fbpx

Será que estou com cansaço emocional? Veja 7 sinais e saiba como lidar

Voltar para BLOG DOCKHORN

Será que estou com cansaço emocional? Veja 7 sinais e saiba como lidar

Depois de um longo e intenso dia de trabalho, é normal sentir-se esgotado. Tudo o que a gente quer é colocar os pés para cima, relaxar e esperar que no dia seguinte acordemos mais dispostos. Mas a sua mente está agitada, o sono não é reparador, despertar parece um suplício e você já não sabe de onde tirar energia para enfrentar mais uma jornada.

Habilidades que eram naturais para você sumiram, e as atividades prazerosas ficaram escanteadas. Identifica-se com essa rotina? Então, talvez você esteja com cansaço emocional. Porém, nem sempre é fácil identificá-lo, pois estamos imersos em obrigações e costumamos achar “normal” esse estado.

Mas não é não, e, para ajudar você a compreender melhor os sinais do cansaço emocional, resolvi falar sobre isso por aqui. Vem comigo!

Quais são os sinais do cansaço emocional?

O cansaço emocional é resultado de uma soma de fatores. Normalmente, surge da dificuldade de lidar com as emoções, do excesso de responsabilidades e da pressão psicológica, seja na vida profissional ou na pessoal.

Veja alguns sintomas.

1. Falta de concentração

Embora o cansaço emocional esteja bastante ligado ao esgotamento físico também, é o nosso cérebro que dá sinais de que algo não anda bem. Se concentrar fica mais difícil, e as distrações são constantes.

2. Dores de cabeça

Se suas dores de cabeça estão muito frequentes, é bom estar alerta. Pode ser aquela dor pulsante em uma região específica ou uma pressão generalizada, acompanhada de náuseas.

3. Dores pelo corpo

O nosso organismo interpreta o cansaço emocional como uma ameaça. Quando isso acontece, liberamos hormônios que desencadeiam reações diversas pelo corpo.

A adrenalina, por exemplo, faz com que os músculos se contraiam — é como se o nosso corpo estivesse se preparando para uma batalha. Assim, os nervos são comprimidos, e surgem as dores pelo corpo.

4. Distúrbio do sono

Dormir mal uma vez ou outra é normal. Porém, a insônia crônica avisa que você não está bem. É um ciclo vicioso: o esgotamento é tanto que o seu corpo não consegue desligar e reparar o estresse do dia; e na manhã seguinte você não consegue realizar suas tarefas, pois está tremendamente fadigado por não ter dormido bem.

5. Irritabilidade

O cansaço emocional e a tensão física geram estresse psicológico. Você passa a se cobrar mais, mas, com as falhas constantes, se irrita. A impaciência não é somente consigo, mas com as pessoas que convive também.

6. Desânimo

O estresse mental faz com que a gente perca a vontade de fazer as coisas. A falta de disposição é grande, inclusive para aproveitar momentos livres, de satisfação pessoal.

7. Queda da imunidade

Com tantos desequilíbrios, a estafa mental leva à redução da imunidade. Reparou que tem adoecido com mais frequência? O ponto de origem pode ser o esgotamento psicológico.

Esteja alerta para outros sinais, como:

  • humor deprimido;
  • falhas constantes na memória;
  • tristeza;
  • angústia;
  • alterações frequentes de humor;
  • palpitações cardíacas;
  • sensibilidade estomacal;
  • redução do desempenho cognitivo;
  • diminuição do desejo sexual;
  • alterações fisiológicas depois de atividades mentais prolongadas e desafiadoras.

O que fazer para melhorar a situação?

Atravessar um longo período de cansaço emocional pode desencadear quadros psíquicos mais sérios, como Transtorno de Ansiedade Generalizada e Transtorno de Pânico. E, como você viu, afeta diversas esferas da vida, gerando dificuldades nos relacionamentos, inclusive.

Mas mantenha a calma, é possível se recuperar da estafa mental. Tente as seguintes sugestões:

  • ordene suas prioridades — organizar as responsabilidades é uma forma de manter uma rotina tranquila, mas lembre-se de que o autocuidado também é uma prioridade;
  • pratique atividade física — quando cuidamos do corpo, cuidamos também da mente. Não precisa virar um ícone fitness, basta encontrar o que mais gosta de fazer. Algumas posturas de Yoga, alongamentos e caminhadas ao ar livre podem ser suficientes para você;
  • tenha uma dieta balanceada e saudável — foque em alimentos nutritivos e monte pratos coloridos e diversos. A nossa disposição física e mental está diretamente relacionada à qualidade da nossa alimentação;
  • durma bem à noite — preze a higiene do sono, não subestime isso. Dormir é o processo de limpeza do cérebro;
  • reserve momentos de pequenos prazeres — separe períodos do dia para relaxar e se esforce para manter-se presente na atividade, desligando-se do restante do mundo;
  • seja gentil consigo — tente não ser tão crítico, nem se cobrar tanto. Não somos robôs e precisamos reconhecer quando chegamos no nosso limite.

Lembre-se: se você estiver tendo dificuldades para vencer o cansaço emocional sozinho, procure ajuda profissional. Um especialista fará com que você entenda melhor a própria situação e encontre formas para melhorar.

Esse esgotamento extremo também pode ser sinal de outro transtorno, muito comum hoje em dia. Veja, agora, quais são os sintomas da Síndrome de Burnout.

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para BLOG DOCKHORN