fbpx

É possível alcançar a estabilidade emocional? Descubra!

Voltar para BLOG DOCKHORN

É possível alcançar a estabilidade emocional? Descubra!

Nosso dia a dia é marcado pelas inúmeras reações químicas que ocorrem no nosso cérebro e no nosso organismo, somadas às respostas que damos diante de tudo o que acontece ao nosso redor. Toda essa interação resulta em emoções e estados de espírito diferentes à medida que o tempo passa.

O segredo para termos sucesso no trabalho, nos estudos e nos relacionamentos está em encontrarmos a estabilidade emocional. Mas o que significa isso exatamente e como alcançar o equilíbrio frente os desafios e as situações que a vida nos traz?

Sobre esse assunto que eu quero conversar com você por aqui. Vem comigo?

O que é estabilidade emocional?

Estabilidade emocional é a capacidade de reconhecer a emoção, fazer uma pausa, refletir e, a partir daí, tomar uma decisão sobre as atitudes seguintes. Em vez de reagir imediatamente, por impulso, você respira e procura entender o que o levou a ter determinada emoção.

Perceba que o equilíbrio não tem nada a ver com apatia ou falta de emoções. Estas são reações inconscientes e instintivas, enquanto os sentimentos são a consciência, o juízo sobre elas.

Você sabia que o ser humano tem 27 emoções básicas? Incrível, não? Elas fazem parte de quem somos, e tentar negá-las ou controlá-las sem pensar sobre o que as gerou só faz com que elas fiquem mais intensas.

Então, a questão é desenvolvermos algumas habilidades para encontrarmos a harmonia dentro de nós e, assim, termos relacionamentos mais saudáveis com as pessoas e com o mundo que nos cerca.

Como encontrar o equilíbrio?

Separei algumas sugestões para você. Olha só.

Respeite as diferenças

A primeira coisa a ter em mente é que cada ser humano é único. Mesmo com tudo o que temos em comum, a forma como enxergamos o mundo é particular, já que cada pessoa tem suas vivências e sua história.

Respeite essas diferenças. É mais fácil lidar com as nossas próprias emoções quando a gente se dá conta de que as situações impactam as pessoas de maneiras distintas.

Pratique o autoconhecimento

Praticar o autoconhecimento significa fazer uma auto-observação. Desenvolva esse hábito, preste atenção ao seu corpo — ele nos dá todos os sinais de que precisamos para identificar a emoção do momento.

Ao sentir medo, raiva, alegria ou tristeza, por exemplo, pare por alguns instantes e apenas observe: como está a temperatura do seu corpo? E os seus batimentos cardíacos? Que comportamentos se desenrolam a partir da percepção da sua emoção?

E então procure as respostas para outros questionamentos: o que fez eu me sentir assim? Há razão para que eu reaja de tal forma? Que gatilho emocional está envolvido nisso?

A partir disso, você conseguirá traçar pequenas estratégias — que funcionam para você — e vai lidar melhor com a situação que está vivendo.

Evite os relacionamentos tóxicos

Já que as nossas atitudes são um conjunto de interações do mundo interior e do exterior, muitas vezes os relacionamentos tóxicos são responsáveis pelo desequilíbrio emocional. Isso acontece porque estar numa relação desse tipo impacta a sua percepção sobre as coisas, causando uma desordem de sentimentos.

Para manter a sua saúde mental, o melhor a fazer é estabelecer limites e se afastar das pessoas que não agregam valor ao seu desenvolvimento pessoal.

Aprenda a lidar com emoções negativas

Lembra quando falei que as emoções fazem parte da nossa natureza? Algumas delas deixam a gente mal ou nos levam a reagir de um jeito que trará consequências não muito boas.

Respeite essas emoções negativas, seja gentil com você. Elas estão dizendo algo sobre você, o que gosta e o que precisa. Porém, aprenda a analisá-las. Quando você entende o que as provocou, fica mais simples contorná-las.

Tente buscar uma nova perspectiva

Ter equilíbrio emocional é procurar alternativas. É enxergar a situação sob uma nova perspectiva para, então, chegar a um ponto que seja confortável, satisfatório ou positivo para você e seus afetos.

Perceba quais são os seus padrões comportamentais e busque fazer mudanças sutis no meio do caminho. Afinal, quem planta bananas não vai colher morangos, não é mesmo?

Se estiver com dificuldades para alcançar a estabilidade emocional, lembre-se de que sempre pode ter uma ajuda terapêutica. A Terapia Cognitiva Comportamental, por exemplo, é uma linha da psicologia que analisa o momento presente para reconhecer e modificar comportamentos que impedem você de chegar aonde deseja.

Quer continuar lendo sobre isso tudo? Então, saiba agora o que é inteligência emocional e qual a sua importância!

Compartilhar este post

Comentários (2)

  • D Reply

    Como ter estabilidade emocional ?

    3 de setembro de 2021 at 14:58
  • Edina Reply

    Foi muito agradável ler isso me sinto muito melhor obrigada 💕

    16 de agosto de 2022 at 16:02

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN