fbpx

Entenda como acabar com o medo de perder o emprego durante a pandemia

Voltar para BLOG DOCKHORN

Entenda como acabar com o medo de perder o emprego durante a pandemia

Com o surto global de Covid-19, veio também uma forte recessão econômica. Muitos negócios tiveram que mudar suas rotinas ou interromper suas atividades, o que levou muita gente a ficar com medo de perder o emprego. Porém, mesmo com o fim da pandemia chegando, essa ansiedade pode continuar assombrando.

Independentemente da causa, esse tipo de estresse pode ser bastante prejudicial para a sua saúde mental, especialmente em um período tão atípico como o que vivemos. Por isso, também é importante entender pelo que você está passando e buscar se tranquilizar, minimizando os efeitos dessas emoções negativas.

Para te ajudar, decidi criar este post explicando um pouco mais sobre os impactos dessa questão e como você pode reduzi-los. Acompanhe!

Quais são as consequências do medo de perder o emprego?

Como eu disse, o excesso de estresse em si já é um vilão. Confira algumas de suas consequências mais claras.

Perda de produtividade

Enquanto sua mente está preocupada com a possibilidade de perder o emprego, ela gasta energia que seria dedicada ao dia a dia de trabalho. Como resultado, sua produtividade também tende a cair, algo que cria um círculo vicioso de perda de desempenho e aumento do estresse.

Problemas de saúde

Sintomas psicossomáticos são aqueles que ocorrem por causa de problemas emocionais ou psicológicos, como dor de cabeça e no corpo ou falta de ar em decorrência do estresse. A preocupação com o seu emprego, quando em um nível muito alto, também pode levar à manifestação desses sintomas.

Dificuldades interpessoais

Em momentos de estresse, sua capacidade de interagir socialmente também é prejudicada. Isso pode levar a problemas em relacionamentos familiares, que podem se tornar outra fonte de ansiedade. Em casos mais graves, é possível que resulte no fechamento completo de suas interações.

Como combater o medo de perder o emprego na pandemia?

Considerando os efeitos negativos que apontei acima, é importante que você tome algumas atitudes para minimizá-lo. Veja algumas dicas que vão ajudar você.

Racionalize o seu medo

Uma forma de lidar com o medo é tentar racionalizá-lo. Se pergunte: “eu corro risco real de perder meu emprego?”. Na maioria dos casos, a resposta será “não”. E, mesmo que não seja o caso, isso te dará uma base para tomar outras ações para se prevenir.

Crie um fundo de reserva

Insegurança financeira é uma das principais causas de ansiedade para muitas pessoas hoje em dia. Uma atitude simples que ajuda nesse sentido é criar um fundo de reserva, guardando uma parte do seu dinheiro todo mês. Dessa forma, você poderá manter suas despesas mesmo se ficar sem emprego por um tempo.

Continue adquirindo habilidades

No fim das contas, a melhor maneira de não perder o emprego é aumentando seu valor como profissional. Continue estudando e se especializando, busque cursos e leia mais livros. Além de ajudar a manter seu foco, isso pode dar mais oportunidades de crescer, mesmo em um contexto desfavorável.

Com essas atitudes, você já pode combater o medo de perder o emprego durante a pandemia, minimizando seus impactos na saúde mental. E, se necessário, não hesite em buscar ajuda profissional para lidar com problemas emocionais.

Se quiser saber mais sobre como melhorar seu estado psicológico, confira aqui algumas dicas para vencer a insegurança e se tornar mais confiante!

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN