fbpx

Veja como aprender a dizer não para as pessoas e criar prioridades

Voltar para BLOG DOCKHORN

Veja como aprender a dizer não para as pessoas e criar prioridades

Perguntar-se “como aprender a dizer não para as pessoas?” é motivo de angústia para muitos. Provavelmente, a maioria de nós já teve dificuldade para responder negativamente a um pedido que recebeu. Mas você sabia que isso pode ter relação com crenças disfuncionais?

A dificuldade em negar algo pode vir, por exemplo, da crença de que só somos amados quando dizemos “sim”. Ou até mesmo da ideia de que não somos bons o suficiente, por isso, precisamos nos adaptar aos outros.

Desse modo, ter dificuldade para dizer não pode afetar negativamente a sua saúde emocional. Confira dicas para superar isso!

Livre-se da obrigação de agradar

Quantas vezes você respondeu positivamente a um pedido ou convite, mesmo sem querer? Em muitos casos, as pessoas fazem isso por medo de desagradar alguém. Seja um amigo que solicitou um favor, um familiar que o convidou para um passeio etc.

Nem sempre isso é um problema, mas pode se tornar quando é preciso desagradar a si mesmo por medo de chatear a outra pessoa. Onde ficam as suas necessidades nesse caso? Procure lembrar que agradar a todos é uma tarefa impossível. Então, o melhor é buscar um equilíbrio.

Saiba se comunicar bem

Se uma das coisas que atrapalha a dizer não é o medo de parecer grosseiro, saiba que existem muitas maneiras de expressar sua opinião e seus limites tranquilamente. Quando há uma boa comunicação, sua resposta será compreendida da melhor forma.

A dica é cuidar do tom de voz enquanto fala. Além disso, procure se expressar com segurança e objetividade para evitar mal entendidos. Por fim, caso não queira apenas negar uma ajuda, pense em alternativas — como indicar um site para pesquisa ou outra pessoa que possa auxiliar.

Lide com o sentimento de culpa

É muito comum se sentir culpado depois de dizer não para alguém — mas isso não precisa ser assim. Afinal, todos temos que conviver com diversas frustrações na vida, certo? Isso significa que as outras pessoas também não atendem completamente às suas expectativas.

Isso é natural. Logo, vale a pena aprender a gerenciar o sentimento de culpa para não se deixar levar por ele. Reconheça os seus limites e saiba que está fazendo o melhor. Está tudo bem aprender a dizer não para as pessoas em alguns momentos.

Conheça suas prioridades

É importante destacar que eu não estou dizendo que devemos passar a responder “não” para tudo. A ideia aqui é se conhecer melhor para saber, de fato, o que você quer e pode fazer — e aquilo que não quer ou não pode.

Identificar o que é prioridade na sua vida permite dizer “sim” ou “não” de forma mais segura. Desse modo, evita-se negar as próprias necessidades apenas para agradar os outros. Esse cuidado pode prevenir uma crise existencial.

Cuide de si mesmo

Lembre-se: se você evita a todo custo responder negativamente às outras pessoas, significa que está dizendo “não” a si mesmo sempre. Afinal, quantos desejos são deixados de lado quando se opta por atender às expectativas dos outros?

Cuidar de si mesmo também é importante. Aliás, é indispensável! Assim, é possível fazer escolhas mais conscientes e, inclusive, conseguir ser flexível — ou seja, saber quando vale a pena falar “sim” para quem está precisando da sua ajuda.

Não é fácil aprender a dizer não para as pessoas, mas isso é necessário. Quem não desenvolve essa capacidade costuma acabar sobrecarregado no trabalho, na família e até mesmo em um relacionamento amoroso. Rompa esse padrão e viva com mais saúde!

Você vem se sentindo angustiado com essas e outras questões da sua vida? Veja o que escrevi sobre como curar a angústia!

Compartilhar este post

Comentários (2)

  • Angela Maria Propheta Reply

    Sou Angela tenho 45 anos e estou tomando consciência da importância de dizer nao e estou muito feliz por esta conseguindo esta me ajudando muito era muito angustiante sempre dizer sim e depois ficar com raiva de mim por isso.

    31 de julho de 2021 at 02:38
  • Diva Reply

    Gostei muito desse conteúdo.Pois estou sempre tentando mudar minha maneira de ser com as pessoas mas tenho muita dificuldade de dizer não e sempre me prejudicou.E digo a mim mesma:: Preciso mudar…preciso mudar…mas não mudo.E sofro com isso.!!

    14 de agosto de 2021 at 12:35

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN