Transtorno por uso de Substâncias: o que é e como a TCC pode ajudar
O uso de certas substâncias, como álcool, o fumo e algumas medicações, é parte da vida de muitas pessoas, podendo ser tanto um ritual social quanto uma questão de saúde. Porém, o uso de qualquer um desses itens pode se tornar bastante prejudicial, gerando o chamado Transtorno por uso de Substâncias.
Esse é um tema bem recorrente na área da saúde, pois a dependência afeta várias pessoas todos os dias. A Terapia Cognitivo Comportamental, ou TCC, é uma das ferramentas utilizadas atualmente para lidar com esses casos, obtendo ótimos resultados junto aos pacientes.
Quer entender melhor tal transtorno e como se aplica a TCC? Então, acompanhe.
O que é o Transtorno por uso de Substâncias?
De forma ampla, trata-se de um distúrbio em que o paciente faz uso excessivo de um princípio ativo que afeta seu corpo, seja por dependência química, compulsão ou outros motivos. Mesmo que a substância em si não seja tão nociva, seu padrão de uso pode se tornar problemático, especialmente quando usada em excesso.
Veja, a seguir, alguns dos exemplos mais comuns.
Álcool
Bebidas alcoólicas são parte de várias interações sociais, mas seu uso excessivo pode afetar a saúde de várias formas. Em casos mais extremos, há risco direto de vida ao paciente devido à desidratação ou acidentes de trânsito. O álcool em si pode provocar alguma forma de dependência química no paciente, por exemplo, quando associado a questões emocionais e comportamentais.
Tabaco
Fumar é outro hábito comum, mas que facilmente leva à dependência. Nesse caso, o transtorno é causado pela presença da nicotina em sua composição. E como há várias outras substâncias nocivas, o vício pode levar a outras complicações, como câncer de pulmão, impotência, problemas de coração, entre outras.
Medicamentos
Quando aos medicamentos, é preciso tomar cuidado, principalmente com a automedicação. Afinal, os remédios podem também compor um Transtorno por uso de Substâncias. Muitos deles, inclusive, podem provocar dependência química quando usados por muito tempo, tanto que há a necessidade de receitas especiais para estes. Mas isso também pode ocorrer com remédios comuns, que não necessitam de prescrição.
Drogas
Esse tipo de dependência apresenta diversos riscos ao paciente. Não apenas em relação à sua saúde como à sua vida social também. Várias drogas tendem a provocar vício quase instantâneo, o que torna seu uso bem arriscado. Especialmente quando o paciente começou ainda jovem, período em que o cérebro ainda está em desenvolvimento. Por isso, existem campanhas e cuidados para que crianças e adolescentes sejam esclarecidos quanto aos prejuízos causados pelas drogas.
Como a TCC ajuda no seu controle?
A Terapia Cognitivo Comportamental é amplamente aplicada no tratamento de Transtorno por uso de Substâncias. Seu método envolve uma reconstrução dos processos de pensamento do paciente, alterando suas atitudes superficiais e chegando até suas crenças centrais.
Com tempo e esforço, é possível reeducar o cérebro para que ele não reaja de forma abrupta diante da substância em questão, evitando recaídas após um processo de abstinência, por exemplo. E como seus métodos são bem testados e estruturados, o tratamento também tende a gerar resultados de forma consistente.
Com essas informações, você já está um pouco mais preparado para lidar com um Transtorno por uso de Substâncias. Lembre-se: o mais importante é buscar ajuda especializada, não tentar lidar com tudo por conta própria.
Se você quiser continuar se informando sobre a TCC e como ela pode ajudar, assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.
Deixe um comentário