fbpx

Não sabe como lidar com frustrações no trabalho? Veja como agir!

Voltar para BLOG DOCKHORN

Não sabe como lidar com frustrações no trabalho? Veja como agir!

Um dos maiores pesos que os pacientes que me procuram para uma consulta carregam diz respeito a como lidar com frustrações no trabalho. Seja por dificuldades de adaptação à empresa, problemas de relacionamento com colegas e superiores ou pressão para atingir metas e objetivos quase impossíveis, o fato é que muita gente sofre com isso no Brasil.

O alto índice de desemprego no país pode ser um ingrediente de culpa a mais nesses profissionais, que muitas vezes não se acham no direito de reclamarem ou de se sentirem insatisfeitos com seu trabalho, quando há cerca de 12 milhões de pessoas sonhando com uma vaga. Mas não é por aí! A frustração existe e é preciso lidar com ela.

Neste artigo, vou explicar o conceito de frustração e as principais formas como ela se manifesta no trabalho. Também darei dicas práticas sobre o que fazer para vencer esse obstáculo e, por fim, mostrarei qual é o papel da Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) nesse processo. Boa leitura!

O que é frustração e como ela se manifesta no trabalho?

A frustração surge na vida de alguém no momento em que algo que se deseja muito não é conquistado. Ela pode ter um impacto em menor ou maior grau, geralmente sendo mais forte e gerando mais sentimentos de culpa quando a pessoa sente que essa conquista não foi possível por sua própria incapacidade.

Ainda assim, há casos em que a frustração aparece exatamente de uma esperança depositada em um elemento externo — um relacionamento com outra pessoa, uma seleção de emprego ou até mesmo uma vivência profissional que se demonstra decepcionante na prática. São nessas ocasiões que a frustração no trabalho pode dar as caras.

As causas de frustração profissional mais frequentes que ouço de pacientes são as seguintes:

  • falta de reconhecimento profissional;
  • dificuldades de relacionamento com colegas e superiores;
  • exigência muito alta e cobranças frequentes, levando ao esgotamento;
  • ambiente de trabalho estressante e tóxico;
  • promessas de crescimento profissional não cumpridas;
  • insatisfação financeira;
  • falta de equipamentos e materiais adequados para entregar bons resultados;
  • baixo aproveitamento do verdadeiro potencial profissional;
  • deslocamento para funções fora do perfil.

Como lidar com frustrações no trabalho?

Esse sentimento começa como uma frustração, o que é natural em vários momentos da vida. Porém, pode acabar se tornando uma coisa maior, inclusive um transtorno mental, como a ansiedade. Para não chegar a esse ponto, veja algumas dicas práticas de como lidar com frustrações no trabalho.

Entenda o real motivo da frustração

O primeiro passo é saber o que motiva essa frustração profissional. Às vezes, a pessoa percebe que há algo errado, mas tem dificuldades em verbalizar ou mesmo em entender o que exatamente provoca a frustração. Também há casos em que esse sentimento é direcionado para algo que não é o seu real causador. A dica é fazer uma autoavaliação e tentar se colocar do lado de fora da situação, para visualizá-la sob uma nova perspectiva.

Respire fundo

Sempre que uma ocorrência específica provoca essa frustração — computador travado, colega que não cumpriu sua parte, chefe que deu um feedback negativo, entre outras —, evite agir de cabeça quente. Respire fundo, conte até 10 e espere os ânimos se acalmarem antes de procurar resolver o problema. Caso contrário, é mais provável que a situação se agrave, com direito a explosões de fúria e prováveis arrependimentos futuros.

Reconheça seu valor

Imagine o seu local de trabalho sem a sua presença. Você acredita que seria um lugar melhor ou pior sem você por perto? Saiba reconhecer seu valor e, com tranquilidade e argumentos objetivos, exija mais se entender que é o caso — seja melhores condições de trabalho, um salário mais alto ou uma posição de mais responsabilidade na organização.

Converse com seu chefe

Muitos pacientes têm dificuldades em manter relacionamentos com seus superiores. Apesar de ser necessário compreender que a chefia é um cargo de responsabilidade e que o estresse é constante para quem exerce esse papel, também é fundamental estabelecer relacionamentos profissionais com base no respeito mútuo.

Um colaborador que se sente desvalorizado, desrespeitado, desmotivado ou, ainda, acredita que o ambiente de trabalho precisa se tornar mais agradável, deve procurar conversar com o chefe para chegar a um denominador comum. Sabe-se que equipes que não se sentem acolhidas são comprovadamente menos produtivas.

Cobre-se menos

Muitas vezes, a frustração não vem de fatores externos. É o próprio profissional que se cobra em demasia, sempre acreditando que pode fazer mais e melhor. Embora seja positivo procurar por uma melhoria contínua — e que as empresas incentivem tal postura —, essa busca não deve ser proporcional às horas designadas para o trabalho e à real necessidade da organização.

Qual é o papel da TCC nesse processo?

Se, ainda assim, as dificuldades em lidar com a frustração profissional persistirem, talvez seja hora de procurar suporte na psicologia. A Terapia Cognitiva Comportamental, método que aplico no meu dia a dia junto aos pacientes, pode auxiliar na busca por maneiras de lidar com esse sentimento.

Por meio de técnicas específicas, a TCC atua para redefinir a posição de cada pessoa no trabalho, a partir de referências realistas, além de desenvolver o melhor posicionamento dos pacientes nas suas relações profissionais. A terapia ainda auxilia em outros elementos que podem estar associados ao trabalho, como:

A TCC é reconhecida, justamente, por apoiar o paciente na forma como ele vê fatos e eventos ocorridos em sua vida. Nem sempre o que acontece está alinhado ao modo como a pessoa vivencia esses episódios internamente. Isso pode gerar respostas emocionais que provocam transtornos, já que o processamento das informações não se deu da maneira ideal — situação bastante comum, inclusive, nas relações de trabalho.

Bom, agora você conhece um pouco mais sobre esse tema tão presente na vida dos brasileiros. Espero ter trazido não só aprendizado, mas também algum conforto em relação a como lidar com frustrações no trabalho. E, caso esse problema ainda lhe cause angústia, não hesite em procurar apoio psicológico.

Estamos à disposição para ajudar no que for necessário e teremos o maior prazer em oferecer esse suporte. Entre em contato e agende uma consulta!

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN