fbpx

Pressão para casar: 4 dicas para lidar melhor com ela

Voltar para BLOG DOCKHORN

Pressão para casar: 4 dicas para lidar melhor com ela

O vestido branco, o buquê, a música, toda essa cena permeia o imaginário social e cria uma série de expectativas, até o ponto em que elas criam uma enorme pressão para casar. A família, o parceiro, os amigos e a própria sociedade podem colocar esse peso em torno do casamento.

Mesmo falando com uma pessoa estranha, não é raro que ela pergunte “mas você não casou?”, sem se dar conta de como isso pode ser incômodo. Porém, como com qualquer pressão social, é importante aprender a lidar com esses sentimentos e tomar a decisão que seja a melhor para sua vida.

Está com dificuldades nesse sentido? Tente seguir estas dicas para lidar com a pressão para casar:

1. Veja se e por que deve se casar

No fim das contas, a pergunta mais importante é: “você quer casar?”. Parece simples, mas é uma questão que exige muita reflexão. Mostrar sinceridade para si é o primeiro passo para poder falar honestamente sobre seus desejos.

Se a resposta for sim, então isso leva à outra pergunta: “por que você quer se casar?”. De novo, a sinceridade é a chave. É por que os anos estão passando? Por que já está com alguém há muito tempo? Gravidez? Dependência emocional? Qualquer que seja a razão, será mais fácil tomar a decisão certa se você entendê-la.

2. Conheça suas reais vontades

É sempre bom lembrar que o casamento não é tudo na vida. Trabalho, hobbies e outras responsabilidades devem estar em sua mente na hora de tomar essa decisão, pois ela afeta todos esses pontos. Se algo é importante para você, a pressão para casar não deve te fazer largar isso.

Se você tem um objetivo, como progredir em sua carreira ou continuar se aprofundando em alguma área de interesse, deixe isso claro antes de se casar. A vida a dois envolve fazer acordos, mas saiba em quais pontos você não deve ceder.

3. Não tenha pressa

A forma mais comum de pressão antes do casamento é o tempo. Idade, tempo de relacionamento, tudo que faz parecer que já “passou da hora”. É justamente isso que leva muitas pessoas a se casarem por impulso ou se acomodarem em relacionamentos insatisfatórios.

Felizmente, a verdade é que não há cedo nem tarde para casar. Depois de encontrar alguém, sentir que é a hora e a outra pessoa corresponder, aí sim você poderá fazer essa união e ter um relacionamento saudável.

4. Fale com alguém de sua confiança

Colocar seus sentimentos em palavras quase sempre ajuda a processá-los. Coisas que você não entende de imediato podem ficar bem mais claras ao conversar com alguém. E, se ainda assim não funcionar, falar com uma pessoa de fora te dará outra perspectiva sobre o assunto. Pode ser um amigo de confiança ou um psicólogo, dependendo do seu contexto.

A pressão para casar é algo real e que pode causar grande angústia. Reconhecer de onde vem essa pressão é o primeiro passo para separá-la dos seus próprios sentimentos e decidir se o casamento é mesmo o que você deseja.

Se você quer mais informação para lidar com suas emoções nesse momento, veja também este artigo sobre como lidar com a pressão psicológica no casamento.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN