fbpx

Excesso de trabalho e família: como conciliar?

Voltar para BLOG DOCKHORN

Excesso de trabalho e família: como conciliar?

Foi-se o tempo em que se dedicar exclusivamente à vida profissional era a receita para alcançar o sucesso. Antes, quem escolhesse trabalhar e receber menos e curtir uma vida intelectual e afetiva mais rica era visto como perdedor. Hoje, a sociedade começa a enxergar que o excesso de trabalho interfere no bem-estar individual e coletivo, além de afetar a própria produtividade no expediente.

Pelo menos é o que vemos acontecer na Finlândia, por exemplo, cuja primeira-ministra acredita que as amenidades da vida são necessárias para o equilíbrio emocional e ruma o país para uma jornada de trabalho de seis horas em vez de oito. Quem experiencia essa redução garante que os benefícios são inestimáveis.

Mas e por aqui? O que podemos fazer para conciliar o excesso de trabalho com a família e por que buscar essa harmonia é importante? Vem comigo que eu te explico!

Por que buscar o equilíbrio entre trabalho e família?

A busca pelo sucesso profissional e pela tranquilidade financeira se transformou num ideal que cega as pessoas para os aspectos mais triviais da nossa vida. Para alcançá-lo, seria preciso uma dedicação e uma disciplina que devoram o tempo que poderia ser aproveitado com a família, o lazer e o amor.

A pressão no trabalho por altos rendimentos faz com que as pessoas se esgotem física e mentalmente, a ponto de não conseguirem usufruir os filhos, o parceiro e seus interesses íntimos. Nesse cenário, a gente percebe que todos — homens, mulheres, crianças e sociedade — saem prejudicados.

O que vemos acontecer com cada vez mais frequência é a Síndrome de Burnout, uma expressão em inglês que se refere àquilo que parou de funcionar por falta de energia. Ou seja, é o corpo e a mente se entregando à exaustão e pedindo um repouso.

Porém, mesmo que você não chegue a esse extremo, o excesso de trabalho pode prejudicar as relações com seus afetos e diminuir a sua qualidade de vida como um todo, simplesmente porque você não tem tempo para dedicar às pessoas e às coisas que você ama.

E é importante lembrar que somos plurais, não é mesmo? Que a vida é mais rica e que o mundo tem muito mais a nos oferecer do que apenas as nossas obrigações profissionais.

O que fazer para conciliar o excesso de trabalho e a vida pessoal?

Enquanto eu sigo explicando a importância de encontrar o equilíbrio, você pode pensar: “Poxa, Vanessa, mas eu tenho tanta coisa para resolver! Não sei nem por onde começar esse balanço”. Acertei? Olha só algumas sugestões que eu separei para guiar você.

Seja eficiente no trabalho

Uma das melhores formas de reduzir o tempo de trabalho é aproveitar o máximo possível as horas dedicadas às tarefas. Se você se concentra nas suas atividades, é mais provável que não precise estender a jornada com horas extras, certo?

Por isso, evite os “ladrões de tempo”, como excesso de conversas improdutivas, distrações nas redes sociais e na internet e reuniões mal planejadas. É claro que a sua mente vai precisar de descanso, mas guarde os devaneios e o entretenimento para os intervalos.

Estabeleça prioridades

Para você, a sua família é mais importante que o seu trabalho? Então, faça disso uma prioridade e honre os compromissos que você fizer com seus afetos, tal como cumpre suas obrigações profissionais.

Você pode até mesmo reservar data e hora para curtir com eles. Além disso, aprenda a dizer não para as pessoas, recusando eventos ou convites de trabalho que você sabe que atrapalharão os seus planos pessoais e colocarão em risco os preciosos momentos vividos em família.

Desconecte-se do trabalho

Uma vez cumprida a sua jornada de trabalho, não o leve para casa. Isso significa evitar ler e-mails e mensagens profissionais no grupo de WhatsApp para usufruir o tempo com os familiares.

Mesmo se você estiver em home office, é importante fazer essa separação na rotina. Então, lembre-se da primeira dica e resguarde algumas horas do seu dia apenas para o lazer e o descanso, ok?

Converse sobre as suas dificuldades

Levar trabalho para casa e conversar sobre o trabalho são coisas bem diferentes. Se você está passando por dificuldades e o cansaço bate no final do dia, não desconte sua frustração nos seus familiares, mas também não os deixe fora dos assuntos que te atormentam.

Compartilhe com eles os problemas que tem enfrentado, explicando que o excesso de trabalho pode fazer você agir de maneira ríspida e ser o motivo do afastamento até então. Juntos, vocês podem fazer planos para encontrarem a melhor solução.

Dedique tempo de qualidade à família

Da mesma forma que sugeri que você tente aumentar sua produtividade no trabalho, aproveite de verdade o tempo que tem em casa para viver momentos de qualidade com a família. Evite mergulhar na internet ou na televisão apenas e abra espaço para se dedicarem a outras atividades.

As horas das refeições costumam ser bons momentos de união familiar. Vocês também podem programar hobbies ou exercícios físicos juntos, que tal?

Como você viu, o excesso de trabalho é a principal causa do desequilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Mas a boa qualidade de vida requer o balanço entre eles, então é importante encontrar meios para restabelecer a harmonia.

Já que eu citei o problema no meio do artigo, saiba agora quais são os sintomas da Síndrome de Burnout e veja como tratá-la!

Compartilhar este post

Comentário (1)

  • Curso Terapia Capilar Reply

    Sou a Amanda Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

    10 de junho de 2021 at 17:02

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN