fbpx

Você está passando por estes 5 sinais da síndrome do impostor? Saiba o que fazer!

Voltar para BLOG DOCKHORN

Você está passando por estes 5 sinais da síndrome do impostor? Saiba o que fazer!

Você costuma ter pensamentos de que não é tão eficiente no que faz, mesmo que sua carreira seja bem-sucedida? Ou, então, que alguém que você considera ser mais competente pode lhe desmascarar a qualquer momento? Se sim, preste atenção! Esses podem ser sintomas da famosa síndrome do impostor.

Apesar de bastante conhecida, essa síndrome ainda não é um transtorno mental reconhecido pela DSM-5. Mas isso não significa que ela não exista, certo? Inclusive, pesquisas a respeito do tema vêm sendo desenvolvidas há mais de 40 anos.

Neste artigo, vou mostrar cinco sinais que uma pessoa pode apresentar quando tem a síndrome do impostor. Continue a leitura para saber mais!

Confira os sinais da síndrome do impostor

Os tópicos abaixo vão ajudar você a identificar se esse problema entrou na sua vida. Acompanhe!

1. Você tem tendência a trabalhar demais

Muitas pessoas que convivem com a síndrome do impostor — sem nem ao menos perceberem — costumam fazer um esforço exagerado para cumprir tarefas, desenvolver projetos ou desempenhar qualquer atividade no trabalho. É como se elas sentissem que não merecem o reconhecimento que têm, ou mesmo a oportunidade que receberam de ter determinado emprego ou cargo na empresa em que atuam.

Assim, a síndrome começa a agir. O indivíduo direciona uma energia demasiada para executar tarefas simples, que nem sempre requerem tamanha dedicação para serem concluídas com sucesso. Isso gera problemas como estresse, estafa e a conhecida Síndrome de Burnout (ou Síndrome do Esgotamento Profissional, como também é chamada).

2. Outras vezes, você tende a procrastinar

O contrário da prática que eu mencionei acima é mais um possível sinal da síndrome do impostor. Estou falando de deixar as tarefas para a última hora e, às vezes, até mesmo executá-las sem a dedicação necessária. A chamada procrastinação, nesse caso, pode ser explicada.

É que, muitas vezes, justamente por não se sentir merecedora, a pessoa desenvolve um sentimento de que o trabalho dela não é bom o suficiente. E, deixando para depois, acaba adiando também as inevitáveis críticas que receberá.

O pouco esforço em desempenhar as tarefas se justifica, inconscientemente, como uma forma de não perder tempo e dispender energia em uma atividade que não será bem avaliada, seja qual for o resultado.

3. Você se compara com os outros — e sempre perde

Já reparou se você tem mania de comparação? Pois saiba que esse pode ser outro sinal da síndrome do impostor, especialmente se “a grama do vizinho sempre parece mais verde”.

Quando você só vê qualidades no trabalho dos colegas e defeitos nos seus, mesmo que receba elogios frequentes e tenha uma boa convivência com todos no ambiente profissional, talvez algo esteja errado.

Observar o que há de bom no trabalho alheio tem o seu lado positivo. No entanto, fazer comparações nas quais você sempre sai perdendo promove sentimentos negativos. Use essa percepção a seu favor e procure se inspirar pelo que os outros fazem, se o trabalho dos colegas for realmente qualificado.

4. Você tem medo que alguém lhe desmascare

Um indivíduo que se vê como uma espécie de farsante, naturalmente, tem receio de ser descoberto. Você se identifica? Está aí mais um indício da presença da síndrome do impostor na sua vida. Os problemas são vários, e começam pela angústia provocada pelo medo, que é capaz de paralisar.

Pessoas que sofrem com esse sentimento passam por dificuldades na vida profissional, já que temem ser avaliadas e, portanto, dão preferência a tarefas — e até mesmo a profissões — de menor visibilidade. Isso dificulta o desenvolvimento profissional e interrompe o crescimento na carreira.

5. Autossabotagem é algo rotineiro para você

A autossabotagem está próxima da procrastinação, mas há um diferencial: trata-se da certeza do fracasso. Isso faz com o que o esforço para qualquer tarefa seja mínimo e, na prática, leva a resultados realmente ruins.

O problema, aqui, vai além da ideia que a pessoa com síndrome do impostor tem de si mesma. Afinal, por se julgar incapaz de realizar um bom trabalho, a autossabotagem, de fato, compromete a qualidade das entregas — o que acaba por confirmar a percepção que se tem a próprio respeito, ainda que artificialmente.

Esse é um dos mais graves sinais da síndrome, uma vez que existe a possibilidade de a situação ser transportada para o mundo real. As possíveis consequências são, por exemplo, desligamento de uma empresa e futuras dificuldades profissionais, financeiras e sociais. Sem falar na questão psicológica, que pode ser agravada.

Veja dicas para superar a síndrome do impostor

Se você acredita que vem passando por situações parecidas, confira as dicas a seguir:

  • procure aconselhamento com profissionais da mesma área que sejam mais experientes e em quem você confie;
  • faça um esforço para reconhecer suas qualidades;
  • perceba defeitos reais eventualmente apresentados no seu trabalho e procure melhorar;
  • observe se as metas e os objetivos traçados são realistas e realizáveis;
  • tente ficar em paz com você, pois ninguém é perfeito.

Entenda como a psicoterapia pode ajudar

Se as dicas acima não surtirem efeito, tudo bem! Saiba que a psicoterapia é uma das alternativas para vencer a síndrome do impostor. Com o apoio de um psicólogo, é perfeitamente possível compreender quais são suas capacidades e encontrar meios de analisar seu verdadeiro potencial profissional.

A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), método utilizado na Psicologia Dockhorn, é uma das maneiras de tratar o problema. A partir de uma abordagem colaborativa, o paciente contribui diretamente nas sessões e passa a assimilar de forma mais clara e verdadeira as situações que vivencia. Assim, dá para começar a agir e levar uma vida mais feliz.

Ao longo deste artigo, procurei apresentar os sinais mais recorrentes no dia a dia de uma pessoa que vive a síndrome do impostor. Afinal, é um problema sério — que pode afetar até 70% das pessoas bem-sucedidas na vida profissional — cuja solução se encontra na psicoterapia. Espero ter ajudado a esclarecer o assunto e me coloco à disposição para auxiliar em sessões personalizadas, com empatia e respeito a cada caso.

Entre em contato agora mesmo e tire suas dúvidas!

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN