Cansada de tudo e de todos: saiba como lidar com isso
Está cansada de tudo e de todos? Saiba que esse é um sentimento normal, que pode aparecer em diversos períodos e contextos da vida. No entanto, é interessante observar as possíveis causas para conseguir um melhor controle de todas essas emoções.
Lidar com o cansaço físico já é bastante complicado, mas quando entra a sensação de esgotamento mental, tudo piora, não é verdade? Afinal, nem sempre ter uma boa noite de descanso ajuda, e a gente fica com aquela angústia no peito.
Se você passa por tudo isso, tenha em mente que não está sozinha. Neste post, vou tentar te ajudar a entender os eventuais gatilhos para esse cansaço e a encontrar alternativas para lidar com toda essa situação. Vem comigo?
Como identificar o cansaço mental?
Perceber o cansaço mental no dia a dia nem sempre é uma tarefa simples. Afinal, muitas vezes, pode ser confundido com um período de mau humor ou acúmulo de estresse por causa de uma situação.
Contudo, quando há o aumento da irritabilidade, sensação de desmotivação para realizar atividades que antes eram prazerosas, tristeza, inquietação, ansiedade em excesso, entre vários outros sintomas que não fazem parte da sua rotina, é preciso voltar a atenção para a sua saúde mental.
Isso porque, quando esses sentimentos são persistentes, ocorre um desgaste emocional, que faz você sentir que está cansada de tudo e de todos. Desse modo, bate aquela vontade de fugir e se isolar em qualquer outro lugar, não é?
O que pode estar causando o cansaço?
Investigar as causas da angústia no seu dia a dia é o primeiro passo para resolver os problemas. Assim, é possível lidar diretamente com elas e tentar evitar os impactos negativos na sua saúde mental.
A seguir, vou listar os principais motivos que deixam uma pessoa cansada de tudo e de todos. Fique de olho caso se identifique com um ou mais deles, certo?
Problemas no trabalho
A rotina profissional de algumas pessoas é bem desgastante. Pode ser por precisarem lidar com muitas responsabilidades no dia a dia, por causa do ambiente de trabalho ou por vários outros motivos.
Sem contar que a insatisfação com a carreira é capaz de provocar um maior sentimento de desânimo com a vida, principalmente quando você investiu muito tempo, energia e dinheiro para construir a jornada profissional com a qual tanto sonhou.
Sobrecarga de tarefas
Ter que conciliar diferentes tarefas no dia a dia, sem um tempo de descanso, também é capaz de provocar a estafa mental. Inclusive, quando a sobrecarga se prolonga demais, pode resultar na Síndrome de Burnout, um distúrbio que passou a ser considerado uma doença do trabalho pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2022.
Nesse caso, a sensação de que vai explodir a qualquer momento é frequente e fica bem mais difícil controlar os pensamentos disfuncionais e intrusivos. Dessa maneira, com a cabeça a mil, o cansaço mental vem depressa.
Dificuldades nos relacionamentos interpessoais
As relações com outras pessoas também podem causar essa sensação de cansaço, principalmente quando há problemas de comunicação, situações abusivas ou falta de empatia.
Em relacionamentos amorosos, isso é ainda mais sensível. Afinal, interações românticas e afetivas fazem com que nossas emoções fluam com mais intensidade, podendo aumentar a sensação de frustração e decepção quando algo não sai de acordo com as expectativas.
Como lidar com esse sentimento?
Então, o que fazer para diminuir toda essa sensação de esgotamento? Existem várias práticas que podem ajudar a aliviar o cansaço e te trazer mais paciência, disposição e alegria ao longo do dia a dia. Confira!
Tire um tempo para si
Não importa como está a sua rotina: se você está se sentindo cansada de tudo e de todos, é preciso parar um pouco o que está fazendo para descansar. Tirar um final de semana só para se dedicar ao autocuidado é uma ótima maneira de começar. Além disso, fazer disso um hábito ajuda a evitar que o estado se repita no futuro.
Mas, e quando não é possível tirar um dia inteiro para descansar? No caso, é necessário trabalhar com o que dá. O importante é encontrar um tempo exclusivo para você. Veja só alguns exemplos:
- tirar cinco minutinhos para se sentar e não fazer nada;
- dedicar um minuto inteiro para prestar atenção na respiração;
- praticar meditação;
- adotar um hobby;
- tomar um banho longo no fim do dia.
Pegue leve com você
A autocobrança também pode acentuar o sentimento de cansaço, já que você está o tempo todo se esforçando para se superar. Sendo assim, que tal começar a ver as coisas por novas perspectivas?
Tente focar cada tarefa realizada, e não aquilo que não foi possível concluir. Além disso, tenha em mente que você está dando o seu melhor. Por isso, não precisa se cobrar demais, pois já vem fazendo o que está ao seu alcance.
Tente se livrar dos gatilhos
Evitar as situações que estão gerando um maior cansaço é uma excelente maneira de se revigorar. É verdade que isso também nem sempre é possível. Porém, por alguns momentos do dia, talvez haja a possibilidade de escapar dos gatilhos.
Portanto, fique de olho nas principais causas do seu cansaço e, quando notar que elas estão chegando, veja se tem como pausar por cinco minutos. Assim, antes que o problema comece novamente, você consegue reservar o tempo para si e ter uma maior regulação emocional.
Busque ajuda profissional
Contar com o apoio de um psicólogo durante toda essa fase não é problema nenhum. Muito pelo contrário! Ter ajuda profissional em momentos de cansaço mental é uma ótima saída.
A Terapia Cognitivo-Comportamental, por exemplo, tem uma abordagem muito interessante e que pode combinar direitinho com o que você está passando agora. Nessa linha, o psicólogo busca ouvir os fatos do cotidiano e, com o paciente, traça estratégias para reduzir o desconforto no dia a dia.
Assim, você pode desenvolver, aos poucos, o seu próprio jeito de lidar com as partes desagradáveis da rotina, recebendo todo o apoio psicológico de que precisa para fazer as mudanças necessárias. Gostou da ideia?
O que importa é buscar soluções para deixar de se sentir cansada de tudo e de todos e dar um tempo de paz para a sua mente e o seu coração, ok? Sendo assim, experimente colocar essas dicas em prática e lembre-se de que sempre é possível encontrar apoio de profissionais qualificados.
Quer dar um passo em busca dessa ajuda profissional? Entre em contato conosco!
Deixe um comentário