fbpx

Como desenvolver a resiliência no trabalho? Entenda

Voltar para BLOG DOCKHORN

Como desenvolver a resiliência no trabalho? Entenda

Ter resiliência no trabalho parece ser um grande desafio para você? E se eu disser que, com algumas práticas, é possível enfrentar as situações mais difíceis e não deixar que os momentos de maior tensão afetem o seu psicológico?

Para isso, é importante entender, primeiro, o que é resiliência. Sabia que esse é um termo da Física? A palavra é utilizada para falar dos materiais que conseguem voltar ao estado original depois de passarem por uma deformação.

E não é que a ideia é tão boa que passou para várias outras áreas? Atualmente, uma pessoa resiliente consegue ter ótimas oportunidades profissionais, sendo essa uma das habilidades comportamentais mais procuradas no mercado.

Então, que tal descobrir como trabalhar mais essa competência em você? Neste post, vou dar algumas dicas e mostrar que é possível, sim, ser mais resiliente diante de frustrações no trabalho e na vida. Acompanhe!

Pratique o autoconhecimento

Para se adaptar e não deixar que eventos negativos moldem a sua percepção sobre você, é preciso se conhecer. Entender quais são os seus pontos fortes e fracos ajuda a se manter firme nos momentos difíceis e a reconhecer suas principais qualidades profissionais.

Quer saber um segredo? O autoconhecimento, na verdade, é um processo que dura a vida toda. Afinal, a cada dia, é possível descobrir algo sobre você e aproveitar essa informação para alcançar seus objetivos. Sendo assim, experimente aprender mais sobre sua personalidade, seus conhecimentos e suas competências. Isso pode fazer toda a diferença na carreira.

Desenvolva a autoestima no trabalho

Além de conhecer-se, é preciso aprender a identificar o seu valor e as suas principais habilidades. O mercado de trabalho pode ser competitivo e desafiador, em diversos casos, fazendo com que muitas pessoas se sintam incapazes ou não merecedoras.

Já ouviu falar da Síndrome do Impostor? Ela acontece com muita frequência no âmbito profissional, afetando consideravelmente a autoestima. A sensação de que aquela vaga não deveria ser sua e a insegurança de se candidatar a melhores oportunidades de emprego, mesmo tendo todas as competências necessárias, são alguns efeitos que esse problema pode trazer.

Para estimular a autoestima, vale a pena apreciar as pequenas conquistas. Imagine uma tarefa que você fez bem na última semana. Agora, tente se sentir feliz com isso, mesmo que não receba nenhum elogio. Ou, então, lembra daquele problema que conseguiu resolver por conta própria? Ele também é motivo para se sentir mais capaz e valorizar suas habilidades profissionais.

Tenha empatia

Levou uma bronca do gestor, ou aquele colega se dirigiu a você de forma mal-educada? Situações como essas realmente trazem um grande desconforto e podem fazer com que você se sinta mal.

No entanto, ter resiliência no trabalho significa também ter empatia. Pode ser que a pessoa esteja em um dia ruim ou sob uma situação de estresse, levando-a a assumir um comportamento desagradável.

Quando esses episódios são pontuais, é possível relevar, ao se colocar no lugar do outro. Contudo, não deixe de se posicionar ou de reclamar caso essas situações se tornem frequentes ou abusivas, ok?

Aceite as mudanças

Por fim, é importante também aprender a lidar com as mudanças que podem ocorrer na sua rotina, no ambiente de trabalho ou, até mesmo, na sua carreira. Nem tudo é fixo, e as coisas passam por alterações com frequência. Aceitá-las e tentar se adaptar é a melhor atitude a se tomar diante dessa realidade.

Entendeu como desenvolver resiliência no trabalho? Aos poucos, dando um passo por vez, é possível adquirir novas habilidades e aprender a lidar melhor com as situações mais desafiadoras. O importante é saber que você é capaz e que pode procurar ajuda sempre que necessário.

Gostou deste post? Então, assine a newsletter para ver muito mais dicas para sua vida pessoal e profissional!

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN