fbpx

Como lidar com o sentimento de incapacidade? Entenda

Voltar para BLOG DOCKHORN

Como lidar com o sentimento de incapacidade? Entenda

É normal passar por um período de dúvida ou insegurança ao tentar algo diferente, chegar a um novo emprego, entre outras situações. Em geral, o ideal é que essa angústia passe à medida que você se familiariza com a atividade em si. Porém, há casos em que ela evolui para um sentimento de incapacidade, prejudicando ainda mais seu progresso.

Muitas pessoas experimentam esse desconforto, sobretudo com todas as exigências do dia a dia e a facilidade em se comparar com alguém que tenha muito mais experiência. No entanto, como você já deve imaginar, isso não é nada bom para sua saúde mental nem para seu crescimento.

Quer ajuda para lidar com o sentimento de incapacidade? Veja aqui algumas coisas que você deve saber.

Como identificar o sentimento de incapacidade?

O primeiro desafio aqui é conseguir reconhecer esse sentimento e como ele pode ser nocivo para sua saúde. De forma geral, trata-se de uma sensação ou impressão que uma pessoa tem de si como não preparada para realizar determinada tarefa ou mesmo qualquer uma. Mais do que isso, ela também não se considera capaz de aprender como realizá-la.

Esse sentimento é baseado em crenças centrais negativas, como “não consigo resolver nenhum problema”, “sou pior nisso que outras pessoas ao meu redor” ou “outras pessoas vão me julgar pelos meus erros”. Se você tem esses pensamentos com muita frequência, então eles já devem estar atrapalhando sua vida.

Muitas dessas crenças se formam ao longo da infância. Algumas são resultado de traumas, como um ambiente familiar hostil, bullying, entre outros. Porém, eles também podem resultar de um excesso de expectativas. Por exemplo, uma criança que apresenta bom desempenho escolar e começa a se sentir inferior diante de alguma dificuldade.

Quais são os perigos do sentimento de incapacidade?

Ter uma impressão muito negativa sobre si é prejudicial para sua vida em diversos aspectos. Alguns dos principais deles estão a seguir.

Dificuldade para assumir responsabilidades

Uma pessoa com uma forte crença de incapacidade tende a ter muito medo de cometer erros, seja por receio de ser julgada, seja por achar que as consequências serão graves demais. Isso a leva a evitar posições de responsabilidade e tomada de decisão.

Essa postura pode não ser um problema imediato caso haja outra pessoa para assumir a responsabilidade. Acontece que pode se estender a outros aspectos da sua vida, inclusive suas escolhas pessoais, prejudicando sua autonomia.

Perda de oportunidades devido aos riscos percebidos

Digamos que você recebeu uma proposta para chefiar uma equipe na empresa onde trabalha. Terá que coordenar todos, administrar conflitos e tomar decisões para auxiliar no desempenho dos profissionais. Entretanto, você decide recusar a promoção, pois não se considera capaz de arcar com a responsabilidade.

Esse é um exemplo de como esse sentimento, quando persistente, pode te custar várias oportunidades de crescimento ao longo da vida.

Como lidar com o sentimento de incapacidade?

Mesmo que você esteja batalhando contra esses sentimentos negativos hoje, não significa que eles serão permanentes. Existem ações que você pode tomar para mudar sua mentalidade e melhorar sua saúde mental. Veja aqui algumas sugestões.

Limite ativamente a autocrítica

Em última instância, o que precisa mudar é a forma como você percebe seu próprio trabalho e suas atividades. Sei bem que não basta dizer “pare de se criticar” para resolver tudo, mas esse ainda é um passo importante.

O resultado não vai ser imediato. Você terá que se policiar e monitorar os próprios sentimentos. Sempre se pergunte: “eu estou tirando uma conclusão precipitada, ou avaliando minha capacidade real?”. Com o tempo, isso vai ajudar a diminuir a intensidade desse sentimento, além de te dar mais ferramentas para responder quando ele surgir.

Conte com a opinião de alguém de confiança

Para quem tem um sentimento de incapacidade recorrente, fazer um autojulgamento justo é algo ainda mais difícil que o normal. Afinal, suas opiniões já são enviesadas para o negativo.

Nesses casos, o melhor a fazer é buscar opiniões externas, de preferência com uma pessoa de sua confiança, que não vá te julgar e possa oferecer feedback útil. Não alguém que vá apenas elogiar ou só criticar sem oferecer uma forma de melhorar.

Tome cuidado com as comparações

Como mencionei no começo, é bem mais fácil se comparar com outras pessoas hoje em dia. As redes exibem apenas o melhor lado de cada pessoa, escondendo seus defeitos e seus erros.

Mesmo em um ambiente presencial, como uma empresa ou instituição de ensino, é difícil identificar esses aspectos e desenvolver plenamente suas habilidades sociais sem cair na cilada da comparação.

Naturalmente, essas comparações tendem a nutrir sentimentos de inferioridade e incapacidade, já que a sua performance é constantemente colocada ao lado daquela de pessoas mais experientes. Porém, não é preciso pensar muito para ver como isso é injusto.

Alguém que começou em um cargo hoje dificilmente terá a mesma capacidade de lidar com problemas que alguém que atua há muitos anos. E, mesmo com o tempo, haverá uma diferença. A única pessoa com a qual você precisa se comparar de verdade é o seu “eu” do passado.

Encontre seus pontos positivos

Outra forma de lidar com o sentimento de incapacidade é voltar o olhar para outros aspectos do seu desempenho. Em vez de focar apenas os negativos, tente destacar também os positivos, as qualidades que são úteis e os resultados que você já alcançou.

Uma boa prática é sempre encerrar a autocrítica com um elogio e tomar nota dele. Pode ser algo simples, como “eu consegui terminar aquela tarefa em um dia”, mas, ainda assim, será útil para orientar você no futuro.

Busque ajuda profissional

Lidar com esses sentimentos negativos nunca é algo fácil. Pode levar bastante tempo, e você pode ter recaídas e angústia, mesmo quando se esforça. No entanto, é mais fácil se você contar com ajuda profissional ao longo do caminho. Alguém que entende melhor como essas crenças se formam e como elas podem ser desconstruídas.

Se você busca esse tipo de ajuda para lidar com sentimentos de incapacidade, a Terapia Cognitiva Comportamental é uma ótima opção. Seu foco está em promover mudanças de comportamento, as quais devem levar a mudanças também em suas crenças centrais.

Está enfrentando esse problema? Entre em contato e marque sua consulta.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN