Diagnóstico psicológico: o que é e porque é tão importante para o paciente

Diagnóstico psicológico: o que é e porque é tão importante para o paciente

A saúde mental é um tema cada vez mais recorrente na atualidade. Além da existência de vários distúrbios neurológicos já conhecidos, como a Esquizofrenia e o Transtorno Bipolar, há doenças que podem afetar todos os tipos de pessoa hoje em dia, como depressão e ansiedade. Para conseguir lidar melhor com estes quadros, é importante ter um diagnóstico psicológico preciso.

O conceito de “diagnóstico”, dentro da psicologia, não é nenhuma novidade. Assim como na medicina, há vários transtornos que podem ser identificados com base em seus sintomas. A principal diferença é que, pela própria natureza da área, nem todos os sinais são mensuráveis ou mesmo biológicos, mas sim comportamentais. E, dependendo da vertente adotada durante o tratamento, pode ser que o diagnóstico tenha mais ou menos influência.

Para que você entenda melhor a importância de diagnosticar pacientes com algum tipo de transtorno, vou falar um pouco mais sobre o conceito e seus principais benefícios. Acompanhe.

Qual é a função do diagnóstico psicológico?

Como o próprio nome já deixa a entender, esse diagnóstico tem o objetivo de identificar qual é o quadro clínico do paciente. A partir dessa informação, é possível estabelecer a melhor forma de abordar o problema. Dependendo da conclusão, pode ser necessário tomar alguma atitude imediata ou apenas conduzir as sessões normalmente. Sem um diagnóstico, seria mais difícil tomar esse tipo de decisão.

Uma questão que o profissional deve tratar também é em relação a informar ou não o paciente sobre o diagnóstico. Algumas abordagens dão preferência à transparência, garantindo que o paciente saiba qual é o motivo do tratamento, como ele será tratado e qual será o método utilizado ao longo do processo. Em outras, apenas o psicólogo conhece o diagnóstico, informando ao paciente apenas o necessário. Ambas as opções apresentam seus prós e contras, sendo uma questão de abordagem teórica e preferência do paciente e do profissional.

Que benefícios o diagnóstico psicológico traz para o paciente?

A presença do diagnóstico, seja ele informado ao paciente ou não, proporciona diversos benefícios ao processo de tratamento. Veja aqui alguns exemplos.

Melhor alinhamento do tratamento

Como já mencionei, o quadro clínico em questão é o que determina as melhores condutas que o psicólogo pode adotar para melhorar as condições do paciente. Quando um determinado conjunto de sintomas é identificado e é associado a um diagnóstico, fica mais fácil definir o tom adequado do atendimento ou mesmo se é necessário buscar medicação específica, prescrita por um médico. Nesse caso, será consultado também um psiquiatra, já que psicólogos não podem prescrever medicamentos.

Mesmo que este quadro não seja um norte definitivo para todo o processo de tratamento, ele será um excelente direcionamento para dar os primeiros passos em direção ao tratamento.

Identificar se há risco de vida

Outra questão que é muito importante para o diagnóstico psicológico é identificar possíveis riscos de vida envolvidos no transtorno. Um retrato disso são os riscos de suicídio ou de automutilação, que são presentes em diversos quadros psicológicos. Se houver algum sinal de que o indivíduo pode colocar em risco a própria vida, o acompanhamento tende a ser redobrado.

Também são levados em conta os riscos acidentais e possíveis riscos a terceiros. Alguns transtornos podem tornar o paciente mais violento e/ou impulsivo, aumentando as chances de que realize alguma agressão. Além disso, doenças que envolvam uma separação muito grande da realidade podem levar o paciente a se colocar em risco acidentalmente.

Reduzir a necessidade de medicação

Ao contrário do que alguns acreditam, o uso de medicação em tratamentos de transtornos psicológicos não é a norma para muitos diagnósticos. Embora ela possa ser imprescindível em alguns quadros e isso deve ser avaliado pelo psiquiatra, a intenção da maioria dos psicólogos nesse aspecto é reduzir ao máximo a dependência do paciente em relação a alguns tipos de medicamentos prescritos, independente de sua natureza.

Um bom exemplo disso é o diagnóstico de depressão, que tem se tornado cada vez mais comum nos últimos anos. Muitos pacientes precisam de medicação para evitar que as crises depressivas atrapalhem suas rotinas, mas acabam ficando dependentes da medicação e fazendo uso quando não necessitam mais. O trabalho do profissional aqui é justamente reeducar o paciente e realizar um tratamento que não dependa da medicação, dando a ele as ferramentas necessárias para lidar com a situação.

Estabelecer a melhor abordagem teórica

Como já mencionei, a abordagem teórica usada no tratamento varia de psicólogo para psicólogo, sendo que algumas colocam mais peso no diagnóstico psicológico que outras. Isso significa, entre outras coisas, que alguns pacientes se dão melhor com abordagens específicas.

Com um quadro mais definido e algum conhecimento sobre o paciente, o profissional pode decidir como abordar a situação dentro de sua própria teoria ou mesmo se deve indicar que ele realize o tratamento com outro profissional. Afinal, o importante é que as sessões produzam benefícios para a vida diária do paciente.

Dar ao paciente uma oportunidade para se conciliar com a situação

Por fim, mas não menos importante, alguns pacientes realmente precisam de um diagnóstico para orientar as próprias vidas, especialmente em casos mais graves. Há muito debate no campo da psicologia em relação à estigmatização negativa gerada pelo diagnóstico, mas ele também pode ser importante para o paciente.

Alguém que tenha muitas dificuldades cotidianas pode encontrar no diagnóstico psicológico uma forma de autoconhecimento. E, a partir disso, começar a lidar com a situação de uma forma mais clara e com uma melhora na qualidade de vida.

Agora você já entende melhor o conceito de diagnóstico psicológico e sua importância. Há muitas abordagens e algumas já evoluíram bastante em relação à identificação de quadros clínicos.

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), por exemplo, é uma das principais ferramentas utilizadas para identificar transtornos psíquicos hoje em dia. Com sua abordagem direta e eficaz, ela produz resultados bem consistentes na identificação e no tratamento.

Quer aprender mais sobre a TCC e sua utilidade para o tratamento de transtornos psicológicos? Então entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você.