fbpx

Será que estou em um ambiente de trabalho tóxico? Observe 6 sinais!

Voltar para BLOG DOCKHORN

Será que estou em um ambiente de trabalho tóxico? Observe 6 sinais!

Diversos fatores do dia a dia podem estar prejudicando a sua saúde mental sem que você se dê conta. Já parou para pensar nisso? Esse é o caso de profissionais que atuam em um ambiente de trabalho tóxico.

Nem sempre é fácil perceber que o lugar onde você trabalha não está fazendo bem para a sua saúde. Afinal, é comum as pessoas acreditarem que o ambiente profissional possa trazer algumas frustrações, principalmente pela convivência com indivíduos muito diferentes. No entanto, até esses incômodos cotidianos precisam ter um limite.

Neste post, vou apresentar alguns sinais de que um ambiente de trabalho está se tornando tóxico para você e dar dicas de como lidar com essa situação. Acompanhe!

O que é um ambiente de trabalho tóxico?

Antes de considerar se o lugar onde você trabalha pode estar comprometendo a sua saúde mental, vale a pena entender, de fato, o que é um ambiente de trabalho tóxico, não é mesmo?

Pense em um espaço em que você se sente desconfortável de estar diariamente, que traz angústia e que provoca insegurança com as suas próprias habilidades ou sobre a sua carreira. Esse é um ótimo exemplo de um local de trabalho não agradável.

Ambiente de trabalho tóxico é o nome que se dá a um espaço que não está alinhado com o estilo de vida de um profissional, trazendo prejuízos à rotina, à medida que permanece no lugar. Locais como esses podem gerar aumento de ansiedade, desgaste emocional e vários outros tipos de mal-estar físico e psicológico.

Também vale considerar que esse desgaste pode ser resultado de situações eventuais, especialmente nos períodos em que o ambiente está mais movimentado. Porém, o lugar só se caracteriza como tóxico quando todo esse sentimento de tristeza, insatisfação e desconforto persiste por determinado tempo e não apresenta perspectivas de melhora.

Como saber se estou em um ambiente tóxico?

Agora consegue imaginar como funciona um ambiente tóxico? A seguir, entenda quais problemas costumam surgir quando uma pessoa fica muito tempo trabalhando em locais desse tipo.

1. Falta de entusiasmo nas atividades rotineiras

Você sente que a motivação está cada vez menor quando pensa no seu trabalho e nas atividades do dia a dia? Esse pode ser um sinal de que alguma coisa está sugando demais a sua energia e comprometendo a sua saúde mental.

Tudo bem ter alguns dias de desânimo. No entanto, quando essa falta de entusiasmo se torna frequente, principalmente com as atividades que fazem você feliz, é preciso considerar que algo não vai bem.

Pare para refletir como você se sente com o local onde trabalha, com os colegas de profissão, com os líderes e demais pessoas ou atividades que podem estar envolvidas com a sua vida profissional. Se prevalecem as emoções negativas, é um grande indício de que vale a pena fazer mudanças.

2. Insegurança em excesso

Você sente que o seu trabalho estimula os profissionais a darem sempre o melhor, ou o ambiente faz com que surjam mais inseguranças quanto aos seus conhecimentos, habilidades e, até mesmo, personalidade? Se a resposta foi a segunda opção, há um sério problema.

Ter muito medo de errar, de realizar as suas atividades, de falar algo que possa contribuir para melhores resultados, entre outras inseguranças, não é saudável. Isso, a longo prazo, cria uma enorme pressão sobre a autoestima e favorece muito o estresse com a rotina.

3. Situações frequentes de fofoca e bullying

A falta de conexão entre as pessoas que trabalham em um mesmo local também pode deixar o ambiente muito desconfortável. Rola muita fofoca e até bullying entre os seus colegas de trabalho? Se sim, é outro sinal de que o lugar não está contribuindo para o seu bem-estar.

Por mais que você não seja o alvo das fofocas e dos comentários negativos, estar em um ambiente que traz muitas críticas desnecessárias, competições e atitudes passivo-agressivas pode ser, sim, prejudicial ao seu bem-estar e para a harmonia coletiva.

Dessa forma, não demora muito para que o local tenha cada vez mais situações tensas, conflitos frequentes e se torne mais estressante. Sem contar que pode facilitar o surgimento de transtornos, como a Fobia Social.

4. Incompatibilidade com a cultura e os valores da empresa

Sabe quando o seu trabalho já não faz mais sentido para você? Isso pode acontecer porque as suas crenças não são compatíveis com a cultura e os valores da empresa. Persistir em um ambiente assim por muito tempo também não é uma boa ideia. Afinal, você vai começar a ter uma relação negativa com o seu trabalho a cada dia, tornando a rotina desequilibrada e desgastante.

Aos poucos, sua vida profissional não vai mais parecer como uma fonte de prazer e de motivação, tornando-se mais um peso para o seu dia a dia. E já dá para perceber o quanto situações desse tipo podem influenciar vários aspectos da sua vida, certo?

5. Ambiente com alta rotatividade de funcionários

Quer mais uma dica para observar se o seu ambiente de trabalho é tóxico? Veja como é a rotatividade de funcionários. Um emprego em que nenhum profissional consegue atuar por muito tempo provavelmente não está oferecendo boas condições.

Isso acontece com frequência quando o clima organizacional não é agradável e quando há também exploração dos profissionais, falta de entrosamento entre os colegas de trabalho e líderes que não contribuem para o desenvolvimento da equipe.

6. Líderes tóxicos

O que leva a mais um sinal de ambiente tóxico: a presença de líderes despreparados. Quando as pessoas que ocupam o cargo de liderança não conseguem guiar os colaboradores e as atividades do dia a dia de uma forma saudável, o local tende a se tornar insuportável.

Indícios de que isso ocorre são a sobrecarga de trabalho, que pode resultar em esgotamento emocional, abuso moral, atitudes que causam constrangimento ao próximo, entre muitos outros.

Isso vale tanto para os líderes que fazem exigências inadequadas quanto para aqueles que não têm boa organização e, portanto, não orientam sobre como devem ser as atividades de trabalho. Nesses casos, mesmo com uma cultura organizacional positiva, é difícil manter uma rotina com poucos problemas.

O que fazer para sair de um ambiente profissional tóxico?

Se você se identificou com um ou mais desses sinais citados, procure reavaliar o seu ambiente de trabalho. Existem alternativas para sair de espaços profissionais que estão ficando tóxicos. Para isso, é necessário ver quais são as mais viáveis para a sua carreira no momento. Algumas opções são:

  • realocação profissional — nos casos em que a carreira que você está seguindo não agrada mais;
  • mudança de emprego — em busca de novos ares profissionais que ofereçam mais benefícios a você;
  • conversa com o RH — algumas empresas oferecem abertura para uma troca de opiniões e sugestões, a fim de melhorar o clima organizacional.

Além disso, é preciso considerar as possíveis consequências de um ambiente de trabalho tóxico para a sua saúde mental, como aumento do estresse, insegurança, baixa autoestima, ansiedade e depressão. Por esse motivo, vale a pena também ir em busca de ajuda profissional, como psicoterapia, para ter mais bem-estar e qualidade de vida.

Gostou das informações? Então, compartilhe este artigo nas redes sociais para que os seus amigos também saibam como identificar um lugar tóxico!

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN