Descubra como eliminar a autossabotagem
A autossabotagem é uma espécie de mecanismo que, quando ativo, nos impede de ir atrás do que realmente queremos. Começamos a nos questionar se somos capazes, merecedores ou competentes o suficiente para atingirmos determinada meta ou objetivo.
No entanto, é possível vencer esse obstáculo inconsciente que nosso cérebro coloca diante de nós. A chave é a gente saber detectar o comportamento sabotador e tomar consciência dele, bem como identificar o que está por trás disso e mudar hábitos que nos prejudicam.
Siga adiante com a leitura e aprenda a evitar a autossabotagem!
Indícios da autossabotagem
A autossabotagem tem alguns indícios bem definidos, que ajudam a entender quando temos esse comportamento. Veja mais detalhes sobre os principais sinais de que você está se sabotando.
Procrastinação
Procrastinar é deixar para depois algo que pode ser feito agora. Só que empurrar as tarefas e responsabilidades para outro momento leva a um acúmulo de demandas que devem ser cumpridas em prazos menores ou na última hora. O resultado? Entregas de baixa qualidade, atrasos ou, em casos extremos, até mesmo a não realização de uma tarefa.
Medo
Não é raro encontrar pessoas que têm vontade de realizar algo — como uma viagem, voltar a estudar ou sair da casa dos pais —, mas que ficam adiando seus sonhos por medo (geralmente irracional) das consequências que essa ação possa trazer.
Raiva
A raiva, muitas vezes, também está associada à autossabotagem. Há possíveis indícios de que, no fundo, por algum motivo, você sente que não merece ou não deve cultivar relações. Aqui, eu separei os seguintes:
- comportamentos raivosos direcionados a familiares e amigos;
- comunicação agressiva com as outras pessoas;
- busca por destruir relacionamentos que, em princípio, são positivos para sua vida.
Dicas para vencer a autossabotagem
Quando a pessoa percebe que se sabota, é comum se assustar com esse comportamento. Afinal de contas, do ponto de vista lógico, por que alguém faria algo para se prejudicar? Bom, as causas são várias: vão de traumas da infância a pensamentos infundados a respeito de suas próprias capacidades como indivíduo.
A boa notícia é que dá para vencer a autossabotagem. Preste atenção às dicas!
Reconheça o comportamento sabotador
O ponto de partida é reconhecer esse comportamento. Perceber-se como alguém que pratica a autossabotagem talvez seja aterrorizante em um primeiro momento, mas é libertador entender que se trata de algo que pode ser modificado.
Identifique o que está por trás da autossabotagem
A autossabotagem, em geral, está associada ao sentimento das pessoas em relação a eventos passados ou presentes e sua percepção em relação a si próprias e ao que as rodeia. O caminho mais indicado para melhorar costuma ser:
- entender a realidade do que ocorre no nosso entorno;
- promover o autoconhecimento;
- mudar o comportamento diante das diversas situações da vida.
Crie metas para conquistar os seus objetivos
Às vezes, pensar que nossos sonhos e objetivos são inatingíveis é uma forma de autossabotagem. De fato, é inútil imaginar que grandes realizações sairão do papel em questão de horas e sem muito esforço.
Porém, uma atitude que ajuda a vencer esse comportamento sabotador é planejar em detalhes o que se pretende fazer até chegar ao objetivo final. A criação de pequenas metas vai permitir que você alcance os seus sonhos, mesmo que em passos de formiguinha.
Mude seus hábitos
Entregar-se a velhos hábitos e aceitar a condição de que os objetivos e sonhos são inalcançáveis é a principal manifestação da autossabotagem. Pouco a pouco, dia após dia, é fundamental mudarmos as posturas que nos aprisionam: temos que deixar de lado a procrastinação, a comunicação agressiva e os medos de onde uma decisão pode nos levar.
Nem sempre uma pessoa consegue dar essa virada sozinha. É por isso que a Terapia Cognitiva Comportamental, por exemplo, está aí, pronta para oferecer o suporte necessário nessa jornada.
Pois bem, fica o alerta para que você não dê espaço para a autossabotagem na sua vida. Esse comportamento impede muita gente de atingir o seu potencial máximo e, portanto, deve ser banido. Se for preciso, busque ajuda especializada para superar esse obstáculo.
Gostou do artigo? Assine a nossa newsletter para acompanhar mais conteúdos sobre esse e outros temas relacionados à psicologia!
Deixe um comentário