Transtorno Afetivo Sazonal: o que é e como tratar?
Toda pessoa tem períodos de maior ou de menor energia. Flutuações de humor são naturais ao longo do tempo. Só se tornam um problema quando há uma persistência prolongada de sentimentos negativos. Um caso em particular que afeta muitas pessoas é o Transtorno Afetivo Sazonal.
Sua ocorrência depende de vários fatores e pode explicar por que você sente mais cansaço ou tem um humor mais negativo em determinadas épocas do ano. Felizmente, também existem maneiras de lidar com esse transtorno e evitar que ele prejudique seu dia a dia.
Acompanhe e entenda melhor o que é o Transtorno Afetivo Sazonal, suas principais causas e como é possível tratá-lo.
O que é o Transtorno Afetivo Sazonal?
O Transtorno Afetivo Sazonal, também chamado de Depressão Sazonal, é uma queda de energia e humor associada a uma época do ano, geralmente o outono e o inverno. É como se o clima mais “triste” desses períodos tivesse um efeito direto no seu emocional.
Esse transtorno é associado fortemente às estações mais frias do ano, sendo bem mais comum em países de clima frio ou onde o inverno é mais intenso. Porém, o mesmo fenômeno pode ser observado em países de clima quente durante o verão.
Quais são os sintomas mais comuns?
Quando ocorre, esse fenômeno causa diversos sintomas emocionais e comportamentais, como:
- ansiedade;
- dificuldade para dormir;
- irritabilidade e estresse;
- mudanças de apetite e/ou de peso;
- perda da libido;
- problemas de socialização;
- perda de concentração;
- tristeza generalizada.
A combinação e a intensidade de sintomas variam bastante de acordo com cada pessoa e seus hábitos no dia a dia. E, pela sua característica sazonal, os sinais tendem a desaparecer com a passagem da estação.
Quais as principais causas do Transtorno Afetivo Sazonal?
As causas específicas desse transtorno e seus sintomas ainda são discutidas. Porém, há duas principais associadas, como veremos a seguir.
Menor exposição ao sol
O principal fator para o Transtorno Afetivo Sazonal seria uma redução na incidência de luz solar. Durante o inverno, os dias tendem a ser mais curtos e nublados, o que aumenta o isolamento e reduz drasticamente a quantidade de luz à qual uma pessoa tem acesso no dia a dia.
Luz solar é um componente importante do metabolismo. Ela favorece a produção de substâncias que regulam o sono e promovem o melhor humor, como a melatonina e a serotonina. Também está envolvida na ativação da vitamina D, que promove mais disposição e o fortalecimento dos ossos.
Levando esses elementos em conta, um fator de risco para o Transtorno Afetivo Sazonal está na sua própria rotina. Se você já passa a maior parte do tempo em um ambiente escuro, com pouca exposição à luz solar, os efeitos tendem a ser mais persistentes.
Clima mais desconfortável
Outro ponto a ser considerado é como o clima nessa época do ano provoca desconforto. Em países de clima naturalmente frio e inverno mais intenso, a baixa temperatura, a falta de iluminação e a impossibilidade de sair de casa levam a um aumento no índice de sintomas depressivos.
Já em países quentes e de verão mais intenso, o mesmo fenômeno pode acontecer na época oposta, visto que o calor também traz muito desconforto. Mais uma vez, isso varia de acordo com o indivíduo, a localidade e seus hábitos diários. Mesmo quando o calor do verão é bem acentuado, ainda há pessoas que se sentem mais confortáveis assim.
Como é feito o tratamento do Transtorno Afetivo Sazonal?
Em última instância, é sempre possível aguardar a passagem da estação, e os sintomas do Transtorno Afetivo Sazonal vão desaparecer por conta própria. Porém, se ele for muito intenso, causar angústia e atrapalhar seu dia a dia, também é importante buscar tratamento para minimizá-lo. Veja aqui algumas opções.
Mudanças na alimentação
A forma mais simples de lidar com as mudanças no metabolismo é adaptar sua dieta para compensar as deficiências de certos nutrientes. Alimentos que auxiliem na produção de serotonina e promovam a maior disposição serão muito úteis para a saúde mental e física nesse período.
O ideal é buscar ajuda de um nutricionista para escolher a melhor dieta, mas você também pode adotar alguns bons hábitos desde agora. Por exemplo, manter o corpo hidratado e evitar comida gordurosa em excesso.
Fototerapia
Esse tipo de tratamento consiste na exposição da pessoa a uma luz artificial forte, que deve compensar a falta de exposição à luz solar natural. Para pessoas que normalmente se expõem pouquíssimo ao sol no dia a dia, ou cujos sintomas são mais intensos, essa é uma alternativa muito eficaz.
A fototerapia pode ser recomendada por um médico, e cada sessão dura entre 30 e 45 minutos. Porém, existe a possibilidade de efeitos colaterais, como irritação nos olhos e na pele devido à exposição. Por isso o acompanhamento deve ser mantido, independentemente do contexto.
Medicamentos
Caso seja necessário o uso de medicamentos, o médico pode recomendar antidepressivos ou um suplemento de vitamina D. Essa opção é mais usada quando os sintomas são muito intensos ou como complemento para outro tratamento.
Também é comum que essas receitas venham como parte de uma série de exames físicos e hormonais. Acima de tudo, você não deve começar a tomar esses medicamentos sem recomendação médica, pois seu uso indevido pode apresentar efeitos colaterais.
Terapia Cognitiva Comportamental
A TCC é um método de tratamento muito eficaz para o Transtorno Afetivo Sazonal. Durante as sessões, paciente e psicólogo focam em identificar as causas dessa mudança negativa de humor. Eles estabelecem como é possível modificar esses padrões de pensamento, gerando novos comportamentos.
Cada conversa envolve exercícios de reflexão, justamente para identificar a origem dos sintomas emocionais. Em alguns casos, isso envolve criar uma associação positiva com a estação que causa esse período depressivo.
Para que a Terapia Cognitiva Comportamental seja mais efetiva, é importante que você encontre o profissional ideal. Recomendações, boa reputação e credenciais são bons critérios para fazer a sua avaliação.
O Transtorno Afetivo Sazonal é um problema comum para várias pessoas em todo o mundo e que aparece com diferentes intensidades de acordo com o contexto. Buscar um bom tratamento também é importante caso os sintomas estejam atrapalhando você no dia a dia.
Se você já está procurando um tratamento, entre em contato agora e agende sua consulta.
Deixe um comentário