fbpx

Entenda o que são Transtornos Alimentares e os principais tratamentos

Voltar para BLOG DOCKHORN

Entenda o que são Transtornos Alimentares e os principais tratamentos

Você sabia que problemas na alimentação podem acarretar maus hábitos e até dificuldades no dia a dia? Se você já ouviu falar sobre Transtornos Alimentares, também deve saber que as causas podem ter origem psicológica.

Os Transtornos Alimentares são uma alteração no comportamento. Ele fazem com que uma pessoa coma de forma inadequada, seja se alimentando em demasia, seja comendo menos que o necessário. Há vários tipos de transtornos, e eles ocorrem com mais frequência do que se imagina. A boa notícia é que hoje há mais conhecimento sobre o tema. Isso permite que vários profissionais possam tratar os pacientes com mais propriedade, principalmente os psicólogos.

Se você quer saber mais sobre o que são Transtornos Alimentares, seus sintomas e como eles podem ser tratados, continue lendo este post.

Principais Transtornos Alimentares

Problemas na alimentação não são incomuns, mas podem se tornar um risco grave à saúde, especialmente quando a origem é psicológica. A seguir, eu vou lhe apresentar os distúrbios alimentares de maior ocorrência.

Anorexia Nervosa

A anorexia é caracterizada pela excessiva perda de peso, em que se come menos que o necessário, ou não se alimenta, para emagrecer. Em geral, esse distúrbio alimentar é resultado de uma alteração na autoimagem, fazendo com que se perceba acima do peso.

Alguns sintomas característicos da anorexia envolvem o intenso medo de ganhar peso, mudanças constantes de humor e ansiedade. O resultado é que, além da perda de massa corporal, a falta de nutrição pode levar a outras doenças, como a anemia e a apatia.

Bulimia Nervosa

Embora seja similar à anorexia, a bulimia envolve o medo de ganhar peso seguido de rejeição ao alimento. A pessoa ingere uma grande quantidade de comida para depois regurgitar o conteúdo. Os jejuns também são outra forma de deter o ganho de peso.

Esse distúrbio está associado principalmente ao controle sobre a imagem do corpo, mas não necessariamente à magreza. O paciente tem necessidade de controlar a própria alimentação, sente vergonha por ter comido e expele o que ingeriu. É uma condição associada à solidão ou à depressão.

Transtorno de Compulsão Alimentar

Outro transtorno comum é a necessidade compulsiva de comer. Assim como na bulimia, o paciente também tende a comer grandes quantidades de alimento em pouco tempo, geralmente devido à ansiedade, mas não provoca o vômito.

Em geral, esses episódios tendem a provocar outros problemas, como obesidade, depressão, ansiedade, sentimento de culpa etc. O diagnóstico pressupõe que há, pelo menos, dois episódios semanais de alimentação compulsiva, em que o paciente come até se sentir fisicamente desconfortável, mesmo sem fome.

O tratamento

Entendendo o que são Transtornos Alimentares, é fácil concluir que o objetivo do tratamento é a reeducação para evitar novos episódios. Isso envolve tanto mudança de hábitos alimentares quanto consultas psicológicas para alterar a percepção do paciente em relação à sua situação.

É necessária uma equipe multiprofissional, com psicólogo, nutricionista, entre outros. A situação apresenta alta complexidade, o que exige um tratamento cuidadoso para evitar recaídas.

Depois de aprender o que são Transtornos Alimentares, você pode identificá-los mais facilmente e buscar o tratamento adequado. Fique atento aos sinais, tanto em outras pessoas quanto em si mesmo.

Se quiser continuar aprendendo sobre o trabalho da psicologia no tratamento desses transtornos, siga-nos no Facebook e no Instagram para receber novos conteúdos em primeira mão.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN