fbpx

Psicologia e coaching: entenda as diferenças de atuação de cada um

Voltar para BLOG DOCKHORN

Psicologia e coaching: entenda as diferenças de atuação de cada um

O mercado de coaching cresceu mais de 300% no Brasil nos últimos anos, atendendo a uma demanda bastante específica de indivíduos que desejam ser orientados para crescer profissionalmente e ter sucesso também na vida pessoal. Embora sua atuação deva ser respeitada, é fundamental diferenciar psicologia e coaching.

Neste texto, vou falar um pouco mais sobre como o coach trabalha e qual o papel do psicólogo, diferenciando de forma clara ambos os profissionais. Afinal, embora o coaching tenha ajudado muitas pessoas a alcançarem suas metas, não é possível comparar a atividade com a atuação dos psicólogos, classe regulamentada e formada em instituições reconhecidas pelos órgãos de controle.

Vamos em frente? Boa leitura!

O que é um coach e qual a sua formação?

O coaching é um processo de assessoria prestada individualmente a clientes que desejam modificar ou melhorar determinados aspectos de sua vida. Muito focado na carreira profissional, mas não apenas nela, o coaching se baseia em conceitos da psicologia, da física quântica e da neurociência.

O coach é o profissional que presta esse serviço, enquanto o coachee é o cliente. Em geral, esse processo é bastante direcionado por metas e objetivos a serem atingidos em curto prazo. Esse “treinador” (tradução literal da palavra de origem inglesa) dá suporte para que as pessoas reflitam e ajam de forma a chegar onde desejam — seja ao obter uma promoção no trabalho, ao desenvolver um negócio de sucesso ou ao alcançar outros desejos profissionais e pessoais.

A formação do coach se dá por meio de cursos especializados no tema, disponibilizados por uma série de instituições em formatos variados, que vão do presencial ao online.

No entanto, não existe um curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), tampouco a atividade é regulamentada ou fiscalizada por órgãos competentes. Assim, sua atuação como psicólogo e a utilização de terapias desenvolvidas por profissionais formados em psicologia não é permitida.

Como um psicólogo atua?

O psicólogo é o profissional que fez a faculdade de psicologia e se graduou na área (em curso reconhecido pelo MEC), está filiado ao Conselho Federal de Psicologia e tem sua atuação fiscalizada pelo órgão.

Entre suas formas de atuação estão o atendimento a pacientes em consultas particulares e a ocupação de posições em áreas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas de pequenas, médias e grandes empresas. Além disso, podem exercer papéis nas áreas da educação, esporte e qualquer outro segmento que demande suporte psicológico.

No atendimento personalizado, o psicólogo analisa e orienta seus pacientes a partir de suas próprias vivências, de forma que as pessoas percebam determinados padrões comportamentais e o que os causam. O objetivo é encontrar soluções para seus problemas emocionais. Entre os transtornos tratados na psicoterapia estão a depressão, ansiedade, fobias diversas, dependência química, hiperatividade e muitos outros.

Linhas de estudo da psicologia

Dentre as diversas linhas de especialização da psicologia que um profissional pode seguir, destacam-se:

Entendeu as principais diferenças entre psicologia e coaching? Aqui, não é o caso de dizer que um é melhor que o outro, e sim de compreender as formas de atuação de cada modalidade e como elas podem ajudar as pessoas em suas vidas.

Para resumir, o psicólogo é um profissional da área da saúde e trabalha focado na cura de seus pacientes, enquanto o coach ajuda seus clientes a se motivarem e a atuarem de forma focada ao atingir metas específicas.

Para saber ainda mais a respeito da psicologia, que tal ler meu artigo sobre como funciona uma sessão de terapia?

Compartilhar este post

Comentário (1)

  • Alan Roger Reply

    Gosto muito de estudar, esse conteúdo sobre, psicologia e Coaching.
    Se poder me enviar mais conteúdos.
    Serei grato.

    19 de março de 2021 at 08:23

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN