fbpx

O que é produtividade tóxica? Entenda suas consequências

Voltar para BLOG DOCKHORN

O que é produtividade tóxica? Entenda suas consequências

Se você passa tempo suficiente online ou presta atenção a guias de carreira, certamente já viu uma enxurrada de artigos, livros e vídeos falando sobre como aumentar sua produtividade no home office ou na empresa.

É verdade que muitos desses materiais são úteis para tirar maior proveito dos seus dias, mas há também vários deles que levam esse conceito longe demais. É aí que começa a surgir a produtividade tóxica.

Esse não é um conceito novo em nenhum contexto. Porém, o problema se torna mais evidente no mundo atual, em que é necessário estudar cada vez mais conteúdo na escola e gerar mais resultados para acompanhar as demandas do mercado de trabalho.

Vem comigo para entender melhor esse conceito!

O que é produtividade tóxica?

O nome em si é bem autoexplicativo. Trata-se da mentalidade de que todo o seu tempo precisa ser produtivo de alguma forma: gerando dinheiro, arrumando a casa, resolvendo algum problema familiar etc. Geralmente, está associada a uma sensação de culpa por realizar alguma atividade que não se encaixe nesses padrões.

Em casos extremos, uma pessoa pode se sentir culpada por visitar amigos, dedicar algum tempo aos seus hobbies ou mesmo por dormir. Esse sentimento prejudica bastante sua saúde mental a longo prazo.

Qual é a sua relação com o home office?

Um dos motivos para esse tópico estar cada vez mais em voga é a adoção ampla do home office, que ocorreu principalmente como consequência da pandemia. Há uma forte correlação entre esse modelo de trabalho e a produtividade tóxica.

A princípio, poder trabalhar em casa parecia mais conveniente e menos exaustivo, já que não seria necessário gastar tempo se deslocando e haveria mais flexibilidade de horário. E sim, para algumas pessoas, é a melhor opção.

Porém, o home office também tem suas influências negativas. Primeiramente, como não há uma separação física entre o espaço de trabalho e o de descanso, algumas pessoas têm mais dificuldades para se desligar quando o horário de serviço acaba.

Além disso, a flexibilidade borra a separação entre o tempo produtivo e o de lazer. Em algum momento, começa a parecer que todo o seu tempo faz parte do horário de trabalho, especialmente para quem tem dificuldades para estabelecer uma rotina.

Quais são as consequências da produtividade tóxica?

As formas como a produtividade tóxica afeta sua vida podem começar bem sutis, aumentando em escala com o tempo. Quase sempre começa com um sentimento de culpa ao realizar atividades que não têm relação direta com trabalho, estudos, ou que não geram dinheiro.

Quando esse comportamento se prolonga, ele leva a quadros de estresse generalizados, já que há muita dificuldade de se desligar do trabalho. E, pouco a pouco, isso também afetará suas relações interpessoais e sua disposição no dia a dia. A longo prazo, essa toxicidade pode evoluir para uma Síndrome de Burnout e/ou um quadro de depressão.

O principal argumento que contrapõe a produtividade tóxica é que ela não melhora seus resultados. Pode ser que você consiga cumprir mais tarefas de imediato, mas o excesso de horas trabalhadas e a exaustão rapidamente prejudicam a qualidade das suas entregas.

É bem claro que a produtividade tóxica é algo a ser evitado, pois leva a um estilo de vida que não é sustentável. Autocuidado e lazer também são necessários para manter uma boa performance profissional.

Se você está passando por esse problema, aproveite e confira algumas dicas para conciliar trabalho, lazer e descanso.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN