fbpx

O que é amizade tóxica e como agir diante de amigos com esse perfil?

Voltar para BLOG DOCKHORN

O que é amizade tóxica e como agir diante de amigos com esse perfil?

Nem sempre podemos escolher as nossas amizades. Especialmente durante a infância e a adolescência, nossos círculos sociais são limitados pela escola, vizinhança, família e outros espaços que frequentamos. Porém, mesmo na vida adulta, é possível manter uma amizade tóxica por bastante tempo.

Esse tipo de relacionamento não é algo que devemos preservar, mas algumas pessoas também têm dificuldade de identificar que estão em um. Se esse é o seu caso, acompanhe e entenda melhor o que é amizade tóxica, quais os seus sinais e como agir diante de amigos com esse perfil.

O que é amizade tóxica e quais os seus sinais?

O nome é bem autoexplicativo. Trata-se de uma “amizade” em que uma das partes envolvidas (ou ambas) é prejudicial para a outra, mas ela se mantém de alguma forma. Pode ser uma limitação no seu círculo social, vínculo familiar, ou por outra razão similar.

Existem os sinais explícitos, como abuso verbal, mas outros são bem sutis. Confira alguns dos mais comuns.

Falam mal de você pelas suas costas

Amigos que mentem ou tentam prejudicar sua imagem pelas suas costas não são bons amigos. Não importa a justificativa.

Não querem que você tenha outros amigos

Em algumas amizades tóxicas, uma das partes tem um sentimento de posse pela outra. Como resultado, tentam isolar o amigo de outras pessoas.

Não reconhecem suas necessidades

Amigos tóxicos também costumam ser egoístas, reconhecendo apenas as próprias necessidades e nunca dando valor às suas. Tendem a pedir muita ajuda e a te abandonar quando você tem algum problema.

Colocam você em situações desconfortáveis intencionalmente

Alguma implicância é comum e saudável entre amigos, mas ela tem limites. Nenhum amigo deve te colocar em situações desconfortáveis, de pânico ou que envolvam reviver um trauma por qualquer motivo.

Deixam você para baixo

Nesse caso, o seu amigo tóxico é alguém que ativamente tenta fazer você se sentir inferior. Alguém que fala mal das suas conquistas, que foca os seus defeitos e tenta te colocar sempre como uma pessoa incapaz e/ou dependente.

Culpam você por tudo

Também é comum que, ao cometer algum erro ou ter um problema pessoal, um amigo tóxico tente se justificar colocando a culpa em você. Assim, mesmo que tenha dito ou feito algo e sofrido as consequências, ele vai tentar se esquivar da culpa.

Tentam mudar quem você é

Bons amigos te aceitam como você é e te apoiam para que você continue se aprimorando a cada dia. Amizades tóxicas tentam enquadrar tudo em suas próprias expectativas, manipulando suas opiniões e suas ações.

O que fazer diante de uma amizade tóxica?

A resposta, na maioria dos casos, é simples: se afastar completamente dessa pessoa tóxica. Não vale a pena gastar energia e tempo para lidar com alguém que não traz algo positivo para sua vida, especialmente depois de você já ter tentado se conciliar.

Romper a sua bolha social é também uma boa maneira de facilitar esse distanciamento, e você terá a oportunidade de encontrar relações mais saudáveis. Em última instância, você deve estabelecer seus limites, expressando claramente que não deseja mais falar com essa pessoa, priorizando sua saúde mental e emocional.

Por mais que você entenda racionalmente o que é uma amizade tóxica, ainda pode ser difícil se distanciar de uma pessoa. É possível que essa dificuldade seja resultado de outras condições emocionais, tais como a carência afetiva.

Quer saber mais sobre o tema? Veja agora o que é carência afetiva, quais as consequências e como tratar.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN