fbpx

Conheça as principais consequências da pressão no trabalho e como lidar com isso

Voltar para BLOG DOCKHORN

Conheça as principais consequências da pressão no trabalho e como lidar com isso

Não é preciso ter uma chefe como Miranda Priestly (Meryl Streep), do filme “O Diabo Veste Prada”, um colega de trabalho como Dwight Schrute (Rainn Wilson), da série de “The Office”, ou lidar com questões de vida ou morte, como o Dr. House (Hugh Laurie), para saber o que é pressão no trabalho.

Todos sabemos que o estresse causado por situações que nos levam ao limite emocional e físico, pode cobrar o seu preço. Mas como lidar com a vida profissional de forma mais leve? Neste artigo, falarei um pouco sobre formas de ter uma rotina de trabalho mais serena e tranquila, inclusive com apoio da psicoterapia. Vamos em frente? Boa leitura!

Origens da pressão no trabalho

É comum que a pressão no trabalho se origine de uma sobrecarga de tarefas, responsabilidades, metas e prazos que podem, de fato, levar a uma situação de estresse. Porém, muitas vezes esse suposto excesso de atividades não é verdadeiro. O que falta, na realidade, é organizar melhor a pauta de cada dia para dar conta de tudo.

Fazer uma boa gestão do tempo pode ajudar nesse quesito: listar as tarefas do dia, priorizar o que é mais importante e o que pode ser deixado para depois ou delegado a um colega, manter um ambiente de trabalho organizado e usar aplicativos e ferramentas que ajudem a ter mais produtividade são formas de aliviar a pressão do dia a dia.

Consequências da pressão no trabalho

Estresse

O estresse é a principal consequência da pressão no trabalho — e, no Brasil, 72% dos profissionais sofrem prejuízos à saúde em função disso. O corpo e a mente reagem à pesada rotina de compromissos, o que acaba causando distúrbios psicológicos (como a ansiedade, burnout, depressão, entre outros) e, em alguns casos, reflexos no próprio corpo, como dores, cansaço e indisposição.

Conflitos

Uma pessoa estressada acaba entrando em conflito não apenas com colegas de trabalho, superiores e até mesmo clientes, mas também com amigos e familiares. Esse é mais um dos nefastos prejuízos provocados pela pressão no trabalho.

Ir além dos próprios limites

Cada pessoa tem uma carga emocional e física que pode suportar. O trabalho deve ser algo produtivo e que dá resultado mas, também, precisa ser prazeroso, dentro do possível. Passar a vida sofrendo dentro de um escritório ou em uma atividade manual pouco apreciada não é saudável.

Por mais que a pressão no trabalho seja grande, é preciso se conhecer bem para saber que não se deve ir além do seu próprio limite, sob pena de sofrer consequências psíquicas e físicas.

Soluções para lidar com a pressão no trabalho

A seguir, algumas ideias práticas para lidar com o estresse da vida profissional:

  • faça pausas de 5 a 10 minutos a cada hora de trabalho concluído;
  • na hora do cafezinho, procure conversar sobre assuntos diferentes com os colegas, e não sobre trabalho;
  • pratique exercícios físicos durante a semana;
  • durma pelo menos oito horas diárias;
  • tenha hobbies e outras atividades fora do ambiente da empresa para relaxar;
  • pratique, sempre que possível, a ginástica laboral nos intervalos do trabalho.

A importância da Terapia Cognitiva Comportamental

A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) é uma das alternativas para lidar com a pressão no trabalho, caso o estresse tenha se tornado insuportável e esteja causando problemas também na vida pessoal de um indivíduo.

Por meio dessa abordagem, que é colaborativa e focada nas questões do presente, é possível redefinir a posição do paciente em seu ambiente de trabalho, com o apoio de técnicas que ajudam a manter um relacionamento mais saudável com os colegas e que, ao mesmo tempo, promovam o bem-estar individual.

Compreendeu o que leva a pressão no trabalho a se tornar algo difícil de lidar e como é possível driblar esses problemas e transformar a sua realidade? Eu me esforcei bastante para garantir que sim! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato.

Para saber mais sobre esse assunto, que tal ler meu artigo sobre a Síndrome de Burnout?

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN