5 dicas para você aumentar a autoestima no trabalho
Toda pessoa tem suas dúvidas quando começa uma carreira. Isso é normal, já que há muitas coisas a aprender e pouca experiência. Porém, mesmo profissionais com anos de atuação podem apresentar baixa autoestima no trabalho. E se eu tenho pouca confiança no que faço, será mais difícil progredir na minha jornada.
Para ajudar você que está com dificuldade de reconhecer seu valor profissional, separei aqui algumas dicas de como aumentar a autoestima no trabalho. Confira!
1. Abandone a expectativa de perfeição
Na grande maioria dos casos, o que causa insegurança no trabalho não é a qualidade do serviço, mas sim as expectativas. As pessoas com autoestima mais baixa geralmente são aquelas que buscam perfeição em tudo e tendem a focar demais seus defeitos em vez das qualidades.
O primeiro passo para corrigir isso é mudar essa mentalidade. Ter expectativas realistas de desempenho é a melhor forma de evitar decepções com o que é, na realidade, um excelente trabalho.
2. Confie nos seus instintos
Profissionais iniciantes tendem a depender mais de validação externa para reconhecer o valor de suas ações. Porém, com o tempo, cabe a você fazer esse julgamento por conta própria, inclusive quando alguém discordar.
Além disso, é fundamental manter-se fiel às suas escolhas. Se você tomou uma decisão deliberada, levando em conta seu conhecimento e sua experiência, então uma simples opinião externa não deve mudá-la tão facilmente.
3. Aprenda a receber feedbacks
Outra situação que pode afetar a autoestima no trabalho é o feedback. Mais especificamente, a forma como você o interpreta.
Digamos que estou cumprindo uma rotina de trabalho e um dos meus colegas menciona algum erro que eu cometi. Uma reação negativa possível é levar essa crítica para o lado pessoal, como uma forma de desvalorização. Ou, então, como um julgamento de valor que afeta o modo como percebo meu próprio trabalho.
É importante reconhecer que o feedback é apenas uma ferramenta para te ajudar a evoluir. Em vez de tomá-lo como fato ou como um ataque, escute e veja quais partes podem ser aproveitadas.
4. Saiba quando dizer não
Às vezes, devido à baixa autoestima profissional, muitas pessoas aceitam todo tipo de crítica ou se submetem a um ambiente de trabalho nocivo. E quanto mais se tolera algo assim, mais difícil é reconhecer seu valor e quebrar essa mentalidade negativa.
Ter confiança no próprio trabalho é fundamental. Isso inclui também recusar demandas irrealistas e não aceitar sugestões ou opiniões que possam prejudicar o seu desempenho.
5. Busque ajuda profissional
Melhorar a autoestima no trabalho requer sempre uma mudança de mentalidade, seja para quem está em início de carreira, seja para quem já tem anos de experiência. Síndrome do impostor, ambientes de trabalho tóxicos e dificuldades para tomar decisões são problemas que precisam ser tratados.
Sendo assim, o mais recomendado é buscar ajuda profissional. A psicoterapia, por exemplo, vai te ajudar a desconstruir esses esquemas e a elaborar novas formas de interpretar seus resultados no trabalho.
Espero que essas dicas ajudem você a melhorar a autoestima no trabalho. Pode ser que leve um tempo, mas logo você verá os benefícios de construir mais confiança enquanto profissional.
E se você quiser contar com a Terapia Cognitiva Comportamental para atingir esse objetivo, entre em contato conosco e marque sua consulta.
Deixe um comentário