fbpx

Como curar angústia? Veja o que pode ajudar você

Voltar para BLOG DOCKHORN

Como curar angústia? Veja o que pode ajudar você

Muitos pacientes me procuram preocupados, com a pergunta: como curar angústia? O questionamento, por si só, já é angustiante para a maioria deles. No entanto, o que eu procuro fazer é tranquilizá-los e responder que, sim, há formas de aliviar esse sentimento negativo.

No artigo a seguir, vou falar um pouco sobre o que é a angústia e como esse sentimento pode ser devastador na vida de uma pessoa. Na sequência, apresentarei algumas técnicas que podem ajudar a aliviar a angústia e, por fim, explicarei como a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) pode ajudar no tratamento.

Continue a leitura para saber mais!

O que é a angústia?

A angústia é uma das mais profundas formas de tristeza. Alguns pacientes relatam que se sentem como se estivessem caindo e jamais encontrarão o chão — logo, jamais vão deixar de cair. Diferente da ansiedade — que muitas vezes é um temor pelo futuro, pelo que vem pela frente — a angústia se refere ao agora, à realidade que se está vivendo.

Embora seja um sentimento muito difícil de lidar, é preciso ter a certeza de que é algo que pode ser curado. Geralmente, ela é desencadeada por uma perda, rejeição ou frustração sofrida ao longo da vida. Seja como for, pode ser tratada, para que se saiba lidar melhor com o sentimento, de forma que não nos paralise.

Como lidar com o sentimento de angústia?

A seguir, listo algumas das principais maneiras de lidar com o sentimento de angústia, de acordo com os ensinamentos da psicologia.

Alivie a angústia por meio de técnicas

Entre as práticas que podem ajudar a aliviar a angústia estão:

  • permanecer em silêncio, com a TV desligada, sem acompanhar notícias trágicas e outros conteúdos que sirvam de gatilhos para esse sentimento;
  • ouvir uma música tranquila e respirar fundo;
  • anotar em um papel o que causa a angústia, tirando esse sentimento da mente. É um ato simbólico, mas que pode ter efeito real.

Aprimore a autoestima e faça você mesmo feliz

Procure se conhecer — e se gostar do jeito que você é. Faça o que deixa você feliz, independentemente de ter companhia ou não. Vá ao cinema, se gostar de filmes. Alimente-se bem, sem deixar de comer o que gosta. Vista-se como achar que deve. Pratique exercícios e procure dormir bem — cuidar do corpo é uma das formas de demonstrar o amor que sentimos por nós mesmos.

Medite e faça exercícios de respiração

Além de praticar exercícios físicos, que trarão benefícios para o corpo, cuide também da saúde da mente. A meditação e os exercícios de respiração são aliados nessa hora. Eles trazem paz de espírito e ajudam a espantar a dor da angústia.

Pratique a atenção plena

Viva o presente, deixando um pouco de lado o passado ou o que o futuro reserva. Tenha atenção total ao que está fazendo em cada momento — esteja você lendo um livro, praticando exercícios ou ainda conversando com amigos. Isso ajuda a afastar os pensamentos angustiantes.

Peça ajuda

Caso os sentimentos estejam demasiadamente angustiantes ou surjam com muita frequência, talvez seja hora de procurar ajuda. A psicoterapia é uma das formas mais eficientes de resolver questões internas e encontrar o melhor caminho para uma vida mais saudável. Não pense que você está só — mais de 86% dos brasileiros sofrem algum tipo de transtorno mental, de acordo com pesquisa publicada na revista Veja.

A TCC pode ajudar a entender a angústia?

A resposta é sim. Uma das formas de entender o que pode causar a angústia é a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC). Como um trabalho em conjunto do paciente com o terapeuta, a TCC ajuda a entender as causas para determinados sentimentos — essas causas, muitas vezes, podem ser combatidas por meio da mudança no comportamento.

Antes de mudar a forma de agir e perceber o mundo ao redor, no entanto, é fundamental compreender isso de forma clara. Com o auxílio da terapia, fica mais fácil alcançar essa percepção e, assim, ficar mais perto da cura ou, pelo menos, do alívio nos sentimentos ruins.

Espero que tenha gostado do artigo sobre como curar angústia. Esse sentimento causa uma verdadeira perturbação na qualidade de vida de qualquer pessoa, mas é preciso saber que é possível melhorar.

Agradeço a sua atenção até aqui e deixo um convite: entre em contato conosco sempre que precisar de apoio e suporte psicoterápico. Estamos à disposição para ajudar!

 

Compartilhar este post

Comentários (4)

  • Cleide Reply

    Tenho 49 anos, já passei por muitas decepções na vida b, mas sempre enfrentei a situação de frente, mas nos dias de hoje , estou me sentindo fraca , com medos , pensamentos ruins , medo de viajar , medo da estrada , me dá uma impressão que estou perdida, que algo de ruim vai acontecer , angustiada com vontade de sair correndo , por isso, não estou nem saindo de casa pra longe , me sinto impotente, porque tem muitas pessoas que dependem de mim , tenho vergonha de que as pessoas me vejam fracassada

    14 de janeiro de 2020 at 21:20
    • Vanessa Dockhorn Reply

      Cleide não tenha vergonha em procurar ajuda. Há momentos em que precisamos nos abrir com alguém. Procure por uma ajuda psicológica. A terapia irá te auxiliar na superação desses medos e resgatar a Cleide forte que está aí dentro de você.
      Obrigada pelo comentário.
      Continue acompanhando o nosso blog

      25 de março de 2020 at 12:37
  • Flávia Reply

    boa tarde Tudo bem eu sinto muito angústia ate tenho sentido dores forte e um gosto ruim na garganta eu não sei o que fazer sofri um desgosto muito grande tem como ajudar nessa parte

    17 de janeiro de 2020 at 12:51
    • Vanessa Dockhorn Reply

      Flávia, é importante você procurar um médico para descartar qualquer hipótese física. Também recomendo a procura de um psicólogo que possa te ajudar nesse momento difícil. O nosso consultório está pronto para ajudá-la. Entre em contato através do e-mail: contato@psicologiadockhorn.com ou através do telefone/whatsapp: (11) 99563-8248.
      Obrigada pelo comentário

      25 de março de 2020 at 13:35

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN