Entenda a importância dos hábitos saudáveis na pandemia
A essa altura, já notamos como ter hábitos saudáveis na pandemia fez toda a diferença para lidar melhor com os momentos difíceis, não é mesmo? Mas apesar de estarmos em um período de flexibilização, graças à vacinação e à diminuição da incidência dos casos, precisamos continuar com os cuidados.
Sendo assim, que tal aproveitar os hábitos que fizeram bem para muitas pessoas durante a crise sanitária e mantê-los ao longo de toda a vida? Assim, será muito mais fácil cultivar bem-estar, qualidade de vida e, é claro, saúde mental.
Gostou da ideia? Então, venha comigo e confira uma série de hábitos saudáveis que ajudam a superar momentos difíceis!
Pratique exercícios
Colocar o corpo em movimento ajuda muito na sensação de bem-estar. Afinal, a prática regular de exercícios físicos garante a liberação de substâncias, como a endorfina, que o seu cérebro produz para promover mais disposição, melhorar o humor e diminuir os sentimentos negativos, como o estresse.
Sem falar que é um ótimo hábito para se desligar das tarefas do dia a dia, como o trabalho e os estudos. Lembre-se de que ter um tempo para cuidar de si ajuda a se manter firme em períodos complicados.
Tenha uma rotina
Outro hábito excelente para lidar com os obstáculos da vida é ter uma rotina bem estabelecida. Isso significa que todos os dias você terá que executar as mesmas atividades de forma monótona? Nada disso!
Ter uma rotina nada mais é do que planejar os seus dias, organizando melhor os horários e se lembrando de realizar atividades que fazem bem. Isso ajuda a evitar a ansiedade e a procrastinação no cotidiano.
O planejamento diário também é uma prática que melhora o senso de autonomia e organização da vida. Mas tenha em mente que as coisas podem sair um pouco do controle, certo? Nesses momentos, é fundamental aceitar esse fato e tentar se reorganizar, a fim de evitar a autocobrança excessiva.
Coma bem
A alimentação tem um forte papel no nosso dia a dia, e isso não acontece apenas porque o corpo recebe todos os nutrientes de que precisa para garantir um bom funcionamento. Outro principal motivo é o valor afetivo que a comida pode trazer.
Por exemplo, pense em um prato que você comia com frequência na infância. Não é só experimentá-lo novamente que boas memórias retornam e bate aquela sensação de carinho e cuidado?
Comer bem é, também, um ato diário de autocuidado. Só de escolher alimentos mais saudáveis, em vez de manter uma alimentação baseada em produtos industrializados, já ajuda a se sentir melhor em qualquer contexto.
Além disso, é sempre possível contar com o apoio de um nutricionista para montar o melhor plano alimentar para a sua rotina. Assim, você alia nutrição com autocuidado em diferentes níveis.
Faça terapia
Anote outra dica importante: você pode procurar ajuda sempre que achar necessário. Fazer terapia é mais uma prática de autocuidado, pois permite dar mais atenção às suas necessidades psicológicas, buscar o autoconhecimento e lidar melhor com as dificuldades da vida.
O que acha de adotar mais hábitos saudáveis na pandemia e em qualquer outro contexto? Além de priorizar sua saúde física e mental, você conseguirá encarar os desafios que surgirem pelo caminho da melhor maneira.
Este post foi útil para você? Então, siga a Psicologia Dockhorn nas redes sociais para acompanhar mais conteúdos interessantes. Estamos no Instagram, no Facebook e no LinkedIn!
Deixe um comentário