fbpx

Vazio existencial: veja 3 dicas de como lidar com isso

Voltar para BLOG DOCKHORN

Vazio existencial: veja 3 dicas de como lidar com isso

O vazio existencial é um sentimento bem desagradável, que provoca angústia e dá a sensação de que existe um grande buraco no meio do peito. Você se identifica com essa descrição? Pois talvez esteja enfrentando um período de muitos questionamentos na vida, principalmente com relação a sua existência e ao seu papel no meio em que vive.

O problema está quando o vazio existencial começa a trazer impactos na sua saúde mental e na forma como você se vê. Então, que tal saber como lidar melhor com esses sentimentos? Continue comigo neste post e confira três ótimas dicas!

O que é vazio existencial?

Já se perguntou para que você nasceu? Ou, então, por que sua vida é importante? Apesar de parecerem questionamentos inocentes, eles podem ter um grande impacto na autopercepção, principalmente em períodos mais pessimistas.

É nesse momento que surge o vazio existencial, aquela sensação de que nada mais faz sentido e que viver já não tem mais graça. Percebe o perigo desse tipo de pensamento? Quando ele dura muito tempo, pode ser fator de desenvolvimento de vários outros transtornos, como ansiedade e depressão.

De onde pode vir a sensação de vazio?

Esses questionamentos que geram o vazio existencial podem vir de diversas ocasiões do dia a dia, por exemplo:

  • estar em um trabalho ou em um curso do qual não gosta;
  • terminar um relacionamento;
  • morar longe de pessoas queridas;
  • vivenciar o luto;
  • ou, simplesmente, a sensação de que está faltando algo na vida, mesmo que todas as áreas estejam progredindo bem.

Como lidar com o sentimento de vazio existencial?

Então, o que fazer para lidar de uma vez por todas com esse sentimento indesejado? Vou mostrar algumas sugestões de práticas que você pode adotar no dia a dia. Veja!

1. Reconheça a presença do vazio

O primeiro passo para enfrentar qualquer problema é aceitar que ele existe. Assim, é possível conhecê-lo melhor e desenvolver estratégias para ele ir embora ou para que sua presença não seja tão prejudicial.

Sendo assim, está tudo bem aceitar que você está passando por um momento de vazio existencial e que isso pode ter diversas razões. Começar a ver a situação por essa perspectiva ajuda a diminuir a culpa e o sofrimento para que consiga encontrar novas soluções.

2. Busque o autoconhecimento

Conhecer-se sempre é uma ótima saída, pois dá a oportunidade de se relacionar melhor consigo. Além disso, o autoconhecimento é uma excelente maneira de lidar com os pensamentos intrusivos, que tentam diminuir o seu valor. Isso porque, ao entender melhor como funcionam as coisas dentro de você, muita coisa muda.

A partir daí, diversas estratégias para superar a fase de vazio existencial se tornam mais fáceis, como:

  • identificar quais pensamentos são coerentes com a realidade e quais não são;
  • encontrar novas aspirações;
  • praticar a autoaceitação;
  • melhorar a autoestima.

3. Cerque-se de pessoas que podem ajudar

Ter pessoas ao seu redor dispostas a ajudar você a lidar melhor com os momentos mais complicados faz toda a diferença. Afinal, elas podem te auxiliar a observar as situações por novas perspectivas, incentivar mudanças na rotina para evitar os gatilhos mentais e, é claro, fazer companhia para se divertir.

Viu só como é possível lidar com o vazio existencial e mudar a forma como você vê a vida no momento? Lembre-se de que também há a opção de contar com ajuda profissional para encarar esses questionamentos da melhor maneira e recuperar o ânimo com a vida.

Gostou do post? Então, acompanhe o Instagram, o Facebook e o LinkedIn da Psicologia Dockhorn para ficar por dentro de novos conteúdos.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN