fbpx

Tristeza na pandemia: como lidar melhor com esse sentimento?

Voltar para BLOG DOCKHORN

Tristeza na pandemia: como lidar melhor com esse sentimento?

Muita gente começou a relatar o aumento da tristeza na pandemia: por passar mais tempo em casa, pela diminuição do contato com amigos, por ver pessoas queridas falecendo, entre outros motivos. Você também experimentou esse sentimento de forma mais intensa desde o início do isolamento social?

Segundo uma pesquisa feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com universidades brasileiras, mais de 40% dos brasileiros se sentiram mais tristes e deprimidos desde março de 2020. Essa tendência tem uma forte relação com os sentimentos potencializados pela pandemia, como incerteza do futuro, medo, luto, ansiedade, entre vários outros.

Por esse motivo, é importante entender como lidar melhor com a tristeza na pandemia, a fim de prevenir danos à saúde mental. Pensando nisso, trouxe algumas dicas que podem ajudar a aliviar esse sentimento. Confira!

Não se isole totalmente

O primeiro passo é evitar o isolamento. Isso significa sair de casa e ir para aglomerações? Não. É possível manter o contato social de forma segura e produtiva. Videochamadas, ligações telefônicas e passar um tempo com as pessoas que moram com você são ótimos exemplos disso.

Por mais que a sua primeira reação quando bate aquela tristeza ou angústia seja se isolar, é importante não ficar só por muito tempo. Tire alguns momentos para você, mas também reserve horários do seu dia para interagir com outras pessoas, da maneira mais segura possível.

Evite entrar muito nas redes sociais

As redes sociais também podem provocar emoções intensas, seja por euforia coletiva, seja pelo compartilhamento de informações. Muitas vezes, basta um comentário pouco empático para o seu dia ficar péssimo, não é mesmo?

É por isso que vale a pena ter um maior controle do contato com as redes sociais. Evitar esses espaços, principalmente nas primeiras horas do dia, vai ajudar a desapegar dos sentimentos coletivos e a valorizar mais os bons momentos.

Cuide bem do seu corpo

Cuidar do corpo, além de ajudar na saúde física, contribui muito para a melhora do bem-estar mental. A adoção de hábitos benéficos, como praticar atividades físicas regularmente, comer bem e ter uma boa noite de sono, pode ter mais impacto positivo na sua vida do que você imagina.

Distancie-se de notícias ruins

Ficar por dentro das notícias do país e do mundo é importante, mas é preciso filtrar a forma como você tem contato com essas informações. Afinal, é difícil não se abater vendo apenas matérias que relatam situações trágicas. Por isso, reserve só um momento para se atualizar e tente se distrair com outras atividades ao longo do dia.

Procure ajuda profissional

Se o sentimento de tristeza está intenso ou traz incômodos na rotina, vale a pena contar com ajuda profissional. A psicoterapia tem recursos fundamentais para ajudar você a conhecer melhor as suas emoções e a lidar com elas da melhor maneira.

Sendo assim, não negligencie a tristeza na pandemia. Deixar que esse sentimento tome conta de você pode acarretar vários transtornos psicológicos, como a depressão. Portanto, encontre meios de mudar esse cenário com pequenas ações que fazem a diferença, como o autocuidado, o contato social, a filtragem de informações e a ajuda especializada.

Gostou das dicas? Então, não deixe de compartilhar este post nas suas redes sociais para que os seus amigos também saibam como lidar com a tristeza na pandemia!

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN