Maternidade na pandemia: desafios, mudanças e bem-estar mental
Pergunte a qualquer mãe, e ela dirá que os filhos são uma bênção, mas também vai confessar que traz várias dores de cabeça. Cuidar de uma criança é uma responsabilidade enorme, ainda mais para as mães, que precisam amamentar regularmente. Então, não é surpresa para ninguém o quanto lidar com a maternidade na pandemia virou um desafio.
Quando toda a família tem que ficar em casa por vários dias, é normal que ocorram problemas de convivência. Ter que conciliar o cuidado das crianças com o trabalho e outras responsabilidades pode causar um forte impacto na sua saúde mental. E sabemos bem como as atividades de uma mãe podem passar despercebidas e gerar bastante estresse.
O primeiro passo para lidar com essas complicações é entender como elas afetam você e a sua saúde física e mental. Não tenha medo de ouvir seu próprio corpo e seus sentimentos, pois eles vão te mostrar o melhor caminho para superar esses desafios.
E para ajudar você, trouxe aqui algumas informações sobre as mudanças que a pandemia gerou para a experiência da maternidade, além de dicas para lidar melhor com a situação.
Principais desafios da maternidade na pandemia
Muitas das dificuldades comuns pelas quais as mães passam ficaram ainda mais intensas com a pandemia. Reconhecer a causa desses estresses é um bom ponto de partida para lidar melhor com eles. Veja aqui alguns dos principais desafios da maternidade na pandemia.
Acúmulo de tarefas no dia a dia
Em condições normais, uma mãe já faz várias coisas no dia a dia: cuida diretamente das crianças, prepara suas refeições, educa, trabalha e, claro, cuida de si mesma. E algumas dessas tarefas eram divididas em diferentes partes do dia ou locais. Por exemplo, algumas crianças passam seus dias em creches ou na escola, onde têm mais interação social.
Durante a pandemia, a família toda se viu obrigada a passar mais tempo em casa, o que levou essas tarefas a disputarem o mesmo período. Por exemplo, você precisa fazer o seu trabalho, mas também ajudar seus filhos caso tenham aula a distância.
Maior dificuldade para equilibrar vida pessoal e profissional
Quase toda mãe hoje em dia tem uma carreira ou outro trabalho formal. Como resultado, já faz parte da sua vivência equilibrar essas responsabilidades na hora de cuidar das crianças. Isso fica ainda mais difícil quando o seu ambiente de trabalho e o doméstico ficam misturados.
Quando não há uma fronteira clara entre os dois, pode ser mais complicado manter o foco em um lado ou no outro. Algo que pode causar muito estresse no dia a dia.
Adaptação à nova rotina
A rotina é uma das melhores ferramentas para facilitar o controle no dia a dia. Ela transmite segurança tanto para a mãe quanto para a criança, além de incentivar a construção de bons hábitos.
Porém, a quarentena foi uma quebra completa de várias dessas rotinas. Em vez de seguir os seus hábitos, tudo passou a consumir mais energia mental. Essa nova realidade muito provavelmente levou ao maior cansaço psicológico no dia a dia.
Maior pressão psicológica
Como mencionei no começo, o trabalho de uma mãe nem sempre é reconhecido. A maternidade envolve uma série de tarefas, especialmente para mulheres que trabalham fora e ainda cuidam da casa. Com todo o estresse causado pela pandemia, é normal que você esteja sob muito mais pressão no dia a dia.
A expectativa de ter que lidar com tantas coisas ao mesmo tempo pode ser altamente prejudicial para sua saúde mental, comprometendo seu bem-estar e sua funcionalidade a longo prazo.
Formas de manter o bem-estar durante a pandemia
Muitas das mudanças e dos desafios da maternidade na pandemia continuam, mesmo com as vacinas sendo distribuídas e alguns fatores voltando à normalidade. Para superar essa situação, é importante que você tome certos cuidados. Confira as dicas que separei.
Esclareça qual deve ser sua nova rotina
Um bom ponto de partida para diminuir o seu estresse é reorganizar a sua rotina de forma mais explícita. Crie uma agenda com horários bem claros para determinadas tarefas e atividades, levando em conta tanto o seu trabalho regular quanto a rotina das crianças.
Essa é uma maneira bem prática de reestabelecer o sentimento de controle, o que será importante em uma época com tanta insegurança e instabilidade. Com o tempo, essa rotina se tornará a sua norma e você não terá que fazer nenhum esforço para segui-la.
Reserve um tempo para você
Lembre-se: você não vai conseguir cuidar dos seus filhos se não cuidar de si primeiro. Ao planejar sua rotina, não abra mão de tempo para seus hobbies, sua diversão ou apenas para relaxar sem fazer nada em particular.
Não só é um tempo mais que merecido para todas as mães, como também é algo necessário para manter o seu bem-estar enquanto cuida dos seus filhos.
Converse com as crianças
Um dos principais medos de várias mães durante a pandemia é continuar atendendo às expectativas dos filhos, cuidando deles o melhor que podem. E quando chegam ao seu limite, muitas se sentem culpadas, ainda mais quando as crianças não entendem o que está acontecendo.
Se o estresse da maternidade na pandemia causa problemas de convivência com as crianças, experimente conversar com elas. Você pode se surpreender com o quão compreensivas elas serão dos seus problemas. Apenas seja direta e explique que você precisa de um momento para descansar.
Busque ajuda profissional
A saúde mental também ganhou bastante destaque na pandemia. Além de se preocupar com os riscos de infecção, foi necessário lidar com a morte de pessoas próximas e com o estresse do isolamento social e das mudanças de rotina. E essas questões nem sempre se resolvem por conta própria.
Se você está passando por dificuldades emocionais, não hesite em buscar ajuda. A terapia vai te auxiliar na hora de lidar com essas questões e a recuperar seu bem-estar.
Todas nós sabemos como a maternidade na pandemia tem sido bem difícil. Mesmo com o mundo pouco a pouco retornando à normalidade, ainda é importante pensar no autocuidado e na sua saúde mental.
Confira também este artigo sobre ansiedade das mães na volta às aulas dos filhos e veja como lidar melhor com essa nova transição.
Deixe um comentário