mais variados motivos e preconceitos construídos sobre o processo terapêutico. Você também fica com um pé atrás de iniciar um tratamento psicológico?
Esse pode ser um grande problema quando os objetivos são encontrar a estabilidade emocional, ter mais autoconhecimento e evoluir como pessoa, pois esse medo traz bloqueios para uma prática que é muito benéfica.
Quer saber como vencer o medo de fazer terapia e começar a aproveitar os benefícios de buscar ajuda profissional? Neste post, trouxe algumas dicas para você seguir e ficar mais leve. Confira!
Entenda o que provoca o medo
O primeiro passo é entender de onde vem esse medo. É o receio de passar por um julgamento? É o temor de não conseguir mudar mesmo com a terapia? É a insegurança de falar sobre coisas pessoais com quem ainda não conhece você? É alguma história que você ouviu e não gostou?
Existem várias razões que podem gerar certa desconfiança com relação à psicoterapia. Inclusive, conversar sobre elas com um psicólogo é uma boa forma de começar a superar esse sentimento.
Essa é uma pauta interessante em uma primeira sessão, na qual você pode ir apenas para conhecer. Assim, é possível quebrar alguns tabus e entender melhor, na prática, o que é a psicoterapia. No entanto, para identificar o medo, é importante parar para avaliar qual é a sua origem.
Conheça o processo terapêutico
Muitas pessoas também não conhecem o processo terapêutico e criam uma ideia totalmente diferente do que é a psicoterapia. Para começar, é preciso ressaltar que existem várias abordagens quando falamos em tratamento psicológico.
Uma das mais utilizadas atualmente é a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC). Nesse caso, o psicólogo estabelece uma conversa, apresentando uma escuta ativa e fazendo questões de acordo com o assunto que o paciente traz.
A ideia não é apontar uma solução para todos os problemas da vida da pessoa nem fazê-la passar por todo o processo sozinha. O intuito da TCC é ajudar a olhar uma situação por diferentes perspectivas, observando-a de forma mais realista.
Além disso, o psicólogo auxilia o paciente a encontrar estratégias para aceitar os sentimentos, identificar meios de fazer com que eles não causem tanto sofrimento e aprender a viver com mais equilíbrio no dia a dia.
Veja os benefícios da terapia
Ao contrário do que muita gente diz, terapia não é coisa para “louco”. Qualquer pessoa pode aproveitar dessa prática, apresentando ou não algum transtorno mental. Afinal, ela traz diversos benefícios, como:
- desenvolvimento de habilidades para lidar com problemas;
- inteligência emocional;
- aprendizados sobre si, as outras pessoas e a vida;
- melhoria nos relacionamentos interpessoais;
- ajuda para focar os objetivos e a encontrar propósitos de vida;
- alívio de estresse, fobias e demais problemas capazes de interferir no cotidiano.
Viu só como vencer o medo de fazer terapia pode ser muito benéfico para a sua vida? Para isso, é fundamental entender o que causa esse sentimento, permitir-se conhecer mais sobre o processo terapêutico e levar em consideração os ganhos cientificamente comprovados dessa prática.
Sabe um assunto que tem tudo a ver com vencer o medo de fazer terapia? As crenças centrais! Entenda o que elas são e como a TCC pode ajudar a superá-las!
Deixe um comentário