O que são pensamentos intrusivos e como se livrar deles?
Imagine que você está seguindo sua rotina, organizando algo em casa ou no trabalho. Então, do nada, tem a impressão de que algo vai dar errado, de que vai empurrar alguém escada abaixo, de que o fogão vai explodir ou de que alguém está falando mal de você neste momento. Parece surreal descrevendo assim, né? Mas é uma realidade comum para quem vive com pensamentos intrusivos.
Muitas pessoas têm esse tipo de problema, mas, por falta de conhecimento, acabam não buscando ajuda especializada. Por isso, eu vim aqui explicar o que são pensamentos intrusivos e como se livrar deles. Acompanhe.
O que são pensamentos intrusivos?
Em essência, são ideias e pensamentos negativos e/ou indesejáveis que surgem sem aviso, muitas vezes representando o completo oposto do que você deve ou pretende fazer. A impressão é de que eles são pensamentos de outra pessoa. Daí vem o nome.
A natureza e a intensidade desses pensamentos podem variar bastante. Para uma pessoa, um pensamento intrusivo pode ser “você deveria desistir antes de fazer algo errado”. Para outra, pode ser o impulso de atropelar alguém enquanto dirige. E quanto mais nocivos ou perigosos, maior tende a ser a angústia que eles causam.
Pessoas que sofrem de Transtorno de Estresse Pós-Traumático, Transtorno Obsessivo Compulsivo, depressão e/ou ansiedade são mais vulneráveis a pensamentos intrusivos. Porém, qualquer pessoa sem transtornos específicos está sujeita a eles.
Como se livrar de pensamentos intrusivos?
Se esses pensamentos continuarem por muito tempo, sua saúde mental será prejudicada. Por isso que o ideal é entender os pensamentos intrusivos e como se livrar deles. Veja aqui algumas atitudes que você pode tomar.
Identifique e reconheça esses pensamentos
A primeira reação ao notar esses pensamentos é tentar ignorá-los ou suprimi-los. No entanto, como acontece com qualquer sentimento, essa postura faz com que eles se acumulem e causem mais estresse. O primeiro passo para lidar com os intrusos na sua mente é aceitar que eles chegaram e não se culpar por isso.
Tente entender as causas
Quase todo pensamento intrusivo tem alguma raiz emocional, uma questão com a qual você deve lidar primeiro. A origem pode estar em algum transtorno mental, como mencionei mais acima, ou em algum evento da sua vida, seja ele um trauma recente, seja algo no passado.
Analise o pensamento de forma racional
Muitos pensamentos intrusivos são irrealistas, criam cenários catastróficos ou envolvem atitudes que ninguém tomaria na vida real, mas ainda causam angústia. Uma forma de lidar com eles é questioná-los. Pergunte-se “por que eu faria isso?”, “isso pode mesmo acontecer?”, “como aconteceria?” etc. Ao racionalizar, você reduz a intensidade deles.
Busque ajuda profissional
Se livrar de pensamentos intrusivos raramente é um processo fácil, ainda mais por conta própria. A terapia é um tratamento útil para lidar com esse tipo de angústia e evitar que ela te acompanhe por um longo período. Cuidar da sua saúde mental também é importante para seu bem-estar.
Se você tem pensamentos intrusivos e quer se livrar deles, o ideal é buscar assistência o quanto antes. A Terapia Cognitiva Comportamental é um método eficaz para superar essas dificuldades, pois a abordagem foca as mudanças de comportamento e a desconstrução de crenças centrais negativas.
Entre em contato e marque a sua consulta.
Deixe um comentário