fbpx

Cansado da pandemia? Saiba como lidar com essa exaustão diária

Voltar para BLOG DOCKHORN

Cansado da pandemia? Saiba como lidar com essa exaustão diária

Vivemos em um estado de isolamento desde o início de 2020, seja ficando totalmente em casa, seja reduzindo a frequência das nossas saídas. Pode parecer bem conveniente para alguns a adoção integral do home office ou da educação a distância, mas basta olhar ao redor para ver que quase todo mundo está cansado da pandemia.

Mesmo passando menos tempo no transporte público ou em movimento, coisas que gastam muito da nossa energia, nós nos sentimos mais exaustos diariamente. Combinado ao sedentarismo, esse problema tende a se agravar, prejudicando a saúde mental.

Infelizmente, não podemos afirmar quanto tempo deve durar esse cenário nem o quão seguro é sair de casa. Portanto, é importante desenvolvermos métodos e ações que diminuam o estresse e a exaustão causados pela crise que estamos enfrentando. Se você quer aprender, basta continuar a leitura e ficar de olho nas dicas que eu separei. Vamos lá?

Mantenha conexões (mesmo que virtualmente)

Uma das partes mais prejudicadas do cotidiano com a pandemia foi a interação social. Mesmo as pessoas mais tímidas e introvertidas, que gostam de passar bastante tempo sozinhas, precisam de um mínimo de interação para evitarem um embotamento mental.

Por isso, é importante usarmos os recursos da tecnologia, mantendo conexões com amigos e familiares distantes por meio da internet. Atividades conjuntas, como filmes, séries e jogos, também são muito úteis para diminuir a ansiedade e outros estados emocionais que prejudicam o dia a dia.

Evite a autocrítica exagerada

Durante períodos de estresse, é normal que o cérebro “diminua o ritmo”, fazendo com que tarefas e projetos que antes teriam nossa total atenção e dedicação fiquem pesados demais no dia a dia. Porém, o pior é quando essa queda de desempenho prejudica nossa autoestima e nos deixa inseguros.

Tenha em mente que é normal não conseguir entregar o seu melhor nesta época. Justamente por você estar cansado da pandemia e em uma rotina que causa exaustão, o ideal é aceitar que pode desacelerar e tirar o tempo necessário para se recompor.

Faça atividades físicas regularmente

Saúde física e mental são fortemente associadas. Há vários mecanismos de feedback hormonais que afetam nosso humor e nossos níveis de estresse, muitos dos quais são regulados por atividades físicas.

Além de ser algo positivo para a saúde física neste período, realizar o mínimo necessário de exercícios todos os dias contribui para a preservação da sua saúde mental e é um bom hábito para construir.

Considere buscar ajuda especializada

Todos nós passamos por dificuldades emocionais em vários momentos da vida, sendo alguns mais severos que outros. O momento atual, certamente, é algo que coloca a saúde mental em risco e pode requerer ajuda profissional. Portanto, se você ou alguém que você conhece estiver com dificuldades, considere iniciar um tratamento com um psicoterapeuta.

Mesmo que todo mundo esteja cansado da pandemia, ainda é importante desenvolver a resiliência. Não se deixe levar pelas situações adversas. Busque formas de manter os ânimos, como praticando seus hobbies, conversando com amigos e familiares por meio de videochamadas ou procurando ajuda especializada.

Gostou das dicas? Aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais e ajude mais pessoas a manterem suas mentes saudáveis durante a pandemia!

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN